O aço H13 é um aço para ferramentas com cromo. É amplamente utilizado em aplicações de ferramentas para trabalho a quente e a frio.

Devido à sua excelente combinação de alta tenacidade e resistência à fadiga, o H13 é mais usado do que qualquer outro aço para ferramentas em aplicações de ferramentas.

Essa liga é classificada no grupo H (Hot) pelo sistema de classificação AISI. Continue a leitura e descubra tudo sobre essa liga!

Aqui na Aços Nobre você encontra aços ferramenta para sua indústria. Somos uma distribuidora com mais de 20 anos de experiência! Entre em contato e solicite um orçamento online com o melhor custo-benefício do mercado!

Solicitar Orçamento

Você também pode gostar de ler:

➡️ Aço ferramenta O1 (VND)

➡️ Tudo sobre os aços ferramenta

➡️ Tipos de aços: tabela de equivalências

Saiba tudo sobre o aço H13 para ferramentas e trabalho a quente.

Aço ferramenta H13

O aço para ferramentas H13 é um aço versátil para trabalho a quente com cromo-molibdênio, amplamente utilizado em aplicações de trabalho a quente e ferramentas para trabalho a frio. Como é uma liga para trabalho a quente, mantém sua resistência e dureza até uma temperatura de trabalho mais alta do que a maioria dos aços ferramenta!

Apresenta excelente combinação de dureza e tenacidade à fratura, com manutenção dessas propriedades em temperaturas de até 600° C. Também possui resistência a choques térmicos e trincas por fadiga térmica.

Devido à sua excelente combinação de alta tenacidade e resistência à fissuração por fadiga térmica (também conhecido como verificação por calor), o H13 é usado para mais aplicações de ferramentas de trabalho a quente do que qualquer outro aço para ferramentas.

Este aço apresenta excelentes níveis de usinabilidade, polibilidade e resposta a importantes texturizações para o segmento de fabricação de moldes para injeção de plásticos.

Composição Química do Aço AISI H13

Elemento %
Cromo (Cr) 4.75-5.50
Molibdênio (Mo) 1.10-1.75
Silício (Si) 0.80-1.20
Vanádio (V) 0.80-1.20
Carbono (C) 0.32-0.45
Níquel (Ni) 0.3
Cobre (Cu) 0.25
Manganês (Mn) 0.20-0.50
Fósforo (P) 0.03
Enxofre (S) 0.03

Propriedades do Aço H13

Conheça as características e propriedades físicas e mecânicas do aço ferramenta H13.

O aço H13 é caracterizado por:

🔹Boa resistência à abrasão em baixas e altas temperaturas;

🔹Alto nível de tenacidade e ductilidade;

🔹Uniforme e alto nível de usinabilidade e polibilidade;

🔹Boa resistência a altas temperaturas e resistência à fadiga térmica;

🔹Excelentes propriedades de endurecimento total;

🔹Distorção muito limitada durante o endurecimento.

Dados físicos:

✔️Densidade (lb / cu. Pol.) 0,283

✔️Gravidade Específica 7,8

✔️Ponto de Fusão (ºF) 2600

✔️Módulo de tensão de elasticidade 29

Fabricação e Tratamento térmico

Soldagem

Esse aço é facilmente soldável.

Tratamento térmico

A liga H13 é pré-aquecida a 816° C (1500° F). Em seguida, é aquecida diretamente, aumentando a temperatura para 1010° C (1850° F), seguido de manutenção por 15 a 40 minutos. Então, é resfriada ao ar.

Forjamento

Aços ferramenta H13 são forjados a 1079° C (1975° F). Para este tipo de liga de aço, o forjamento abaixo de 898° C (1650° F) não é preferível.

Trabalho Frio

O trabalho a frio pode ser realizado usando métodos convencionais.

Recozimento

É recozido a 871° C (1600° F) e lentamente resfriados a 4° C (40° F) no forno.

Revenimento

É realizado de 538º C a 649° C (1000º F a 1200° F) para obter dureza Rockwell C de 53 a 38. O revenido duplo também pode ser executado nesse aço a cada hora na temperatura de revenimento preferida.

Confira o tratamento térmico para aço H13.

Alívio de tensões

Em ferramentas de formas complexas, a remoção de material heterogêneo no desbaste, mudanças repentinas nas seções, etc., deve ser realizada tratando o alívio de tensões para minimizar as variações dimensionais e de forma durante a têmpera e revenimento.

O tratamento deve ser entre 550º C a 650 ° C por no mínimo 2 horas e depois resfriar lentamente na estufa a 200° C, depois ao ar.

Têmpera

Austenizar em temperatura de 1020º C. Aquecer 1 hora para cada 25 mm de espessura e adicionar 1 hora adicional para cada 25 mm. Ar frio, óleo quente, banho de sal ou pressão de nitrogênio em um forno a vácuo.

Durante o aquecimento até a austenização deve ser realizado 2 pré-aquecimentos para garantir uniformidade de temperatura e minimizar distorções. O resfriamento deve ser adequado ao tamanho e geometria das ferramentas.

Nitretação

Este tratamento aumenta a resistência ao desgaste por endurecimento. A camada nitretada pode ser projetada para receber ou não a camada branca. A seleção da camada apropriada depende da aplicação da ferramenta. Em geral, a dureza máxima após a nitretação é da ordem de 1000 HV.

Usos e Aplicações

A combinação de suas propriedades, especialmente em temperaturas elevadas, torna o aço H13 apropriado para uso em muitas aplicações diferentes!

É utilizado para matrizes de forjamento a quente em prensas, matrizes para ligas de extrusão de alumínio, fundição sob pressão ou ligas de gravidade não ferrosas, polímeros abrasivos de moldes de injeção, etc.

Conheça os usos do aço ferramneta H13.

Qual o preço do Aço H13? – Orçamento Online

Solicite um orçamento online de aço H13 aqui na Aços Nobre. Somos uma distribuidora de ferro e aço com mais de 20 anos de experiência no mercado!

➡️ Quero um orçamento de aço H13

« voltar topo ↑