O recozimento é um processo de tratamento térmico que altera a microestrutura de um material para alterar suas propriedades mecânicas ou elétricas.

Em aços, o recozimento é usado para reduzir a dureza, aumentar a ductilidade e ajudar a eliminar tensões internas. Abaixo você confere tudo sobre o assunto!

Precisa de aço ou outros metais? Aqui na Aços Nobre você encontra um vasto estoque de materiais para sua indústria! Solicite um orçamento online e garanta o melhor custo-benefício para sua demanda!

Solicitar Orçamento

Você também vai gostar de saber:

➡️ O que é Ductilidade dos metais?

➡️ Tipos de nitretação para aços

➡️ Saiba tudo sobre têmpera de aço

Descubra tudo sobre recozimento do aço

O que é recozimento?

O recozimento é um processo de tratamento térmico usado principalmente para aumentar a ductilidade e reduzir a dureza de um material. Essa alteração é resultado da redução dos deslocamentos na estrutura cristalina do material a ser recozido.

É realizado após um material ter passado por um processo de endurecimento ou trabalho a frio para evitar que ele se rompa por fragilidade ou para torná-lo mais moldável para operações subsequentes.

Quais metais podem ser recozidos?

Materiais que podem ser alterados por tratamento térmico. Os exemplos incluem muitos tipos de aço e ferro fundido. Alguns tipos de alumínio, cobre, latão e outros materiais também podem responder a um processo de recozimento.

➡️ Conheça os principais tipos de tratamento térmico para aços

Processo de Recozimento

Existem três fases principais para um processo de recozimento.

Estágio de Recuperação

Durante a fase de recuperação, é usado um forno ou outro tipo de dispositivo de aquecimento para elevar o material a uma temperatura onde suas tensões internas sejam aliviadas.

Estágio de Recristalização

No estágio de recristalização, o material é aquecido acima de sua temperatura de recristalização, mas abaixo de sua temperatura de fusão. Isso causa a formação de novos grãos sem a formação de tensões preexistentes.

Estágio de crescimento de grãos

Durante o crescimento do grão, os novos grãos se desenvolvem totalmente. Esse crescimento é controlado permitindo que o material resfrie a uma taxa especificada.

Benefícios

✔️O recozimento melhora a conformabilidade de um material. Metais duros e quebradiços podem ser difíceis de dobrar ou prensar sem criar uma fratura no material. O recozimento ajuda a eliminar esse risco;

✔️também pode melhorar a usinabilidade. Um material extremamente frágil pode causar desgaste excessivo da ferramenta. Reduzir a dureza de um material por meio de recozimento pode reduzir o desgaste da ferramenta que está sendo usada;

✔️remove as tensões residuais. Tensões residuais podem criar rachaduras e outras complicações mecânicas, e muitas vezes é melhor eliminá-las sempre que possível.

Tipos de recozimento

Confira os diferentes tipos de processos de recozimento do aço.

Recozimento Completo

Nesse processo, o aço é aquecido de 30º a 50º C acima da temperatura crítica. Essa temperatura é mantida por um período de tempo especificado, preservando o calor por um período após o resfriamento lento. A taxa de resfriamento pode ser de cerca de 10º C por hora.

Depois disso, o material é resfriado lentamente dentro do forno sem qualquer resfriamento forçado.

O recozimento completo é utilizado em chapas trabalhadas, forjadas e fundidas em aços de médio e alto carbono.

Após o processo de recozimento completo, a resistência, dureza, plasticidade e tenacidade do aço são significativamente reduzidas. A microestrutura após o recozimento contém ferrita grossa e perlita.

Recozimento de Esferoidização

O processo de recozimento por esferoidização é para aço com alto teor de carbono e liga, a fim de melhorar sua usinabilidade.

O aço é aquecido a uma temperatura abaixo da temperatura A1, mantida na temperatura às vezes seguida por um resfriamento lento. O tempo de espera varia de 15-25 horas.

É usado principalmente para aço eutetoide e aço hipereutético, como aço carbono, aço para ferramentas, aço para rolamentos, etc.

Este processo melhora a estrutura interna do aço. Este processo reduz o chicote, uniformiza a estrutura e prepara o material para têmpera. Neste processo, a cementita é convertida em forma esférica.

Recozimento isotérmico

No processo de recozimento isotérmico, o aço é aquecido acima da temperatura crítica superior, convertendo-se rapidamente em uma estrutura de austenita.

Depois disso, o aço é resfriado a uma temperatura abaixo da temperatura crítica inferior de 600º a 700º C. O resfriamento é feito por métodos de resfriamento forçado. Essa temperatura é mantida por um período de tempo específico para produzir uma estrutura homogênea no material.

O processo de recozimento isotérmico é aplicado principalmente em aço de baixo carbono e liga para melhorar sua usinabilidade.

Gif que mostra a diferença de um metal recozido de um metal endurecido.
Esquerda: metal recozido; direita: metal endurecido.

Recozimento de alívio de tensão

O metal é aquecido a uma temperatura mais baixa, cerca de 650º C, e é mantido nessa temperatura por algum tempo no forno para remover a tensão interna do metal seguido por um resfriamento lento.

Grandes peças fundidas ou estruturas soldadas tendem a apresentar tensões internas causadas principalmente durante sua fabricação e resfriamento desigual. Nenhuma transformação de fase ocorre durante o recozimento de alívio de tensão.

O principal objetivo deste processo é remover as tensões internas produzidas no metal devido a deformação plástica, resfriamento não uniforme e transformação de fase.

Usos

As aplicações comuns para metais recozidos incluem materiais endurecidos pelo trabalho, como chapa de metal que tem um processo de estampagem ou barra estampada a frio.

O fio de metal que foi trefilado de um tamanho para um tamanho menor também pode passar por um processo de recozimento. As operações de usinagem que criam grandes quantidades de calor ou deslocamento de material também podem justificar um processo de recozimento posteriormente.

Os componentes soldados podem criar tensões residuais na área do material exposta a temperaturas elevadas; para recriar propriedades físicas uniformes, o recozimento é frequentemente usado.

Diferença entre Recozimento e Revenido

Diferença entre recozimento e revenimento.

A diferença entre recozimento e revenido (ou revenimento) se resume em como é tratado. O recozimento envolve o aquecimento do aço a uma temperatura específica e, em seguida, o resfriamento a uma taxa muito lenta e controlada. Já o revenimento envolve o aquecimento do metal a uma temperatura precisa abaixo do ponto crítico e geralmente é feito a ar, a vácuo ou em atmosferas inertes.

Recozimento X Normalização

Ao contrário do recozimento, a normalização é o processo de aumento da dureza. Para normalizar o metal, a temperatura do material é aumentada acima da faixa austenítica e, em seguida, o material é resfriado a ar em temperatura ambiente.

Se você precisa de um metal mais macio e dúctil, escolha o recozimento. Se você está procurando um metal mais duro e menos dúctil, escolha a normalização. De qualquer forma, ambos os tratamentos térmicos resultam em metais com menos tensão e mais usinabilidade!

A Aços Nobre é uma distribuidora de ferro, aço, metais não ferrosos e termoplásticos com mais de 25 anos de experiência! Solicite seu orçamento online e garanta materiais de primeira qualidade por preço justo! Nossa equipe retorna seu contato em breve para conversarmos sobre sua demanda.

Solicitar Orçamento
« voltar topo ↑