O aço inox 420 é um aço de alto carbono com teor mínimo de cromo de 12%. Como qualquer outro aço inoxidável, a classe 420 também pode ser endurecida por tratamento térmico.

Essa liga oferece boa ductilidade em seu estado recozido e excelentes propriedades de resistência à corrosão quando o metal é polido, aterrado ou endurecido. Esta classe tem a maior dureza (50HRC) entre todos os grupos de aço inoxidável com 12% de cromo. Continue a leitura e descubra tudo sobre essa liga: suas propriedades, usos e preço!

Precisa de aço ou metais não ferrosos para sua indústria? Entre em contato conosco. A Aços Nobre é uma distribuidora de aços, metais não ferrosos e plásticos industriais de renome no mercado. Solicite um orçamento online e comprove o melhor custo-benefício:

Solicitar Orçamento

Você também pode gostar de ler:

➡️ Saiba tudo sobre o aço inox 304

➡️ Aço mola 6150: usos e propriedades

➡️ As ligas de bronze Tm 23 e Tm 620

Propriedades e usos do aço inox 420.

Propriedades Gerais do Aço inox 420

A liga 420 é um aço inoxidável martensítico endurecível que é uma modificação da liga 410. Semelhante ao 410, o aço 420 contém um mínimo de 12% de cromo, apenas o suficiente para fornecer propriedades resistentes à corrosão.

Possui um teor de carbono mais alto que a liga 410, projetada para otimizar as características de resistência e dureza. Tem boa ductilidade na condição recozida, mas é capaz de ser endurecido até a dureza Rockwell de 50 HRC, a dureza mais alta dos tipos de cromo a 12%.

Devido às suas propriedades de endurecimento, a liga 420 não é frequentemente soldada, embora seja possível. Os aços inoxidáveis martensíticos são projetados para alta dureza e, às vezes, outras propriedades são comprometidas até certo ponto.

A resistência à corrosão é menor do que a das ligas austeníticas comuns e seu alcance operacional útil é limitado pela perda de ductilidade em temperaturas abaixo de zero e perda de força por superaquecimento a temperaturas elevadas. Assim, sua melhor resistência à corrosão é alcançada quando o metal é endurecido e retificado ou polido!

Composição Química

Veja os componentes químicos que constituem a liga de aço 420:

Carbono (%) 0.15 min
Manganês (%) 1.00 máx
Fósforo (%) 0.040 máx
Enxofre (%) 0.030 máx
Silício (%) 1.00 máx
Cromo (%) 12.00 a 14.00

Resistência à corrosão

🔹 Boa resistência na condição endurecida à atmosfera, alimentos, água doce e ácidos suaves;

🔹 Resistência reduzida na condição recozida;

🔹 Melhor com um acabamento de superfície suave.

Confira as propriedades da liga de aço 420, um aço inoxidável.

Resistência ao Calor

🔹 A temperatura da escala é de aproximadamente 650° C;

🔹 Não recomendado para uso acima da temperatura de revenimento relevante devido à redução nas propriedades mecânicas.

Usinabilidade

Devido ao seu alto teor de carbono, a liga de aço inox 420 é um pouco como aço para ferramentas com alto teor de carbono, produzindo cavacos resistentes e difíceis. A usinagem mais fácil – se a usinabilidade for de importância primordial – será obtida no tipo de usinagem livre, mas à custa de outras propriedades.

➡️ Confira tudo sobre os aços ferramenta – Blog da Aços Nobre

Recozimento

Para uma maciez máxima, aqueça até 840/900ºC e resfrie lentamente no forno, para obter uma dureza aproximada de 179 BHN.

Como um recozimento intermediário ou de processo, aqueça a 730/790ºC e resfrie o forno ou o ar para obter uma dureza aproximada de 196 BHN.

Soldagem

Geralmente, esse aço não é soldado devido às características de endurecimento do ar. Entretanto, a soldagem pode ser realizada após o pré-aquecimento a 150/205º C.

Barras redondas de aço inox 420.

Têmpera

Para máxima dureza e resistência à corrosão, a têmpera deve ser realizada em 150/205ºC, seguida de resfriamento a ar. Isso dará uma dureza de aproximadamente 52 RC. Para garantir a máxima resistência à corrosão, o aço inox 420 não deve ser temperado acima de 430ºC.

Forjamento

Pré- aqueça a 760/815º C, depois aqueça a 1100/1205º C e forje. Idealmente, as peças forjadas devem ser resfriadas em um forno mantido a 845º C. O resfriamento a ar após o forjamento pode causar rachaduras.

Depois do forjamento, esfriar até a temperatura ambiente antes do recozimento. Não forje abaixo de 900º C.

Usos do Aço Inoxidável

A liga 420 é usada para uma variedade de aplicações em que é necessária boa resistência à corrosão e dureza excepcional. Geralmente não é usado em temperaturas superiores a 427º C, devido ao endurecimento rápido e à perda de resistência à corrosão.

Exemplos de usos do aço inox 420:

✔️Lâminas de faca, canivetes, etc;

✔️Instrumentos cirúrgicos;

✔️Válvulas de agulha;

✔️Lâminas de cisalhamento;

✔️Tesouras;

✔️Ferramentas de mão.

Canivetes feitos de aço inoxidável 420.

Assim, a liga de aço 420 é utilizada com ampla aplicação em certos componentes da indústria alimentícia, agroalimentar, médica, naval, entre outras.

Qual o Preço do Aço Inox 420?

O preço da liga 420 varia de acordo com a necessidade da sua indústria. Por isso, não deixe de solicitar um orçamento online aqui na Aços Nobre. Temos barras polidas de aço inox 420 nos formatos retangular/bloco e redondo.

➡️ Quero um orçamento online de barras de aço 420

« voltar topo ↑