As ligas de bronze são formadas pela mistura de cobre e estanho, podendo conter outros elementos de acordo com sua aplicação. As ligas desse material mais utilizadas na indústria são o bronze tm 23 e o bronze tm 620, que apresentam boa usinabilidade, resistência à corrosão, entre outras qualidades.

Precisa de bronze ou de outros metais para sua indústria? A Aços Nobre é uma distribuidora de aços, metais não ferrosos e plásticos industriais de renome no mercado.

Oferecemos apenas o que há de melhor para seu segmento industrial. Solicite seu orçamento online e aguarde o rápido contato da nossa equipe para descobrir suas necessidades:

Solicitar Orçamento

Você também vai gostar de ler:

➡️ Tudo sobre o aço inox 304

➡️ Conheça o cobre eletrolítico

➡️ Propriedades do alumínio 6351 T6

Saiba tudo sobre o bronze tm 23 e o bronze tm 620

Ligas de Bronze

O bronze é um metal feito de cobre e estanho, sendo assim também uma das ligas de cobre. Ter o cobre como base e o estanho como elemento de liga, faz do bronze um material de muita resistência à corrosão, com acabamento que permite um excelente polimento!

Isso porque o estanho aumenta a resistência mecânica e a dureza do cobre, sem alterar sua ductilidade. Assim, esse metal também é maleável e dúctil e apresenta uma cor de metal quase dourado. Além de cobre e de estanho, as ligas de bronze podem conter outros elementos, dependendo do seu objetivo de uso.

A fabricação do bronze teve início há mais de 3 mil anos, num período que ficou conhecido na História como Idade do Bronze. Dessa forma, esse material é uma das ligas metálicas mais antigas utilizadas na humanidade!

Atualmente, é possível encontrar diferentes tipos de ligas de bronze. Entre as mais conhecidas, estão o bronze alumínio, bronze fosforoso, latão de alta resistência, entre outras. Entretanto, as duas ligas de bronze mais utilizadas na indústria são o bronze tm 23 e o bronze tm 620.

Bronze TM 23

Coroa feita de bronze tm 23.

Essa liga de bronze é composta por cobre, estanho, chumbo e zinco. Veja a porcentagem de cada elemento para a composição desse metal:

Cobre (Cu) 70,00 (min.)
Zinco (Zn) 9,00 (máx.)
Chumbo (Pb) 20,00 (máx.)
Estanho (Sn) 4,00 (min.)

Propriedades do Bronze Tm 23

🔹Alta resistência à corrosão;

🔹Boa usinabilidade;

🔹Excelente qualidade antifricção;

🔹Ótima conformabilidade para buchas e mancais.

Aplicações do Bronze Tm 23

O bronze tm 23 é utilizado em anéis, material hidráulico, buchas para indústrias automotivas e máquinas pesadas, elementos de acoplamento e segmentos de anéis e pistão.

Também pode ser empregado na fabricação de bombas d’água, corpos de válvulas, mancais, coroas e outras peças que necessitam de resistência à corrosão e engrenagens de locomotivas com pressão moderada e outras situações nas quais a disponibilidade de lubrificação é pequena.

Bronze TM 620

A liga de bronze tm 620 apresenta maior dureza relativa do que a liga tm 23 – o que garante que ela tenha outras características muito importantes para alguns segmentos da indústria.

O bronze tm 620 é formado pelos mesmos elementos que o bronze tm 23, mas com quantidades percentuais diferentes. Veja:

Cobre (Cu) 86,00 (min.)
Zinco (Zn) 5,00 (máx.)
Chumbo (Pb) 1,00 (máx.)
Estanho (Sn) 7,00 (min.)

Propriedades do Bronze Tm 620

Peça industrial feita de bronze tm 620

🔹Resistência à tração PSI: 40.000 min;

🔹Força de rendimento PSI: 18.000 min;

🔹Alongamento: 20% min;

🔹Dureza Brinell (carga de 500 Kg): 70 típica;

🔹Temperatura operacional mínima: -450º F;

🔹Temperatura operacional máxima: 550º F;

🔹Boa usinabilidade;

🔹Boa resistência à corrosão ligada à água do mar;

🔹Boa soldabilidade;

🔹Boa resistência ao impacto e absorção de energia;

🔹Boas propriedades para peças estruturais.

Usos do Bronze Tm 620

O bronze Tm 620 é empregado na fabricação de anéis de pistão, válvulas de componentes, engrenagem e buchas para cargas pesadas e baixas velocidades.

Além disso, tem aplicação em carcaça e rotores de bombas, anéis de vedação, condensadores, sede de hastes e flanges. Também pode ser utilizado para peças resistentes à pressão e temperatura.

Qual o preço do Bronze tm 23 e do bronze tm 620?

Barras de bronze redondas.

O preço das barras dessas duas ligas de bronze pode variar de acordo com a quantidade e dimensões da peça. Por isso, solicite um orçamento online de barras de bronze na Aços Nobre. Nossa equipe retorna rapidamente para descobrir as necessidades da sua indústria.

➡️ Quero um orçamento online de bronze

« voltar topo ↑