A liga de aço 1020 pode ser amplamente utilizada em todos os setores industriais para melhorar as propriedades de soldabilidade ou usinabilidade. Possui alta usinabilidade, alta resistência, alta ductilidade e boa soldabilidade.

Esse aço carbono de uso geral também pode ser endurecido por cementação ou por outros tratamentos de superfície. Quer saber mais? Então esse artigo é para você! Continue a leitura e confira a composição, as propriedades, os usos, a dureza e o preço do aço 1020.

Está procurando aços e plásticos para sua indústria? A Aços Nobre é uma distribuidora de aços, metais não ferrosos e plásticos industriais. Só trabalhamos com materiais que ofereçam o melhor custo-benefício para nossos clientes! Solicite um orçamento online abaixo, nossa equipe retorna rapidamente para descobrir suas necessidades:

Solicitar Orçamento

Você também pode se interessar:

➡️ Tudo sobre o Aço 1045

➡️ Usos do Aço inox 420

➡️ Conheça o Aço mola 6150

Confira tudo sobre o aço 1020.

Aços Carbono

Os aços carbono são uma categoria de aço que contém de 0,12 a 2% de carbono. Esta categoria de aço ganha dureza e resistência com o tratamento térmico quando o percentual de teor de carbono aumenta, mas a ductilidade é reduzida.

O aço carbono 1020 é um aço comum bastante utilizado na indústria. Possui uma boa combinação de resistência e ductilidade e pode ser endurecido ou cementado.

➡️ Saiba tudo sobre o processo de cementação do aço – Blog

Composição do Aço 1020

A composição química da liga 1020 é:

Carbono 0.17 a 0.23%
Ferro 99.08 a 99.53%
Manganês 0.30 a 0.60%
Fósforo Até 0.040%
Enxofre Até 0.050%

Propriedades do SAE 1020

🔹Resistência à tração (final): 394.72 MPa (57249 psi)

🔹Resistência à tração (produção): 294.74 MPa (42748 psi)

🔹Alongamento na ruptura (em 50 mm): 36.5%

🔹Redução de Área: 66.0%                     

🔹Módulo de elasticidade (típico para aço): 200 GPa (29000 ksi)

🔹Coeficiente de Poisson: 0.290

Leia também: ➡️ Guia de Aços Carbono
(E-book Grátis)

Forjamento

Esse aço é forjado a cerca de 1260ºC até uma temperatura de 900ºC. As temperaturas reais de forjamento e acabamento dependerão de uma série de fatores, incluindo a redução geral durante o forjamento e a complexidade da peça sendo forjada.

A experiência por si só determinará valores quase exatos para esses dois parâmetros. As peças são resfriadas a ar após o forjamento.

Tratamento térmico

Uma parte significativa desta classe de aço é utilizada na condição forjada, pois apresenta boa usinabilidade nesta condição. Assim, pouco se ganha, neste nível de carbono, com um tratamento de têmpera.

O recozimento após o forjamento pode não ser necessário e, dependendo da dureza após o forjamento e da complexidade da peça sendo forjada, a usinagem pode ser realizada nas peças assim que forjadas. Se as peças têm formas complexas e, portanto, existem variações estruturais em toda a peça, então a normalização está em ordem.

Confira as propriedades e usos da liga 1020, um aço carbono.

Normalização

A normalização raramente é realizada no conteúdo de carbono neste nível, mas pode ser usada antes do endurecimento da superfície. A faixa de temperatura de normalização para este grau é normalmente de 900-930ºC, seguido por resfriamento a ar.

Quando são normalizados antes da cementação, a faixa superior da temperatura de normalização é usada. Quando a normalização é o tratamento final, a faixa de temperatura mais baixa é usada.

Endurecimento

Este tipo de aço normalmente não é submetido a tratamentos de endurecimento e revenimento, pois a dureza obtida com tais tratamentos não justificaria sua execução. A cementação pode ser realizada a 880-920ºC e a carbonitretação a 800-875ºC.

O endurecimento da caixa cementada seria realizado a 780-820ºC, seguido por uma têmpera em água e um tratamento de revenimento a 150-200ºC para melhorar a tenacidade da caixa com um efeito mínimo em sua dureza.

Qual a dureza do Aço Carbono 1020?

🔹Dureza Brinell: 111

🔹Dureza Knoop (convertido da dureza Brinell): 129

🔹Dureza Rockwell B (convertido da dureza Brinell): 64

🔹Dureza Vickers (convertido da dureza Brinell): 115

➡️ O que é dureza do aço? – Blog

Aplicações do Aço 1020

Essa liga de aço é utilizada na condição de cementação e para aplicações estruturais simples, como parafusos de cabeça fria. É usada na fabricação de peças da indústria em geral: automobilística, agrícola, máquinas e equipamentos.

Leia depois: ➡️ Guia de Aços para Construção Mecânica
(E-book Grátis)

Assim, o aço 1020 tem uso na fabricação de eixos, peças e componentes de máquinas e de engenharia geral, eixos e árvores de cames, pinos, catracas, engrenagens e fusos para serviços leves.

Pode ser encontrado como barras laminadas sem acabamento mecânico, barras trefiladas e barras forjadas, nos formatos quadrado, redondo, retangular e sextavado.

Barras redondas de aço 1020.

Preço do Aço 1020 – Orçamento Online

O preço da liga 1020 varia de acordo com a necessidade da peça fabricada. Se você deseja um orçamento online de barras de aço SAE 1020, solicite abaixo. Nossa equipe retorna rapidamente para descobrir a necessidade da sua indústria:

➡️ Quero um orçamento online

« voltar topo ↑