A liga de aço 1020 pode ser amplamente utilizada em todos os setores industriais para melhorar as propriedades de soldabilidade ou usinabilidade. Possui alta usinabilidade, alta resistência, alta ductilidade e boa soldabilidade.
Esse aço carbono de uso geral também pode ser endurecido por cementação ou por outros tratamentos de superfície. Quer saber mais? Então esse artigo é para você! Continue a leitura e confira a composição, as propriedades, os usos, a dureza e o preço do aço 1020.
Está procurando aços e plásticos para sua indústria? A Aços Nobre é uma distribuidora de aços, metais não ferrosos e plásticos industriais. Só trabalhamos com materiais que ofereçam o melhor custo-benefício para nossos clientes! Solicite um orçamento online abaixo, nossa equipe retorna rapidamente para descobrir suas necessidades:
Solicitar OrçamentoVocê também pode se interessar:
Aços Carbono
Os aços carbono são uma categoria de aço que contém de 0,12 a 2% de carbono. Esta categoria de aço ganha dureza e resistência com o tratamento térmico quando o percentual de teor de carbono aumenta, mas a ductilidade é reduzida.
O aço carbono 1020 é um aço comum bastante utilizado na indústria. Possui uma boa combinação de resistência e ductilidade e pode ser endurecido ou cementado.
➡️ Saiba tudo sobre o processo de cementação do aço – Blog
Composição do Aço 1020
A composição química da liga 1020 é:
Carbono | 0.17 a 0.23% |
Ferro | 99.08 a 99.53% |
Manganês | 0.30 a 0.60% |
Fósforo | Até 0.040% |
Enxofre | Até 0.050% |
Propriedades do SAE 1020
🔹Resistência à tração (final): 394.72 MPa (57249 psi)
🔹Resistência à tração (produção): 294.74 MPa (42748 psi)
🔹Alongamento na ruptura (em 50 mm): 36.5%
🔹Redução de Área: 66.0%
🔹Módulo de elasticidade (típico para aço): 200 GPa (29000 ksi)
🔹Coeficiente de Poisson: 0.290
Leia também: ➡️ Guia de Aços Carbono
(E-book Grátis)
Forjamento
Esse aço é forjado a cerca de 1260ºC até uma temperatura de 900ºC. As temperaturas reais de forjamento e acabamento dependerão de uma série de fatores, incluindo a redução geral durante o forjamento e a complexidade da peça sendo forjada.
A experiência por si só determinará valores quase exatos para esses dois parâmetros. As peças são resfriadas a ar após o forjamento.
Tratamento térmico
Uma parte significativa desta classe de aço é utilizada na condição forjada, pois apresenta boa usinabilidade nesta condição. Assim, pouco se ganha, neste nível de carbono, com um tratamento de têmpera.
O recozimento após o forjamento pode não ser necessário e, dependendo da dureza após o forjamento e da complexidade da peça sendo forjada, a usinagem pode ser realizada nas peças assim que forjadas. Se as peças têm formas complexas e, portanto, existem variações estruturais em toda a peça, então a normalização está em ordem.
Normalização
A normalização raramente é realizada no conteúdo de carbono neste nível, mas pode ser usada antes do endurecimento da superfície. A faixa de temperatura de normalização para este grau é normalmente de 900-930ºC, seguido por resfriamento a ar.
Quando são normalizados antes da cementação, a faixa superior da temperatura de normalização é usada. Quando a normalização é o tratamento final, a faixa de temperatura mais baixa é usada.
Endurecimento
Este tipo de aço normalmente não é submetido a tratamentos de endurecimento e revenimento, pois a dureza obtida com tais tratamentos não justificaria sua execução. A cementação pode ser realizada a 880-920ºC e a carbonitretação a 800-875ºC.
O endurecimento da caixa cementada seria realizado a 780-820ºC, seguido por uma têmpera em água e um tratamento de revenimento a 150-200ºC para melhorar a tenacidade da caixa com um efeito mínimo em sua dureza.
Qual a dureza do Aço Carbono 1020?
🔹Dureza Brinell: 111
🔹Dureza Knoop (convertido da dureza Brinell): 129
🔹Dureza Rockwell B (convertido da dureza Brinell): 64
🔹Dureza Vickers (convertido da dureza Brinell): 115
➡️ O que é dureza do aço? – Blog
Aplicações do Aço 1020
Essa liga de aço é utilizada na condição de cementação e para aplicações estruturais simples, como parafusos de cabeça fria. É usada na fabricação de peças da indústria em geral: automobilística, agrícola, máquinas e equipamentos.
Leia depois: ➡️ Guia de Aços para Construção Mecânica
(E-book Grátis)
Assim, o aço 1020 tem uso na fabricação de eixos, peças e componentes de máquinas e de engenharia geral, eixos e árvores de cames, pinos, catracas, engrenagens e fusos para serviços leves.
Pode ser encontrado como barras laminadas sem acabamento mecânico, barras trefiladas e barras forjadas, nos formatos quadrado, redondo, retangular e sextavado.
Preço do Aço 1020 – Orçamento Online
O preço da liga 1020 varia de acordo com a necessidade da peça fabricada. Se você deseja um orçamento online de barras de aço SAE 1020, solicite abaixo. Nossa equipe retorna rapidamente para descobrir a necessidade da sua indústria: