O alumínio anodizado é uma excelente opção quando você precisa de protótipos de metal ou peças com propriedades mecânicas superiores e design estético especializado.

O processo de anodização de alumínio forma uma camada de óxido na peça de metal, aumentando efetivamente a resistência, melhorando as qualidades visuais e evitando que a superfície seja arranhada! Continue a leitura e conheça os benefícios, usos e a liga de alumínio mais indicada para anodização!

A Aços Nobre é uma distribuidora de metais e plásticos industriais com mais de 25 anos de experiência em oferecer o melhor material para indústrias de Sorocaba e região. Solicite seu orçamento online abaixo e garanta o melhor custo-benefício!

Solicitar Orçamento

Você também vai se interessar:

➡️ As propriedades do alumínio 6351 T6

➡️ Usos dos principais metais não ferrosos

➡️ Descubra tudo sobre têmpera de aço

Saiba tudo sobre alumínio anodizado.

O que é alumínio anodizado?

O alumínio anodizado é o alumínio que foi tratado para desenvolver um acabamento excepcionalmente durável. Para isso, é utilizado um processo eletroquímico em que o metal é imerso em uma série de tanques, em que um dos tanques, a camada anódica, é desenvolvida a partir do próprio metal!

Como essa camada anodizada é criada a partir do próprio alumínio, em vez de ser pintada ou aplicada, esse alumínio anodizado nunca lasca, descama ou descasca e é muito mais durável! O alumínio anodizado é 3x mais duro do que a matéria-prima e 60% mais leve do que outros metais.

Processo de anodização de alumínio

O processo de anodização envolve quatro etapas.

Etapa 1: Pré-tratamento

A primeira etapa inclui o pré-tratamento do alumínio por desengorduramento e decapagem, fornecendo um acabamento visível. Podem ser aplicados acabamentos brilhantes ou acetinados para produzir o efeito desejado. Esses acabamentos também fornecem uma superfície lisa e limpa para anodização.

Etapa 2: óxido anódico

O processo de anodização requer a submersão do material em um banho de eletrólito ácido enquanto uma corrente elétrica passa. O alumínio atua como um ânodo, de modo que os íons de oxigênio são liberados para combinar com os átomos de alumínio na superfície. Este processo é uma forma de oxidação controlada durante a qual o metal é quimicamente alterado para o nível desejado. Depois que o alumínio é anodizado, as cores podem ser aplicadas usando vários métodos.

Etapa 3: anodização de cor

Uma técnica é a coloração eletrolítica, que envolve a imersão do alumínio anodizado em um banho de sal de metal inorgânico. Uma corrente elétrica é aplicada a este banho conforme os sais de metal se oxidam nos poros do alumínio. Dependendo das condições químicas do banho e do tempo de imersão, a cor do alumínio pode variar.

Acabamentos de cores anodizadas populares incluem ouro, preto, inoxidável, transparente, marrom, bronze e níquel. Algumas empresas que usam tecnologia avançada também oferecem anodização de cores personalizada.

Na anodização de alumínio é possível escolher diferentes cores para as peças.

Etapa 4: Selagem

A etapa final do processo de anodização é a vedação do alumínio para evitar corrosão e vazamento de água. A vedação das extrusões de alumínio anodizado pode ser feita de três maneiras: método a frio, método a quente ou uma combinação dos dois. Isso também evita arranhões ou manchas na superfície.

Benefícios do alumínio anodizado

Após passar pelo processo de anodização, o alumínio oferece uma série de vantagens.

Durabilidade

O alumínio é um material durável mesmo sem passar por esse processo, mas após a anodização, a superfície se torna ainda mais resistente do que a base de alumínio. Como o processo faz a oxidação controlada do alumínio, o produto também nunca enferruja, patina ou sofre por intempéries. O alumínio anodizado é um dos produtos de metal mais resistentes e versáteis do mercado.

Aparência

O alumínio anodizado tem uma aparência que confere beleza a qualquer peça! Quando deixado natural, o alumínio anodizado é uma nova cor prata brilhante.

Opções de cores personalizadas

Pela estrutura de poros abertos da camada anódica antes da vedação, o alumínio anodizado pode receber acabamento combinando com quase qualquer amostra Pantone que você possa imaginar. A versatilidade do material também significa que ele pode ser feito para espelhar a aparência de outros metais, recebendo a aparência de ouro, bronze, cobre, aço inoxidável, latão e muito mais, sem o risco de desgaste.

Peso leve

O alumínio anodizado é um metal leve, pesando cerca de 60% menos que o aço inoxidável, cobre ou latão. Isso torna o envio do material muito mais econômico e pode resolver uma miríade de problemas de design.

Aplicações

Conheça os diferente usos para alumínio anodizado.

A anodização é um processo popular e usado para algumas aplicações em uma ampla variedade de indústrias. Veja algumas das indústrias que usam e os produtos feitos de alumínio anodizado:

✔️ Aeroespacial;

✔️ Automotivo;

✔️ Arquitetura;

✔️ Bens de consumo;

✔️ Setores de utilidades domésticas;

✔️ Equipamento de cozinha;

✔️ Tampas de dutos;

✔️ Luminárias;

✔️ Produtos de preparação de alimentos;

✔️ Equipamento fotográfico;

✔️ Equipamentos de rádio;

✔️ Entre outros.

A Liga mais indicada para anodização: Alumínio 6351 T6

O alumínio 6351 T6, graças às suas características — alta resistência mecânica, à corrosão e boa conformabilidade — é um dos mais apropriados para anodização! É também a liga de alumínio mais usada para usinagem. Amplamente aplicada em componentes para construção mecânica, utilizada em engenharia estrutural, construção de navios, veículos e equipamentos, peças usinadas em tornos automáticos e acessórios para cabos.

➡️ Saiba tudo sobre a liga de alumínio 6351 T6 — artigo completo

Alumínio para anodização — Orçamento online

Liga de alumínio para anodização.

Precisa de matéria-prima para aplicar anodização em alumínio? Aqui na Aços Nobre você encontra vergalhões de alumínio 6351 T6 nos formatos barra chata, quadrado, redondo e sextavado. Solicite um orçamento online sem compromisso, oferecemos o melhor custo-benefício para sua indústria!

➡️ Quero um orçamento

« voltar topo ↑