No mundo dos plásticos industriais, uma variedade de compostos é empregada em aplicações industriais devido às suas propriedades únicas e versatilidade. Entre esses materiais, destacam-se o nylon 6.0, o poliacetal, o poliuretano e o UHMW, cada um com suas próprias características e aplicações únicas.

O termo “plástico industrial” se refere a uma ampla categoria de materiais plásticos utilizados em contextos industriais, ou seja, em processos de fabricação, construção, engenharia e outras aplicações relacionadas à indústria. Esses plásticos industriais são projetados para atender a uma variedade de requisitos específicos da como resistência mecânica, resistência química, estabilidade dimensional, entre outros.

Conheça 4 tipos de plásticos industriais

Neste artigo, vamos explorar esses quatro tipos distintos de plásticos industriais, mergulhando em suas propriedades e usos que fazem diferença nas máquinas industriais.


Você também vai gostar de saber:

➡️ Tudo sobre metais ferrosos

➡️ Temperatura crítica do aço

➡️ O que é alívio de tensão?

O que são plásticos industriais?

Os plásticos industriais podem ser fabricados a partir de uma variedade de polímeros sintéticos, como polietileno, polipropileno, policarbonato, poliamida (nylon), poliacetal, poliuretano, polietileno de ultra alto peso molecular (UHMW), entre outros. Cada tipo de plástico industrial possui propriedades e características únicas que os tornam adequados para diferentes aplicações industriais.

Esses materiais são amplamente utilizados em diversas indústrias, incluindo automotiva, aeroespacial, eletrônica, embalagens, construção civil, saúde, entre outras. Suas propriedades, como leveza, resistência, durabilidade, facilidade de processamento e baixo custo, tornam os plásticos industriais escolhas populares para uma variedade de aplicações industriais exigentes.

Plásticos industriais: nylon

Nylon 6.0

O nylon 6.0, também conhecido como poliamida 6.0, é uma polímero termoplástico que se destaca por sua alta resistência, tenacidade e rigidez. Ele possui uma excelente capacidade de absorção de umidade, o que pode afetar suas propriedades mecânicas em ambientes úmidos. 

Além de sua resistência, o nylon 6.0 é amplamente utilizado em aplicações que exigem boa usinabilidade, como engrenagens, rolamentos, buchas e peças de máquinas. Sua versatilidade e durabilidade o tornam uma escolha popular em uma variedade de indústrias, incluindo automotiva, eletrônica, têxtil e esportiva.

Poliacetal

O poliacetal, também conhecido como polioximetileno (POM), é um plástico de engenharia amplamente utilizado devido à sua excelente estabilidade dimensional, resistência ao desgaste e baixo coeficiente de atrito. 

Ele possui alta rigidez, dureza e resistência ao impacto, tornando-o ideal para aplicações que exigem precisão e durabilidade, como engrenagens, buchas, rolamentos, válvulas e peças de bombas. O poliacetal é resistente a muitos produtos químicos e apresenta boa estabilidade dimensional, o que o torna adequado para uso em ambientes industriais agressivos.

Poliuretano

O poliuretano é um material termoplástico altamente versátil conhecido por sua resistência ao impacto, flexibilidade e resistência à abrasão. Ele pode ser formulado em uma ampla variedade de durezas, desde macio e elástico até rígido e resistente, para atender às necessidades específicas de cada aplicação. 

Esse tipo de plástico é frequentemente utilizado em aplicações que exigem elastômeros de alto desempenho, como rodas de carrinhos industriais, peças de vedação, juntas, amortecedores e revestimentos. Sua resistência à abrasão e ao desgaste o tornam uma escolha popular em ambientes industriais exigentes.

Plásticos industriais: UHMW

UHMW 

O UHMW é um plástico de engenharia conhecido por sua excepcional resistência ao desgaste, baixo coeficiente de atrito e resistência ao impacto. Ele possui uma alta relação resistência-peso, sendo até oito vezes mais leve que o aço, o que o torna ideal para aplicações que exigem resistência ao desgaste e deslizamento, como guias de rolos, revestimentos de caçambas, peças de deslizamento e corrediças de gavetas. 

Além disso, o UHMW é resistente à maioria dos produtos químicos e apresenta excelente resistência ao impacto, tornando-o adequado para uso em ambientes industriais adversos.

Os quatro tipos de plásticos industriais mencionados – nylon 6.0, poliacetal, poliuretano e UHMW – oferecem uma variedade de propriedades e aplicações que os tornam essenciais em uma variedade de indústrias. Sua versatilidade, durabilidade e desempenho superior contribuem significativamente para a eficiência e o sucesso de muitos processos de fabricação e aplicações industriais. 

Tipos de plásticos industriais

Ao entender as características individuais desses plásticos industriais, os engenheiros e fabricantes podem selecionar o material mais adequado para atender às necessidades específicas de cada aplicação.

Para saber mais sobre plásticos industriais, acompanhe o blog da Aços Nobre. E se você deseja nossos produtos, utilize o botão abaixo e peça seu orçamento online:

« voltar topo ↑