A barra de aço é um material muito utilizado em diversos setores da indústria. Afinal, é um produto versátil, que pode ser feito a partir de diferentes tipos de aço e em diferentes formatos e dimensões. Nesse artigo você vai descobrir tudo o que precisa saber sobre as barras de aço.

Precisa de barras de aço para a produção da sua empresa? Temos diferentes opções para atender a sua necessidade! Solicite um orçamento online agora mesmo. Nossa equipe retorna rapidamente seu contato:

Solicitar Orçamento

Você também pode se interessar:

➡️ Tudo sobre Aços Ferramenta

➡️ Aço Carbono ou Aço Inox?

➡️ Tipos de Aço (tabela de equivalências)

Saiba tudo sobre a barra de aço: tipos, formatos e peso!

Tipos de Barra de Aço

As barras podem ser feitas a partir de diferentes tipos de aços utilizados na indústria. Aço inox, aço carbono, aço retificado, aço ferramenta, aço para construção mecânica, entre outros.

➡️ Conheça as diferenças entre os tipos de aços – Blog da Aços Nobre

Mas, além disso, as barras feitas desses aços também podem passar por diferentes processos de acabamento. Confira abaixo os principais:

Barras de aço laminado

O processo de laminação consiste na diminuição da espessura do material. Assim, a barra é reaquecida em forno e depois passada entre cilindros gigantes. É um processo que ocorre numa temperatura acima da recristalização do material.

Além de empregada em setores da indústria, as barras de aço laminado são muito utilizadas na construção civil, por exemplo, para a concepção estética de algumas estruturas.

Barras trefiladas

Diferente da laminação, a trefilação é um processo mecânico a frio. Nele, o material passa por meio de uma tração que comprime o diâmetro da peça. Dessa forma, ganha melhor precisão dimensional, melhor qualidade superficial e também melhores propriedades mecânicas!

Seu acabamento é propício na usinagem de porcas e parafusos e se adequa às exigências de máquinas agrícolas e ferramentas, por exemplo. As barras laminadas também podem passar pelo processo de trefilação.

Barras polidas

Barras polidas e redondas de aço inoxidável.
Barras polidas de aço inox no formato redondo.

➡️ Aço Inox ou Aço carbono: qual escolher?
(Blog da Aços Nobre)

Já as barras de aço polido é um aprimoramento das barras de aço descascado. Assim, a barra de aço descascado passa pelo processo de polimento, que retira falhas superficiais e evita o desgaste do material.

As barras de aço polido possuem inúmeras características, como alta precisão dimensional e resistência a desgastes e corrosões. Dessa forma, tem um ótimo custo-benefício, já que auxilia a evitar gastos com manutenção ou troca de material!

Barras forjadas

As barras forjadas são feitas, principalmente, a partir de dois aços principais: aço carbono ou aço-liga. Os lingotes de aço passam por aquecimento e grandes pressões mecânicas, mudando as propriedades do material e dando origem aos aços forjados.

Esses lingotes são trabalhados em estado sólido para chegarem na sua forma final e, por isso, é necessária uma grande quantidade de energia no processo de forjamento.

São muito aplicadas na indústria mecânica.

Formatos de Barra de Aço

Além dos variados tipos de aços e acabamentos, esse material também é encontrado em diferentes formatos para atender as mais variadas demandas da indústria.

A barra de aço é encontrada em 4  formatos diferentes.

Barra Redonda

Como o próprio nome diz, as barras de aço redondas são fabricadas de forma transversal circular. São feitas sob medida, com tamanhos e pesos diferentes, se adequando as necessidades de cada projeto. Muito utilizadas na fabricação de máquinas, soluções agrícolas, entre outros.

Barra quadrada

A barra de aço no formato quadrado pode ser laminada e trefilada e tem aplicação muito diversificada! Como oferecem versatilidade e resistência, podem ser empregadas em estruturas de alto nível. São utilizadas em máquinas e implementos agrícolas e na indústria mecânica em geral.

Barra de aço quadrada.

Barra Sextavada

A barra de aço sextavada tem esse nome, pois possui formato hexagonal. Por possuir seis lados, esse tipo de barra permite aplicações diferenciadas, que não seriam possíveis com as barras de outros formatos.

Pode ser utilizada na produção de maquinário agrícola e na indústria automotiva, por exemplo.

Barra feita de aço no formato sextavada.

Barra chata

Esse formato mantém a seção transversal retangular e também pode ser feito em diferentes dimensões. Está presente em vários projetos: máquinas de diferentes portes, esquadrias, implementos agrícolas, entre outros.

Três barras de aço no formato chato.

Peso de Barra de Aço

O peso da barra de aço varia de acordo com o tipo de aço e suas dimensões. Vamos usar como exemplo uma barra de aço inox.

O aço inoxidável leva em sua composição ferro e carbono. Sabendo que o valor da massa do aço carbono é de 7.800 kg/m³, basta fazer o cálculo de acordo com as dimensões da peça. Ou seja: multiplicar a largura, o comprimento e a espessura da peça pelo peso teórico do aço carbono.

É importante lembrar de converter para metros, já que o peso específico do aço (7.800) está em kg/m³! O cálculo do peso de uma barra de aço inox com 2.000 mm de largura, 6.000 mm de comprimento e 40 mm de espessura ficaria assim:

2 m X 6 m X 0,040 m X 7.800 kg/m³ = 3 kg e 744 gramas

Agora, confira abaixo a tabela com o peso teórico do aço em diferentes formatos, calculado a partir do peso específico do aço (7,85 Kg/m³):

Tabela com diferentes pesos de barras de aço, levando em consideração o peso teórico do aço e os formatos das barras.

Onde comprar Barras de Aço?

Aqui na Aços Nobre você encontra barras de aço de diferentes dimensões e materiais. Se você tiver alguma dúvida entre em contato. Teremos o prazer em oferecer a melhor solução para sua necessidade:

QUERO FALAR COM UM ESPECIALISTA

« voltar topo ↑