O latão é uma liga binária composta de cobre e zinco, produzida há milênios e valorizada por sua trabalhabilidade, dureza, resistência à corrosão e aparência atraente. Continue a leitura e saiba tudo sobre esse metal e sobre a liga de latão CLA 360!

A Aços Nobre é uma distribuidora de aços e metais não ferrosos de renome no mercado. Temos disponível uma variedade de produtos para atender à necessidade da sua indústria. Solicite um orçamento online abaixo, nossa equipe retorna seu contato em breve.

Solicitar Orçamento

Você também pode se interessar:

➡️ Tudo sobre o Cobre eletrolítico

➡️ Bronze Tm 23 e Bronze Tm 620

➡️ As propriedades do Alumínio 6351 T6

Saiba tudo sobre o latão e a liga de latão CLA 360.

Características do Latão

As propriedades exatas dos diferentes latões dependem da composição da liga de latão, particularmente da razão cobre-zinco. No entanto, em geral, todos esses metais são valorizados por sua usinabilidade ou pela facilidade com que pode ser formado nas formas desejadas, mantendo uma alta resistência.

Embora existam diferenças entre os latões com alto e baixo teor de zinco, todos os latões são considerados maleáveis ​​e dúcteis (mais ainda os latões com baixo teor de zinco). Devido ao seu baixo ponto de fusão (900-940º C), o latão também pode ser moldado com relativa facilidade. Porém, para aplicações de fundição, geralmente é escolhida uma liga com alto teor de zinco.

As ligas com menor teor de zinco podem ser facilmente trabalhadas a frio, soldadas e abrasadas. Um alto teor de cobre também permite que o metal forme uma camada protetora de óxido (pátina) em sua superfície que protege contra corrosão adicional, uma propriedade valiosa em aplicações que expõem o metal à umidade e às intempéries!

O metal possui boa condutividade térmica e elétrica (sua condutividade elétrica pode variar de 23% a 44% da do cobre puro) e é resistente ao desgaste e à faísca. Como o cobre, suas propriedades bacteriostáticas resultaram em seu uso em louças sanitárias e instalações de saúde.

O latão é considerado uma liga de baixa fricção e não magnética, enquanto suas propriedades acústicas resultam em seu uso em muitos instrumentos musicais de ‘banda de metais’. Artistas e arquitetos valorizam as propriedades estéticas desse metal, pois ele pode ser produzido em uma variedade de cores, do vermelho escuro ao amarelo dourado.

Aplicações do latão e da liga de latão 360.

Aplicações das Ligas de Latão

As valiosas propriedades do latão e a relativa facilidade de produção tornaram suas ligas amplamente usadas. Compilar uma lista completa de todas as aplicações de latão seria uma tarefa colossal, mas seu uso abrange diversos campos da indústria: Armamento, Ornamentação, Tubos de condensador, Terminais elétricos, Porcas, entre outras aplicações.

Latão CLA 360

A liga de latão 360 é conhecida como latão de usinagem fácil. É um metal macio e dúctil e a liga padrão consiste principalmente em cobre e zinco, com uma pequena quantidade de chumbo e outros elementos. Assim, a composição química do latão 360 é: 61,5% de cobre, 35,5% de zinco, 3% de chumbo e até 0,35% de ferro.

Propriedades do Latão 360

Sua composição química fornece ao material características e propriedades mecânicas únicas. Por exemplo, o chumbo de 3% fornece ao latão 360 o mais alto nível de usinabilidade de todas as ligas de cobre, facilitando o processamento na usinagem desse latão. Confira as propriedades dessa liga:

🔹Usinagem e corte livres (desgaste mínimo da ferramenta);

🔹Resistência à tração: 58.000 PSI;

🔹Resistência ao escoamento: 45.000 PSI;

🔹Alongamento: 25%;

🔹Dureza Rockwell: 78;

🔹Alta resistência e resistência à corrosão;

🔹Adequado para acabamento de superfície polida;

🔹Boas propriedades de conformação a quente;

🔹Não é ideal para conformação a frio, soldagem, solda e brasagem;

🔹Pode ser forjado e recozido;

🔹Alto valor de retorno da sucata.

Veja onde comprar barras de latão CLA 360.

Usos e aplicações do Latão CLA 360

Com base em seu desempenho e propriedades, pode ser usado nas seguintes aplicações:

✔️Parafusos em geral;

✔️Produtos para encanamento, conexões, adaptadores, hastes de válvulas e peças diversas de máquinas parafusadas;

✔️Engrenagens, componentes de trava, acessórios para tubos e aplicações ornamentais;

✔️Indústrias industriais e eletrônicas;

✔️Parafusos, porcas e pernos sextavados;

✔️Acoplamentos, buchas, conectores, conexões, componentes de válvulas, eixos de bomba, suportes, etc;

✔️Instrumentos musicais.

Você já conhecia todas as propriedades e possibilidades de uso do latão? Aqui na Aços Nobre você encontra barras redondas, retangulares/quadradas e sextavadas de latão CLA 360. Solicite um orçamento online e comprove o melhor custo-benefício de latão do mercado:

➡️ Quero um orçamento online

« voltar topo ↑