De todos os componentes usados na fabricação de uma faca, o aço é o mais importante. Descubra abaixo como escolher o melhor aço para cutelaria, a arte de fabricar facas, facões e canivetes!

A Aços Nobre é a distribuidora de aços, metais não ferrosos e termoplásticos mais tradicional de Sorocaba (SP) e região. Confira nosso vasto estoque e solicite um orçamento online para sua indústria. Em breve, retornamos seu contato para conversarmos sobre suas necessidades.

Solicitar Orçamento

Você também vai achar interessante:

➡️ O que é módulo de elasticidade do aço?

➡️ Como é o processo de forjamento do aço?

➡️ Tipos de aço (com tabela de equivalências)

Saiba tudo sobre aço para cutelaria.

Características das facas de boa qualidade

Os elementos que compõem o aço conferem diferentes qualidades ao material final, proporcionando diferenças tangíveis entre uma lâmina e outra. Veja abaixo as características desejáveis em um aço para cutelaria.

Resistência à corrosão

É a tolerância de uma lâmina contra ferrugem e degradação devido a ácidos. Facas usadas em ambientes úmidos ou para preparar comida (há muito ácido em alimentos como tomates e frutas cítricas), por exemplo, necessitam de uma boa resistência à corrosão!

Retenção de borda

A capacidade de uma lâmina de manter uma aresta afiada. Alguns aços perdem o fio após um pouco de uso, enquanto outros podem manter um ângulo de corte fino por um longo tempo antes de precisarem ser afiados. A retenção da borda é normalmente relacionada inversamente à tenacidade.

Força

A resistência de uma faca de aço à deformação, medida pela quantidade de tensão que ela pode suportar antes de quebrar. A força está intimamente relacionada à dureza, geralmente, na escala Rockwell C.

No entanto, deve-se notar que dois tipos diferentes de facas de aço podem ter a mesma classificação de dureza, mas não a mesma resistência!

Conheça as características para que uma faca seja de qualidade.

Dureza

Refere-se à capacidade de uma lâmina de resistir a impactos e forças repentinos que podem produzir rachaduras ou lascas.

➡️ O que é dureza do aço? – Blog

Resistência ao desgaste

A capacidade de uma lâmina de resistir à abrasão. Mesmo que a faca seja utilizada apenas para cortar caixas de papelão abertas, toda a lâmina se desgastará com o tempo, especialmente se o aço tiver baixa resistência ao desgaste!

Facilidade de afiação

Talvez não seja uma das características “oficiais” do aço para cutelaria, mas é uma qualidade que vale a pena considerar!

Mesmo facas com excelente retenção de borda precisam ser afiadas com o tempo. A afiação fácil está geralmente relacionada inversamente à resistência ao desgaste e à retenção da borda.

Tipos de aços para cutelaria

Para atender a esses muitos requisitos para a fabricação de facas, o aço terá uma ou várias das seguintes ligas (além de ferro e carbono):

✅ cromo (resistência à corrosão);

✅ cobalto (força);

✅ manganês (endurece o aço);

✅ molibdênio (força, temperabilidade e resistência à corrosão);

✅ níquel (resistência);

✅ tungstênio (resistência ao desgaste);

✅ vanádio (dureza, força e resistência ao desgaste).

➡️ Entenda a influência dos elementos de liga no aço – Blog

Existem inúmeros tipos de aço, classificados pelo sistema SAE / AISI. Mas antes disso, eles são divididos em diferentes grupos. Os principais estão descritos abaixo.

Aços carbono

Machadinha feita de aço carbono.

O aço carbono tem boa resistência e é fácil de afiar, mas enferruja facilmente e precisa de manutenção regular.

➡️ Guia de aços carbono – E-book grátis

Aços inoxidáveis

O aço inoxidável requer um mínimo de 10,5% de cromo em sua composição. A adição desse elemento ajuda na resistência à corrosão, mas muitas vezes afeta negativamente a tenacidade. O aço inox é o mais popular na fabricação de faca atualmente.

Aços ferramenta

O aço ferramenta é conhecido por sua alta resistência/dureza, bem como resistência ao desgaste e tenacidade. Muitas vezes, é uma escolha para lâminas que serão usadas repetidamente, mas também é encontrado em canivetes de bolso.

Qual o melhor aço para cutelaria?

