A resistência à abrasão é a capacidade de um material resistir ao desgaste causado pela fricção e contato repetitivo com superfícies ásperas.

Dessa forma, materiais com alta resistência à abrasão são capazes de manter sua integridade estrutural e funcionalidade por mais tempo, mesmo em ambientes agressivos, sendo muito importantes para diferentes setores industriais. Dentre os materiais mais resistentes ao desgaste por abrasão estão as ligas de aço. Continue a leitura e entenda tudo sobre o assunto.

A Aços Nobre é uma distribuidora de aços, metais não ferrosos e plásticos industriais que atende diversos segmentos industriais. Contamos com um vasto estoque de materiais para atender prontamente sua demanda. Solicite um orçamento online, em breve nossa equipe responde seu contato.

Solicitar Orçamento

Você também vai gostar de ler:

➡️ Os diferenciais do bloco de aço

➡️ 4 tipos de têmpera superficial

➡️ Como soldar ferro fundido?

Saiba tudo sobre resistência à abrasão e quais são os aços mais resistentes.

O que é Resistência à Abrasão?

É a resistência de um material ao desgaste causado pela fricção e pelo contato repetitivo com superfícies ásperas, granulares ou abrasivas.

Isso significa que, quando partículas sólidas — como areia, poeira, minerais ou outros materiais abrasivos — entram em contato com a superfície de uma material, elas podem causar remoção gradual de material da peça através da fricção. Isso é chamado de desgaste por abrasão. Seguindo essa lógica, quanto maior a resistência de um material à abrasão, menos desgaste por abrasão ele sofre.

Qual sua importância para a indústria?

A resistência à abrasão é uma propriedade importante em diversas indústrias, como mineração, construção, siderurgia, petroquímica e outras áreas onde o desgaste por atrito é comum. Materiais que apresentam alta resistência à abrasão são capazes de manter sua integridade estrutural e propriedades funcionais por um período mais longo de tempo, mesmo quando submetidos a ambientes agressivos.

Assim, a seleção de materiais com essa propriedade é crucial para garantir a durabilidade e a vida útil dos produtos, componentes e equipamentos, reduzindo os custos de manutenção e substituição. Os aços resistentes à abrasão, plásticos de engenharia, metais não ferrosos e revestimentos especiais são exemplos de materiais projetados para oferecer resistência superior à abrasão em diferentes aplicações.

O que determina o nível de resistência à abrasão de um material?

Muita gente acredita que a resistência à abrasão é igual à dureza de um material. Entretanto, essa propriedade depende de vários fatores, incluindo a dureza do material, sim, mas também sua microestrutura, a presença de elementos de liga, tratamentos térmicos, bem como o tipo e a severidade da abrasão a que o material está exposto.

Em geral, materiais com maior dureza e resistência ao desgaste tendem a ter uma melhor resistência à abrasão.

Ferramenta de aço passando por chapa de metal.

Materiais resistentes à abrasão

Existem inúmeros materiais com diferentes níveis de resistência ao desgaste por abrasão. Os dois principais são os polímeros (plásticos) e os metais. Ambos podem ser usados para diversas finalidades industriais, incluindo peças automotivas, componentes de máquinas e equipamentos para processar alimentos.

Abaixo você confere alguns dos materiais mais resistentes à abrasão dentro de cada um desses grupos.

Polímeros

O polietileno (PE) e o poliuretano (PU) são altamente resistentes ao desgaste causado por fricções e impactos. O PE tem excelente resistência ao impacto, mas baixas propriedades de resistência ao calor. Já o PU tem alta resistência à tração superior e baixa resistência química.

Metais

Aço, alumínio e titânio são três dos metais mais resistentes à abrasão. Dentre eles, o aço é o material mais utilizado, devido à acessibilidade, resistência e durabilidade. Além disso, os aços também podem passar por tratamentos térmicos e ser usinados ou fundidos para se moldar em formas complexas.

Nesse sentido, como existem inúmeras ligas, cada aço possui um nível de resistência à abrasão, alguns sendo mais recomendados para aplicações que exigem essa propriedade.

Então, quais são os aços resistentes à abrasão?

Os aços resistentes à abrasão podem ser divididos em quatro grupos: aços de alto carbono, aços ligados, aços inoxidáveis e aços endurecidos. Abaixo você confere as ligas mais resistentes de cada categoria.

Maquinário de aço feito com aços resistentes à abrasão.

Aços de alto carbono

São ligas que possuem composição química que oferece alta resistência mecânica e dureza. Algumas delas são AR400, AR450 e AR500.

Aços ligados

Como o nome já indica, são materiais que contêm elementos de liga que aprimoram a resistência à abrasão, como cromo, molibdênio, níquel e vanádio. Dois excelentes exemplos são os aços para construção mecânica SAE 4140 e SAE 4340.

Aços inoxidáveis

As ligas desse grupo apresentam uma excelente combinação entre resistência à abrasão e resistência à corrosão. Os aços inoxidáveis austeníticos, como o inox 304, são indicados para ambientes moderadamente abrasivos. Já os aços inoxidáveis martensíticos, como o inox 420, possuem maior resistência à abrasão.

Baixe gratuitamente o e-book sobre aços inoxidáveis.

Aços endurecidos

Além das ligas que possuem elementos que lhe garantem um alto nível de resistência abrasiva, também é possível aprimorar essa propriedade em alguns aços.

Certos aços podem passar por tratamentos térmicos, como têmpera e revenimento, para se tornarem mais duros e mais resistentes à abrasão. Esse é o caso do SAE 1045, um aço comum de médio teor de carbono, que pode apresentar boa resistência à abrasão após o tratamento térmico.

Onde encontrar aços resistentes à abrasão? – Orçamento online

Aqui na Aços Nobre você encontra um vasto estoque de aços, inclusive ligas com alta resistência à abrasão, e termoplásticos. Confira nossos produtos e solicite um orçamento sem compromisso. Logo, um de nossos representantes retorna seu contato para conversar sobre as necessidades da sua indústria.

Solicitar Orçamento
« voltar topo ↑