O aço galvanizado é o material que ganha um revestimento de zinco para fornecer maior resistência à corrosão. Isso porque a galvanização produz uma camada de sacrifício entre a camada protetora de zinco e o aço, permitindo a máxima proteção contra elementos indutores de ferrugem. Entenda tudo sobre o assunto neste artigo!
A Aços Nobre é uma distribuidora de ferro e aço que atende Sorocaba (SP) e região. Contamos com um vasto estoque de ligas metálicas para fornecer agilidade e qualidade para os processos industriais. Entre em contato conosco e solicite seu orçamento, logo retornamos sua mensagem.
Solicitar OrçamentoVocê também vai gostar de ler:
➡️ 4 tipos de têmpera superficial
➡️ Aplicações do aço na indústria
➡️ Como é o processo de fundição?
O que é galvanização?
A galvanização é um dos métodos utilizados para proteger o metal da corrosão. Envolve a aplicação de uma fina camada de zinco a um metal base mais espesso, ajudando a protegê-lo do ambiente circundante.
Desse modo, um aço galvanizado tende a ter maior durabilidade do que um aço que não passou pela galvanização (ou por outro método de aprimoramento).
Este processo foi inventado e desenvolvido pela primeira vez na França e na Inglaterra em 1837, no qual uma chapa de aço era mergulhada em um banho de zinco fundido — chamado galvanização por imersão a quente.
Como o aço galvanizado resiste à corrosão?
O zinco é aplicado ao aço por meio de um processo chamado “imersão a quente contínuo”, no qual o material passa por um banho de zinco fundido. O zinco líquido se liga ao ferro no aço formando uma camada protetora em ambos os lados da peça.
Assim, o material pode ser fiado em uma peça acabada porque o revestimento de zinco não lasca ou descasca durante o processo de fiação do metal.
A peça acabada resiste à corrosão sem qualquer pintura ou revestimento, tornando as fiações galvanizadas um dos processos mais econômicos para proteger o aço da corrosão.
Métodos de galvanização
Existem vários processos diferentes para a galvanização de metais. Confira dois dos principais abaixo.
Galvanização por imersão a quente
Como o nome indica, este método envolve a imersão do metal num banho de zinco fundido. Primeiro, o metal base deve ser limpo mecânica ou quimicamente, ou das duas maneiras, para garantir que uma ligação de qualidade possa ser feita entre o metal e o revestimento de zinco.
Depois, o metal é submetido a um fluxo para livrá-lo de quaisquer óxidos residuais que possam permanecer após o processo de limpeza. Então, o metal é mergulhado em um banho líquido de zinco aquecido, formando uma ligação metalúrgica.
As vantagens deste método são que ele é econômico, pode ser executado rapidamente e em formas complexas.
Eletrogalvanização
Já este método, em vez de um banho de zinco fundido, utiliza uma corrente elétrica em uma solução eletrolítica para transferir íons de zinco para o metal.
Algumas vantagens deste processo são a possibilidade de ter um revestimento uniforme de espessura precisa.
No entanto, o revestimento é normalmente mais fino do que o revestimento de zinco obtido pelo método de galvanização por imersão a quente, o que pode reduzir a proteção contra a corrosão.
Benefícios do aço galvanizado
Como a camada de zinco protege de diferentes condições ambientais, o aço galvanizado oferece muitos benefícios.
Resistência à ferrugem: o ferro no aço é incrivelmente propenso à ferrugem, mas o zinco atua como um tampão protetor entre a umidade, o oxigênio e o aço.
Inspeção fácil: é bastante simples dizer o quão forte é um revestimento galvanizado apenas olhando para ele. Testes de estresse rápidos também indicam facilmente a espessura do zinco.
Ânodo de sacrifício: garante que qualquer aço danificado seja protegido pelo revestimento de zinco circundante. Não importa se a seção de aço está completamente exposta; o zinco ainda irá corroer primeiro.
Vida mais longa: com a galvanização, espera-se que uma peça de aço industrial dure mais de 50 anos em ambientes médios e pode durar mais de 20 anos com exposição severa à água sem nenhuma manutenção necessária.
Aplicações
Ideal para uso externo, o aço galvanizado oferece uma opção de material livre de manutenção usado em uma ampla gama de indústrias, incluindo usinas de açúcar e álcool, indústrias química e petroquímicas e amplo uso em tubulações (como em redes de distribuição para água e gás).
Diferença entre aço galvanizado e aço inoxidável
A diferença entre aço galvanizado e aço inoxidável se resume à composição. Como visto, o aço galvanizado é o aço que apresenta um revestimento de zinco, que ajuda a criar uma barreira entre o aço e o ar e a umidade, protegendo-o da ferrugem.
Já o aço inoxidável possui pelo menos 10% de cromo em sua composição, para criar uma liga resistente à corrosão, bem como resistente a bactérias.
Cada tipo é mais recomendado para uma aplicação. Entretanto, em última análise, o aço inoxidável é a opção mais durável.
➡️ Orçamento online de aço inoxidável
Barras de aço – Orçamento online
Precisa de ligas de aço para galvanização? Na Aços Nobre você encontra um vasto estoque de barras para atender a sua demanda. Solicite seu orçamento, em breve respondemos sua mensagem.
Solicitar Orçamento