Origem, Propriedades e Usos

O poliacetal é um plástico muito usado para fabricação de peças industriais precisas e resistentes. Continue a leitura para descobrir tudo sobre esse material: como ele foi descoberto, quais as suas propriedades e principais aplicações!

Aqui na Aços Nobre você encontra uma diversa linha de plásticos industriais para pronta entrega! Somos a distribuidora mais tradicional de Sorocaba-SP em matéria de aços, metais não ferrosos e plásticos.

Basta usar o botão abaixo para solicitar orçamento. Nossa equipe responde rapidamente o seu contato:

SolicitarOrçamento

Você também pode se interessar por:

➡ Quando usar aço inox ou aço carbono?

➡ Conheça os tipos de aços e suas equivalências

Tudo Sobre o Poliacetal - Origem, Propriedades e Usos

Origem do Poliacetal

O poliacetal (polióxido de metileno) foi descoberto por Hermann Staudinger, um químico alemão. Durante os anos 1920 ele demonstrou a existência de macromoléculas que ele caracterizou como polímeros.

estrutura molecular do poliacetal
Representação da estrutura molecular do poliacetal

Por esse trabalho, Staudinger ganha o Prêmio Nobel de Química em 1953. Mas, apesar da importante descoberta, o material sintetizado não pôde ser comercializado, pois não era possível usá-lo em temperaturas mais elevadas. 

Durante os anos 1960, as empresas Dupont e Celanese desenvolvem um produto resistente a temperaturas mais altas. Esse é o poliacetal que conhecemos hoje!

Outros Nomes Comerciais do Poliacetal

O poliacetal pode receber diversos nomes diferentes de acordo com o fabricante do material. Confira abaixo uma lista com os principais:

Nome do Poliacetal         Fabricante

Delrin            →     Dupont

Ultraform        →    Basf

Celcon / Hostaform    →    Celanese

Propriedades do Poliacetal

O poliacetal (POM) apresenta diversas características positivas para sua aplicação na indústria. As principais são a excelente resistência mecânica, química, excelente deslize e alta estabilidade dimensional! 

Por outro lado, o poliacetal (POM) não é indicado em usos em temperaturas muito altas ou em exposição a ácidos. Confira abaixo uma lista completa das propriedades do material:

✅ Alta rigidez e dureza

✅ Baixo coeficiente de atrito

✅ Mais resistente ao deslize que o nylon

✅ Excelente estabilidade dimensional

✅ Boa resistência a temperatura

✅ Baixa absorção de água

❌ Temperatura de trabalho limitada

❌ Baixa resistência a ácidos 

❌ Não recomendado para trabalho com líquidos inflamáveis.

Usos do Poliacetal

Em função das propriedades acima, o poliacetal é muito usado para usinagem de peças altamente precisas e resistentes. Seja na indústria automobilística, agroalimentar, farmacêutica e mesmo em nossos objetos cotidianos, o poliacetal está presente!

poliacetal

Componentes mecânicos: trilhos deslizantes, elementos corrediços, engrenagens, parafusos, buchas, roscas, juntas, acoplamentos, correntes, etc.

Indústria automobilística: unidade de transmissão de combustível, bombas articuladas, vidros e travas elétricas, etc.

Indústria alimentícia: ordenhadeiras, torneiras, esteiras, etc.

Outros produtos: zíper, dobradiças, fechaduras, palhetas para instrumentos musicais, etc.

Barras e Tarugos de Poliacetal

O poliacetal pode ser moldado em diversas formas. Ele é naturalmente branco, mas também pode ser tingido para aplicações especiais. 

Aqui na Aços Nobre você encontra tudo que você precisa em barras e tarugos de poliacetal (pom). Basta usar o botão abaixo para solicitar agora mesmo um orçamento online:

SolicitarOrçamento
« voltar topo ↑