Diversos projetos industriais exigem a aplicação de uma liga metálica. Sempre que esse assunto vem à tona, é preciso considerar os fatores relevantes ao comprar aço carbono. Isso porque o produto é amplamente utilizado em diferentes setores.

Caracterizado pela combinação de ferro e carbono em concentração que varia de 0,008% a 2,11%, essa liga metálica confere resistência mecânica ao produto final. Isso significa que garante sua dureza!

Ainda assim, existem diferentes níveis de resistência, além de outros fatores que precisam ser considerados ao comprar aço carbono. Neste artigo, você vai descobrir os principais aspectos a serem avaliados para fazer uma aquisição com mais eficiência para o seu projeto. Acompanhe abaixo!

Aqui na Aços Nobre você encontra um vasto estoque de aço carbono e liga. Solicite seu orçamento, nossa equipe responde em breve seu contato.

Solicitar Orçamento

Você também vai gostar de ler:

➡️ Tudo sobre o aço carbono

➡️ Aço SAE 1020 ou A36?

➡️ Propriedades do aço

Saiba o que considerar antes de comprar aço carbono.

1 — Considere a finalidade do uso do produto final

Ao comprar aço carbono, você deve considerar como vai utilizar esse material. Existem várias possibilidades de aplicação. Entre as principais estão:

●         uso comercial e industrial;

●         construção civil;

●         placas para fabricação de tubos de aço;

●         engrenagens para peças de máquinas que exijam alta resistência mecânica;

●         equipamentos de ginástica;

●         matéria-prima para obras arquitetônicas e de arte contemporânea;

●         corrimãos de escadas;

●         hidrantes;

●         brinquedos;

●         equipamentos hospitalares;

●         estruturas metálicas diversas, usinagens, estandes e serralheria.

A partir disso, você deve pensar nos tipos de aço carbono. Cada um deles confere determinado nível de dureza. Isso porque a liga pode ter uma quantidade maior ou menor de carbono, principal elemento que endurece o produto. Assim, existem três classificações:

●         baixo carbono (até 0,3%): tem pouca resistência. Por outro lado, é soldável e usinável. Geralmente, não sofre tratamento térmico. Além disso, tem alta tenacidade e ductilidade;

●         médio carbono (de 0,3% a 0,6%): apresenta média resistência e dureza. Ao mesmo tempo, sua tenacidade e ductilidade são reduzidas, em comparação com o grupo anterior. Uma característica é sua boa temperabilidade em água. Por isso, é um dos tipos mais comuns;

●         alto carbono (acima de 0,6%): é o tipo mais duro. Quanto mais carbono tiver em sua concentração, há mais resistência à oxidação. É a opção mais utilizada em superaquecedores e estruturas de portões.

Barras de aços carbono.

2 —Verifique se o aço vai ser usinado

Diferente do que muita gente pensa, o aço nem sempre precisa ser usinado. Porém, ele pode passar por esse processo, especialmente, se tiver baixa concentração de carbono. Assim, o tratamento térmico é dispensável em alguns casos.

De toda forma, o fresamento é recomendado. Isso porque ele garante a integridade do aço carbono e ainda facilita a criação de superfícies mais planas. Esse material é importante na fabricação de automóveis, por exemplo.

A usinagem em Controle Numérico Computadorizado (CNC) também é permitida. Afinal, assegura o alto padrão de qualidade e flexibilidade do produto!

3 — Pense se o aço será soldado

O aço carbono não exige solda, já que a matéria-prima é o ferro. Porém, ele é suscetível à soldagem, desde que tenha baixa concentração de carbono. Assim, você já sabe que, se precisar fazer esse procedimento, será necessário escolher esse tipo de liga.

Inclusive, nesses casos você deve avaliar os seguintes aspectos ao comprar aço carbono:

●         quantidade de carbono na mistura;

●         taxa de resfriamento;

●         outros materiais que compõem a liga.

Vale a pena lembrar que a solda exige que o material suporte uma temperatura intensa. Caso contrário, haverá comprometimento das propriedades mecânicas.

Aço carbono soldado.

➡️ Os efeitos dos elementos químicos no aço – Blog

4 — Avalie se o material passará por tratamento térmico

Como já adiantamos, o tratamento térmico é dispensável em várias situações. O aço com concentração de até 0,3% de carbono, que apresenta alta tenacidade e baixa dureza, é um exemplo.

Quando for uma concentração maior, haverá resistência ao tratamento térmico. Por isso, se for necessário submeter a altas temperaturas, a liga deve ser de médio ou alto carbono para evitar deformações.

5 — Mensure a resistência necessária antes de comprar aço carbono

A resistência do aço carbono é verificada pela tensão mínima de escoamento. Essa forma de mensuração é a principal para a manufatura e construção civil. Veja quais são as referências:

●         média resistência: limite de escoamento de 195 a 259 MPa. Esse é o caso do aço A36;

●         alta resistência e baixa liga: limite de escoamento de 290 a 345 MPa;

●         aços tratados termicamente: limite de escoamento de 620 a 700 MPa.

Além do limite de escoamento, ainda é preciso considerar outros dois fatores: corrosão e tração. O primeiro é um processo natural, que acontece devido à exposição inadequada do aço ao ambiente. É possível adiar esse fenômeno por meio da inclusão de elementos na liga que garantem boa resistência à oxidação. Por exemplo, cromo e níquel.

Por sua vez, a tração sofre menor resistência em aços com baixo nível de carbono. Portanto, o aço carbono baixa liga funciona de maneira contrária e tem propriedades mecânicas melhores. É importante mencionar que a resistência à tração é maior quando o teor de carbono na liga vai até 0,7/0,8%.

Barra de aço carbono sextavada.

➡️ Entenda tudo sobre a resistência do aço — Blog

Onde comprar aço carbono? — Orçamento online

Como você viu, existe a necessidade de considerar diferentes aspectos ao comprar aço carbono. De toda forma, todos eles levam ao primeiro ponto: saber qual é o objetivo do produto final. A partir disso, você consegue definir o nível de resistência, a necessidade de soldagem entre outros aspectos.

Por isso, a análise dessas questões torna a sua aquisição mais eficiente. Afinal, se adquirir uma liga diferente da correta, poderá ocorrer danos ao produto, à máquina ou à estrutura que está sendo montada!

Solicite um orçamento de produtos da Aços Nobre e veja opções de aço carbono SAE 1045, SAE 1020 e SAE A36. Algum de nossos representantes retorna seu contato logo para conversar sobre sua demanda.

Solicitar Orçamento
« voltar topo ↑