Descubra a Melhor Opção para o seu Caso

O aço é um material altamente versátil, sendo usado em muitos produtos do dia-a-dia. Por isso, existe uma grande variedade de ligas de aço. Essas ligas podem ser separadas em duas grandes categorias: aço carbono e aço inox (ou inoxidável). 

Veja abaixo a diferença entre as propriedades desses materiais. Assim você vai descobrir qual deles se encaixa perfeitamente no seu projeto!

A Aços Nobre é a maior e mais tradicional distribuidora de aços, plástico e metais não ferrosos de Sorocaba e região. Para solicitar um orçamento online, basta usar o botão abaixo. Nossa equipe retorna rapidamente o seu contato:

SolicitarOrçamento

Você também pode se interessar por:

➡ Tipos de Aço: Tabela de Equivalências

Diferença entre o aço carbono e o aço inox

Tanto o aço carbono quanto o aço inox são fabricados a partir dos mesmos ingredientes fundamentais, o ferro e o carbono. A diferença principal entre essas duas ligas é a quantidade de outros elementos misturados.

Por um lado, o aço carbono pode ter de 0,12 a 2% de carbono em sua liga. Por outro lado, o aço inox precisa ter, no mínimo, 12% de cromo na sua liga. Isso é o que transforma as propriedades físicas de cada um desses materiais.

Propriedades do aço carbono 

Existe uma grande variedade de ligas de aço carbono, cujos elementos básicos são ferro e carbono. Quanto maior o conteúdo de carbono, o material se torna mais duro e quebradiço. Quanto menor a quantidade de carbono, o material ganha mais flexibilidade e resistência.

Aço Carbono

Além do ferro e do carbono, outros elementos podem entrar na liga em pequenas quantidades: vanádio, molibdênio, níquel ou até mesmo o cromo. Cada uma dessas ligas têm um resultado diferente (mais dureza ou mais resistência à torção).

No entanto, praticamente todas as ligas de aço carbono apresentam as características seguintes:

✅ Vulnerável à ferrugem

✅ Alta resistência ao desgaste

✅ Mais quebradiço (exceto o aço mola)

Confira aqui todas as ligas de aços disponíveis para pronta-entrega na Aços Nobre

Propriedades do aço inox

O aço inox (inoxidável) é composto de ferro, carbono e, no mínimo, 12% de cromo. Este último elemento faz toda a diferença, pois ele reage com o oxigênio e forma uma camada fina que protege o material da corrosão. 

Quanto maior a quantidade de cromo, maior a resistência à corrosão. Por isso, a liga de aço inox pode ser usada em ambientes úmidos sem que haja ferrugem. Esse é o material ideal para ser usado na indústria alimentícia, agropecuária, naval e etc.

Aço inox

✅ Super resistente à ferrugem

✅ Menor resistência ao desgaste

✅ Menos quebradiço

Veja aqui a liga de aço inox disponível para pronta-entrega na Aços Nobre

Qual é o melhor material?

Na verdade, tudo depende de como você vai usar a liga de aço! Cada material apresenta suas próprias vantagens e desvantagens. O importante é explorar essas propriedades dentro do seu projeto.

Se você ainda tiver alguma dúvida ou se precisar de ligas especiais, entre em contato conosco. Teremos o prazer em propor a melhor solução para a sua necessidade:

➡ QUERO FALAR COM UM ESPECIALISTA

« voltar topo ↑