O aço para ferramentas D2 é uma liga com alto teor de carbono e cromo. Esse aço indeformável é caracterizado por uma dureza relativamente alta e numerosos carbonetos de liga ricos em cromo na microestrutura. Esses carbonetos oferecem boa resistência ao desgaste por contato deslizante com outros metais e materiais abrasivos.

Assim, o D2 fornece uma combinação eficaz de resistência ao desgaste e tenacidade, desempenho da ferramenta, preço e uma ampla variedade de formas de produto!

Precisa de aços para ferramenta? Aqui na Aços Nobre você encontra um vasto estoque das melhores ligas metálicas! Solicite um orçamento online e garanta o melhor custo-benefício para sua indústria!

Solicitar Orçamento

Você também pode gostar de ler:

➡️ Tudo sobre o aço D6 para ferramentas

➡️ Os diferenciais da barra sextavada

➡️ Propriedades e usos do aço A36

Saiba tudo sobre o aço D2 para ferramentas de trabalho a frio

O que é o Aço D2?

D2 (ou VD2) é um aço ferramenta de alto cromo projetado especificamente para fornecer uma alta resistência ao desgaste abrasivo e alta temperabilidade.

A classe é entregue recozida para manter uma boa usinabilidade. Após a usinagem, requer um endurecimento para atingir suas propriedades de serviço. O ajuste de dureza deve ser feito para obter o melhor compromisso entre maciez e resistência ao desgaste.

História dessa liga de aço

A popularidade do aço D2 começou durante os dias de “Rosie, a rebitadeira” da Segunda Guerra Mundial. Naquela época, o aço D2 era usado para fazer matrizes para linhas de produção. Uma matriz é pressionada para baixo para cortar e criar formas de aço mais macio.

Em síntese, o aço D2 foi criado para “perfurar” grandes peças de veículos militares/aviões, que seriam então montadas manualmente em uma linha de montagem.

Assim, esse tipo de aço não foi apenas projetado para cortar facilmente outros aços, ele foi projetado para cortar outros aços repetidamente, em um ajuste de fábrica, sem grande desgaste.

Equivalência

Conheça os aços equivalentes ao AISI D2
Equivalência do SAE D2

➡️ Confira equivalências para outros tipos de aço

Composição Química

Elemento %
Carbono (C) 1.55
Enxofre (S) 0.005 máx
Fósforo (P) 0.020 máx
Silício (Si) 0.30
Manganês (Mn) 0.35
Cromo (Cr) 11.75
Molibdênio 0.75
Vanádio (V) 0.75

Propriedades do Aço VD2

Barras redondas de aço D2

🔸Densidade: 0,278 lb/in3 (7695 kg / m3)

🔸Gravidade específica: 7,70

🔸Módulo de elasticidade: 30 x 106 psi (207GPa)

🔸Usinabilidade: 50-60% de um aço carbono a 1%

Forjamento

Aqueça lenta e uniformemente a 700° C, depois mais rapidamente a 900/1040° C. Não continue a forjar abaixo de 925° C. Reaqueça sempre que necessário para manter a temperatura de forjamento adequada.

Depois de forjar, esfrie lentamente. Depois que o forjamento estiver frio, ele deve ser recozido.

Recozimento

Então aqueça uniformemente a 843/871° C e, em seguida, esfrie lentamente no forno a uma taxa de não mais do que 10° C por hora. Após o recozimento, é possível alcançar uma dureza máxima Brinell de 240.

Endurecimento

O aço ferramenta D2 é extremamente sensível ao superaquecimento durante o endurecimento. Então não superaqueça!

Pré-aqueça lentamente a 750/780° C e deixe de molho. Continue aquecendo até a temperatura final de endurecimento de 1000/1030° C e permita que o componente se iguale. Tempere em óleo ou resfrie ao ar livre.

Conheça as propriedades do SAE D2

Têmpera e Dureza do Aço D2

Aqueça uniforme e completamente até a temperatura desejada e mantenha por 25 minutos por cm de espessura. O VD2 pode ser duplo revenido a aproximadamente 15° C abaixo do primeiro revenimento, após o resfriamento intermediário à temperatura ambiente.

Temperatura (ºC) 150 200 250 300 350 400
HRC 62/61 61/60 60/59 57/56 56/55 56/55

Usos para esse aço

🔸 Estamparia ou Matrizes de Formação;

🔸 Matrizes para cunhar, moldar, aparar e laminar a linha;

🔸 Rolos;

🔸 Punções;

🔸 Facas, talhadeiras, lâminas de tesoura;

🔸 Facas de processamento de alimentos;

🔸 Ferramentas;

🔸 Picadores de sucata;

🔸 Trituradores de pneus;

Cutelaria

Demorou algum tempo até que o D2 fosse usado em facas. O primeiro uso registrado foi entre 1965 ou 1966. Sua resistência ao desgaste relativamente alta, juntamente com boa dureza e tenacidade, fez com que funcionasse bem como um aço para facas.

Com seu alto teor de cromo, ele teve uma posição única no debate entre aço inoxidável e aço carbono. Com sua resistência ao desgaste muito maior do que os aços carbono comumente usados ​​por cuteleiros de forja, então era usado por alguns fabricantes de facas que queriam um aço de alta resistência ao desgaste.

Desde então, o D2 tem sido utilizado na fabricação de inúmeras facas.

Faca feita de aço SAE D2 para ferramentas.

Onde comprar? – Orçamento Online

Aqui na Aços Nobre você encontra esse e outros tipos de aços para sua indústria. Somos uma distribuidora com mais de 25 anos de experiência em oferecer a você produtos da melhor qualidade por um preço justo. Solicite um orçamento online e comprove.

➡️ Quero um orçamento

« voltar topo ↑