Os aços ferramenta são materiais especiais, altamente resistentes e possuem a capacidade de ser usados em temperaturas extremas. Essas e outras características tornam os aços ferramenta uma escolha ideal para uma variedade de aplicações.

Além dos diferentes usos, existem diferentes tipos de aços para ferramentas disponíveis! Com tantas opções, é fundamental saber identificar o aço ferramenta correto para o seu trabalho. Continue a leitura e descubra tudo o que você precisa saber!

A Aços Nobre é a maior distribuidora de aços e outros materiais do ramo em Sorocaba e região. Você pode solicitar um orçamento online com a nossa equipe pelo botão abaixo:

➡️ Quero Solicitar um Orçamento

Você também pode gostar:

➡️ Tabela com os Tipos de Aços

➡️ Aço carbono ou Aço Inox?

➡️ Tudo sobre o Poliacetal

Tipos e aplicações de aços ferramenta.

O que é Aço Ferramenta?

É um tipo de aço de liga de carbono usado na fabricação de ferramentas, sejam manuais ou matrizes de máquinas. Sua dureza, resistência à abrasão e capacidade de manter a forma em temperaturas mais altas são as principais propriedades desse material.

O aço para ferramenta normalmente é usado em uma condição tratada termicamente, o que proporciona maior dureza. Vários tipos recebem tratamento químico para adquirirem resistência adicional à corrosão.

Além disso, em certos tipos, o teor de manganês é restrito, a fim de minimizar o potencial de rachaduras durante a têmpera da água. Outras classes de aços ferramenta oferecem métodos, além da água, para extinguir o material, como o óleo.

Como são Fabricados os Aços Ferramenta?

Tipos diferentes de aços ferramenta.

A fabricação de aços para ferramentas ocorre sob condições cuidadosamente controladas para que o produto final tenha a qualidade necessária! O aço ferramenta tem um teor de carbono entre 0,5% e 1,5%.

O processo de fabricação introduz elementos de liga que formam carbonetos, como tungstênio, cromo, vanádio e molibdênio.

Tipos de Aço Ferramenta

Apesar de existir mais de 100 tipos de aços ferramenta normalizados internacionalmente, essas ligas se dividem em 3 grandes grupos: trabalhos a quente, trabalhos a frio e para moldes de plástico.

Esses materiais também são classificados em 6 tipos principais. Veja a tabela de classificações SAE:

Tabela mostrando os 6 principais tipos de aços ferramenta.

Assim, para escolher o melhor para um trabalho, é necessário levar em conta alguns fatores:

✔️ É necessário um corte agudo?

✔️ A ferramenta precisa suportar cargas de impacto (eixos, martelos, etc)?

✔️ A resistência à abrasão é importante?

✔️ Que tipo de tratamento térmico é necessário?

✔️ O aço ferramenta será usado para moldagem de plástico?

✔️ Será usado em alta velocidade?

✔️ Ou baixas temperaturas?

✔️ Existem outras considerações especiais a se fazer?

Veja abaixo detalhes dos principais tipos e suas aplicações.

Aço Rápido ao Molibdênio

Aço ferramenta desenvolvido para aplicação de usinagem em velocidades altas. Esse tipo apresenta dureza elevada e resistência ao desgaste. Pode ser aplicado em ferramentas, brocas, perfuratrizes, abertura de roscas, etc. Alguns tipos também podem ser utilizados em trabalhos a frio (laminadores de rosca e matrizes para corte de discos).

Broca do tipo aço ferramenta rápido.

Aço ferramenta para trabalho a quente

Esse grupo de aços para ferramentas é utilizado para cortar material a altas temperaturas. Suas aplicações típicas incluem invólucros de matriz a frio, matrizes e núcleos de fundição sob pressão para zinco e alumínio, forjamento a quente e facas de cisalhamento a quente.

Aço ferramenta para matrizes

Esses tipos de materiais contam com alto teor de carbono e de cromo (endurecimento a ar). Foi desenvolvido para combinar as características de resistência à abrasão e endurecimento ao ar. São utilizados em matrizes de forjamento, blocos de matriz de fundição e matrizes de trefilação.

Incluem ferramentas de polimento, cortadores de papel, dobragem de moldes, estampagem, cunhagem, laminação, corte a frio, calibradores, facas de papel, facas para madeira, ferramentas de serragem e facas de centro de torno.

Aços ferramenta para matrizes.

Aços ferramenta temperável em óleo

Esse é um tipo de aço para ferramentas de endurecimento por óleo de uso geral. Possui boa resistência à abrasão e tenacidade para uma ampla gama de aplicações! Como mandris, buchas, pinças, corte de matriz, corte a frio, bucha de perfuração, medidores e ferramentas de serrilha.

➡️ Saiba tudo sobre o aço O1 – Blog

Aço resistente a choques

Já esse tipo foi projetado para resistir a choques a baixa ou altas temperaturas. Esse grupo de metais possui alta tenacidade ao impacto, mas baixa resistência a abrasão.

As aplicações típicas desses aços ferramenta inclui ferramentas de rebatimento, ferramentas para oficinas de caldeiras, ferreiros para formões, trabalhos a frio em formões, trabalhos a quente em formões, mandíbulas de mandril, peças de embreagens, pinças, estampagem a quente, facas picadoras, cisalhamento a frio e a quente.

Aço para moldes de plásticos

São aplicados em moldes para injeção de plásticos. As ligas desses tipos de aços possuem níquel e cromo como seus principais elementos. Apresentam boa usinabilidade.

Aço ferramenta para moldes para injeção de plástico.

Podem ser temperados, apresentando poucas distorções. Em contrapartida, possuem excelente homogeneidade, o que possibilita alto grau de polimento superficial!

Onde comprar Aços Ferramenta?

Aqui na Aços Nobre você encontra os melhores aços ferramenta do mercado! Além desse material, também temos outros tipos de aços, metais não-ferrosos e plásticos.

Se você tiver alguma dúvida ou necessidade especial, basta entrar em contato com nossa equipe:

QUERO FALAR COM UM ESPECIALISTA

« voltar topo ↑