A invenção de fornos na Revolução Industrial possibilitou corrigir as impurezas e adicionar resistência e dureza ao ferro. Assim, teve início a fabricação do aço!

Devido à sua combinação única de durabilidade, trabalhabilidade e baixo custo, o aço se tornou um material muito popular, com diferentes aplicações! Nesse artigo, você vai descobrir tudo sobre a produção desse metal.

Precisa de aços para sua indústria? Você encontra materiais de primeira qualidade com o melhor preço aqui na Aços Nobre. Solicite um orçamento online e comprove:

Solicitar Orçamento

Você também pode gostar de ler:

➡️ Barra de Aço: Peso, Formatos e tipos

➡️ Tudo sobre Aços Ferramenta

➡️ Aço Carbono X Aço Inox

Descubra tudo sobre a fabricação do aço.

O que é Aço?

Basicamente, o aço é um metal composto por ferro e carbono. Ele é obtido por meio da siderurgia – um campo da metalurgia. Em grego, siderurgia significa “trabalho feito sobre o ferro”.

Para chegar nas diversas ligas de aço existentes, o ferro é trabalhado em algumas etapas.

➡️Confira as características de cada tipo de aço
(Blog da Aços Nobre)

Assim, o aço é produzido a partir de minério de ferro ou sucata. A qualidade do minério de ferro é determinada principalmente por sua composição. Alto teor de ferro e baixo teor de enxofre e fósforo são favoráveis para a fabricação do aço.

O minério de ferro pode ser encontrado no mundo todo, porém sua composição varia. O tipo mais utilizado na produção de aço é a hematita (Fe2O3). Já a sucata é coletada seletivamente há várias décadas e é reciclada como uma matéria-prima valiosa para fabricar aço.

Como é o Processo de Fabricação do Aço?

Existem dois principais processos utilizados para a fabricação do aço. No primeiro método, o aço é produzido a partir de sucata, que passa por forno elétrico.

O aço é produzido a partir de minério de ferro ou sucata.

Esse tipo de forno tem eletrodos que têm o espaço preenchido por gás (geralmente feitos de carbono), o que gera uma alta temperatura, capaz de fundir praticamente qualquer metal.

Já no segundo processo de fabricação do aço – e também o mais utilizado –  minério de ferro e carvão passam por alto forno e por um conversor de oxigênio.

Etapas de Produção do Aço

Abaixo, você confere cada uma das 4 etapas da produção do aço no processo de alto forno e conversor de oxigênio.

Preparação

Antes de serem levados ao alto forno, o minério de ferro e o carvão são preparados de forma que possam render mais e gerar economia no processo. O minério é transformado em pelotas e o carvão é destilado, se transformando em coque.

Redução

Depois, as matérias-primas são levadas ao alto forno. Na parte de baixo do forno é soprado oxigênio aquecido, que entra em contato com o carvão. A partir do calor produzido, ocorre a redução do minério de ferro para ferro-gusa (uma liga de ferro líquida com alto teor de carbono).

Além do ferro-gusa, a redução do minério de ferro também forma a escória, a partir das impurezas (como calcário e sílica). A escória é a matéria-prima para a produção de cimento.

O primeiro processo na fabricação do aço é transformar o carvão e o minério de ferro em ferro-gusa.

Refino

Nessa parte do processo siderúrgico, o ferro-gusa é levado ainda líquido para a aciaria (que podem ser fornos a oxigênio ou elétricos) para se transformar em aço.

A principal parte desse processo é a reação entre o oxigênio injetado com o carbono do ferro-gusa, que gera gases como monóxido e dióxido de carbono. Isso é responsável por diminuir o teor de carbono do ferro.

Nessa etapa também são removidas outras impurezas, como manganês e silício. Então, são feitas adições de liga no ferro fundido, de acordo com as características que o aço precisa ter. Depois, a maior parte do aço é solidificada em lingotes, semiacabados e blocos.

Laminação

Por último, os produtos do refino passam pelo processo de laminação. Aqui eles são transformados em uma gama de produtos siderúrgicos: barras, chapas, bobinas, vergalhões, arames, perfilados, entre outros.

Na fabricação do aço, a laminação é o último processo, quando o aço é transformado em diferentes produtos.

Solicite um Orçamento Online na Aços Nobre

Somos uma distribuidora de aços industriais com uma grande variedade de produtos e medidas disponíveis para pronta-entrega! Temos como parceiros as melhores usinas do país, para oferecer a você aços com a melhor qualidade do mercado!

Para solicitar um orçamento online basta entrar em contato abaixo. Nossa equipe retorna rapidamente:

Solicitar Orçamento
« voltar topo ↑