O aço inox 304 é o tipo de aço inoxidável mais versátil e, por isso, é amplamente utilizado. Apresenta em sua composição, geralmente, cerca de 18% de cromo e 8% de níquel.

Esse aço pertence à uma classe austenítica, que pode ser profundamente trefilada. Essa propriedade é a responsável pelo uso do inox 304 em aplicações como pias e panelas! Quer saber outras propriedades e usos desse aço? Então este artigo é para você!

A Aços Nobre é uma distribuidora de aços, metais não ferrosos e plásticos indústrias de excelência no mercado. Solicite um orçamento online, nossa equipe retorna em breve:

Solicitar Orçamento

Você também pode se interessar:

➡️ Descubra tudo sobre cobre eletrolítico

➡️ Qual o melhor: Aço carbono ou aço inox?

➡️ Tipos de aços (tabela de equivalências)

Saiba tudo sobre o aço inox 304.

Aços inoxidáveis

Os aços inoxidáveis são ligas de ferro e cromo, que também podem conter níquel, molibdênio e outros elementos. A principal caraterística desse tipo de aço é a alta resistência a substâncias que podem oferecer um ataque químico.

Além disso, para ser considerada aço inox, a liga precisa ter pelo menos 12% de cromo em sua composição. Assim, na superfície do aço se forma uma camada fina, aderente e impermeável.

Entre os aços inoxidáveis, existe a família dos aços austeníticos, que possuem alta resistência à corrosão. Os austeníticos oferecem maior resistência a trincas e rupturas, mesmo em tratamentos em baixa temperatura. A liga de aço inox 304 pertence a esse grupo.

Composição química do aço inox 304

Carbono 0.07%
Cromo 17.50 a 19.50%
Manganês 2.00%
Silício 1.00%
Fósforo 0.045%
Enxofre 0.015%
Níquel 8.00-10.50%
Nitrogênio 0.10%
Ferro O que sobra

Propriedades Mecânicas

🔹Força abrangente: 210 MPa;

🔹Prova de estresse: 210 Min MPa;

🔹Resistência à tração: 520-720 MPa;

🔹Alongamento: 45 Min%

Propriedades Físicas

🔹Densidade: 8.000 Kg/m³

🔹Ponto de fusão: 1450º C

🔹Módulo de elasticidade: 193 GPa

🔹Condutividade térmica: 16.2 W/m.K

Barras redondas de aço 304.

Resistência à Corrosão

O inox 304 tem excelente resistência à corrosão quando entra em contato com diferentes meios corrosivos. Porém, pode ocorrer corrosão por fendas em ambiente que contenha cloretos. A corrosão sob tensão pode ocorrer acima de 60º C.

Resistência ao Calor

Esse aço possui boa resistência à oxidação em serviço intermitente até 870º C e em serviço contínuo a 925º C. No entanto, o uso contínuo entre 425 a 860º C não é recomendado.

Fabricação

A fabricação de todos os aços inoxidáveis deve ser feita apenas com ferramentas dedicadas a materiais de aço inoxidável. As ferramentas e as superfícies devem ser cuidadosamente limpas antes do uso.

Essas precauções são necessárias para evitar a contaminação cruzada do aço inoxidável por metais facilmente corroídos que podem descolorir a superfície do produto fabricado.

➡️ Descubra como é a Fabricação do aço – Blog

Trabalho a Frio

O trabalho em aço inoxidável 304 prontamente endurece. Os métodos de fabricação que envolvem trabalho a frio podem exigir um estágio intermediário de recozimento para aliviar o endurecimento do trabalho e evitar rasgos ou rachaduras.

Na conclusão da fabricação, uma operação de recozimento completo deve ser empregada para reduzir as tensões internas e otimizar a resistência à corrosão.

Peças de aço inox 304.

Trabalho a quente

Métodos de fabricação como forjamento, que envolvem trabalho a quente, devem ocorrer após aquecimento uniforme a 1149-1260º C. Os componentes fabricados devem ser rapidamente resfriados para garantir a máxima resistência à corrosão.

Usinabilidade

Esse material possui boa usinabilidade. A usinagem pode ser aprimorada usando as seguintes regras: as arestas de corte devem ser mantidas afiadas. Bordas opacas causam excesso de endurecimento do trabalho.

Os cortes devem ser leves, mas profundos o suficiente para impedir o endurecimento do trabalho, montando na superfície do material. Os quebra-cavacos devem ser empregados para ajudar a garantir que a limalha permaneça livre do trabalho.

 A baixa condutividade térmica das ligas austeníticas resulta na concentração de calor nas arestas de corte. Isso significa que refrigerantes e lubrificantes são necessários e devem ser usados ​​em grandes quantidades.

Tratamento Térmico

O aço inox 304 não pode ser endurecido por tratamento térmico. O tratamento ou recozimento da solução pode ser feito por resfriamento rápido após aquecimento a 1010-1120º C.

Soldabilidade

O desempenho da soldagem por fusão para o aço inoxidável do tipo 304 é excelente, com e sem cargas. Seções soldadas pesadas podem exigir recozimento pós-solda.

Usos do aço inox 304

Torneira feita de aço inox 304.

🔹Panelas;

🔹Molas, porcas e parafusos;

🔹Pias e torneiras;

🔹Painéis arquitetônicos;

🔹Tubulação;

🔹Cervejaria, indústrias de alimentos e laticínios e equipamentos de produção farmacêutica;

🔹Louças sanitárias e calhas.

No geral, por sua excelente resistência a substâncias com potencial ataque químico, é indispensável em alguns componentes da indústria alimentícia, agroalimentar, médica, naval, entre outras.

Onde comprar Inox 304?

Aqui na Aços Nobre você encontra os melhores aços para aplicação em diferentes segmentos da indústria. Solicite um orçamento online de aço inox 304 abaixo, nossa equipe retorna rapidamente:

➡️ Quero um orçamento de aço inox

« voltar topo ↑