Infelizmente, não há como afirmar de forma definitiva que um ou dois aços são os melhores para essa finalidade. Isso porque não existe o melhor aço para alguma coisa, o que existem são aços mais adequados para uma determinada necessidade.

Por isso, vamos deixar uma lista abaixo com alguns tipos comuns de aço usados ​​em marcas de facas muito respeitadas e de alto desempenho.

Quais os mais utilizados?

Os diferentes tipos de aço para cutelaria.

Aço 5160 para cutelaria

Esta classe de aço de baixa liga e carbono médio é resistente e dura. É conhecido como aço mola. O teor de cromo aumenta a temperabilidade. Resistente a impactos, é mais frequentemente encontrado em machados e machadinhas.

Aço inox 420

Comum em facas de baixo custo, possui cerca de 0,38% de carbono. O baixo teor desse elemento significa que é muito macio em comparação com a maioria dos outros tipos.

Lâminas feitas com este material precisam ser afiadas com frequência e são mais propensas a lascar. Pelo lado positivo, é altamente resistente à corrosão. Isso o torna um excelente material para facas de mergulho, pois seu contato constante com a água salgada o torna mais propenso à ferrugem.

Aço D2

Endurecido ao ar, o D2 é um aço ferramenta com um teor de cromo relativamente alto (12%), o que o torna mais resistente a manchas do que outros tipos. Ele mostra excelente resistência ao desgaste e retenção de arestas e é mais tenaz do que a maioria dos aços inoxidáveis, embora menos do que outras classes não inoxidáveis.

O1 ou VND

Outro aço ferramenta, o O1 quando devidamente tratado termicamente, é visto por muitos como igual a qualquer aço inoxidável caro!

Aço M2 para ferramentas

Também é conhecido como aço rápido devido à sua capacidade de suportar altas temperaturas sem perder sua dureza.

Aço 52100

Este aço é versátil e pode ser usado para múltiplas aplicações de facas (cozinha ou ao ar livre). É duro, mas resistente ao desgaste e à corrosão! Pode ser reduzido a uma lâmina com uma borda excepcionalmente fina.

Aço Damasco

Refere-se a um processo pelo qual dois tipos de aço diferentes são soldados por forja e gravados com ácido para criar um tipo de aço com padrões únicos e atraentes!

Enquanto o aço damasco é muitas vezes feito visando a estética, facas fortes, funcionais e duráveis ​​podem resultar da escolha adequada do aço e do forjamento cuidadoso.

As classes comuns usadas na produção de aço damasco incluem 15N20 (L-6), O1, ASTM 203E, 1095, 1084, 5160, W-2 e 52100.

Faca para cozinha fabricada em aço damasco.

Como escolher o melhor?

Seguem 3 dicas que vão te ajudar a escolher o melhor aço para cutelaria de acordo com as suas necessidades.

Teor de carbono

Quanto maior a quantidade de carbono, mais dura a lâmina e mais fina sua aresta de corte — o que favorece que a faca permaneça afiada por mais tempo. Isso acontece porque é o carbono que permite que o metal endureça quando temperado. Entretanto, quanto maior o teor de carbono, menor a tenacidade do aço e mais chances de oxidação (corrosão).

Temperatura de forjamento

Boa parte dos aços pode ser trabalhada entre 700º C e 900º C. Essa faixa de temperatura ajuda no cedimento ao golpe do martelo (ou das matrizes atualmente), dobramento ou torcimento. Nesse sentido, forjar o aço em temperaturas muito inferiores ou superiores submete o metal ao estresse, causando danos a ele.

Distribuidor

Por último, é preciso pensar no custo-benefício do aço escolhido e também na reputação do distribuidor. Por isso, tenha a certeza de comprar seu aço para cutelaria de uma equipe experiente e que vai te garantir a melhor qualidade do aço para a finalidade desejada.

Aço para cutelaria à venda – orçamento online

Barra de aço para cutelaria.

Converse com um de nossos representantes e escolha o melhor aço para cutelaria para seu projeto! A Aços Nobre é a distribuidora de ferro e aço mais tradicional do mercado. Aqui você encontra um vasto estoque de metais, com certeza um deles será perfeito para suas necessidades!

Solicite seu orçamento, em breve respondemos seu contato.

Solicitar Orçamento
« voltar topo ↑