O Nylon 6.0 (ou poliamida 6.0) é um material sintético com aplicações que variam desde atividades da vida diária até industriais. Isso porque, devido às suas excelentes propriedades, é amplamente utilizado em diferentes segmentos da indústria. Continue a leitura e descubra tudo sobre esse termoplástico.

Aqui na Aços Nobre você encontra Nylon e outros plásticos para sua indústria. Somos a maior distribuidora de aços, metais e plásticos industriais da região de Sorocaba, oferecendo sempre produtos da mais alta qualidade com o melhor custo-benefício. Solicite um orçamento online, temos um vasto estoque de materiais para te atender.

Solicitar Orçamento

Você também pode se interessar:

➡️ Tudo sobre o Teflon (PTFE)

➡️ Propriedades do Polietileno

➡️ Conheça os usos do Poliuretano

Conheça as propriedades do nylon 6.0

Nylons (poliamida)

O nome “nylons” refere-se ao grupo de plásticos conhecido como ‘poliamidas’. Os nylons são tipificados por grupos amida (CONH) e abrangem uma variedade de tipos de materiais (por exemplo, Nylon 6.6; Nylon 6.12; Nylon 4.6; Nylon 6; Nylon 12 etc.), fornecendo uma gama extremamente ampla de propriedades disponíveis.

Aqui no Brasil, esse material é encontrado em 3 variações: nylon 6 (comum), nylon 6.6 (Techyn PSA) e nylon fundido. É usado na produção de filmes e fibras, mas também está disponível como composto para moldagem.

Produção de Nylon

A fibra de nylon é produzida empurrando nylon derretido através de minúsculas aberturas em um dispositivo chamado fieira. As peças de nylon então endurecem em um filamento após serem expostas ao ar.

Esses filamentos são formados em bobinas e esticados depois de resfriados. Um processo desfaz os filamentos ou fios e os enrola em outro carretel. Esse procedimento faz com que as moléculas do filamento formem linhas paralelas, o que confere elasticidade e resistência à fibra de nylon.

Grânulos de poliamida 6.0.
Grânulos de Nylon 6.0

História

O químico americano Wallace Hume Carothers descobriu as poliamidas em 1931. Em 28 de outubro de 1938, começou a produção comercial de nylon 6.6. As poliamidas foram introduzidas pela primeira vez como polímeros formadores de fibras.

A primeira aplicação comercial foi a escova de dentes Miracle Tuft do Dr. West. No ano seguinte, as meias de nylon tornaram-se disponíveis e, em 1941, os pós para moldagem de nylon começaram a ser produzidos comercialmente. O Nylon 6 foi desenvolvido na década de 1940 (em grande parte como consequência da patente que existia no Nylon 6.6).

Nylon 6.0

O nylon 6.0 é o tipo mais comum desse material e também o de menor custo. É um material produzido a partir da extrusão da poliamida 6, sendo um material bem rígido e resistente. Dessa forma, entre os plásticos de maior consumo no mercado, ele possui excelentes propriedades mecânicas, elétricas e térmicas.

Propriedades do Nylon 6.0

🔹Fórmula química: (C6H11NO) n

🔹Densidade: 1.084 g / mL

🔹Ponto de fusão: 220 ° C (493 K)

O nylon 6.0 possui muitas propriedades que o tornam uma fibra muito útil em muitas aplicações. É muito forte e elástico; também é fácil de lavar e geralmente pode ser lavado com itens semelhantes e normalmente não requer arranjos de lavagem especiais.

A fibra de nylon é muito responsiva e resiliente, bem como relativamente resistente ao calor, raios ultravioletas e produtos químicos.

Barras de nylon 6.0.

Confira suas principais propriedades:

✔️Ótima resistência ao desgaste

✔️Boa resistência à impacto

✔️Excelente isolação térmica e elétrica

✔️Boa resistência aos agentes químicos

✔️Resistente à gases

✔️Autolubrificante

✔️Elevado ponto de fusão

✔️Fácil de usinar

✔️Boa dureza

✔️Boa tenacidade

✔️Pode ser fresado, torneado, furado e cortado.

Outras Vantagens

O tipo 6.0 é mais fácil de processar do que o Nylon 6.6 (fundível), pode ser moldado por injeção por reação. Tem menor encolhimento do molde do que o Nylon 6.6 com boa resistência à fadiga. Melhorias úteis na rigidez podem ser obtidas pela inclusão de fibras de vidro, ao contrário dos acetais.

Principais usos

Esse plástico possui ampla aplicação nas indústrias química, mecânica e elétrica. É muito utilizado para engrenagens, mancais, buchas, roldanas, roscas-sem-fim, lâminas raspadoras, cremalheiras, porcas e parafusos, rodas de carros paleteiros, estrelas de alimentação, entre outros.

Engrenagem feita de nylon 6.0.

Qual o Preço do Nylon 6? – Orçamento Online

O preço desse material varia de acordo com a quantidade e dimensões das barras. Para garantir o melhor custo-benefício de nylon 6.0 para sua indústria, não deixe de solicitar um orçamento online conosco. Somos uma distribuidora com mais de 25 anos de experiência, oferecendo a você os melhores produtos industriais.

➡️ Quero um orçamento de Nylon 6.0

« voltar topo ↑