O poliuretano é um material plástico, que existe em várias formas. Ele pode ser adaptado para ser rígido ou flexível e é o material de escolha para uma ampla gama de aplicações.

Por isso, os poliuretanos são encontrados em inúmeros itens utilizados diariamente na vida moderna! Continue a leitura e descubra tudo sobre esse material.

Aqui na Aços Nobre você encontra uma linha diversa de plásticos industriais para pronta-entrega. Solicite um orçamento abaixo, nossa equipe retorna rapidamente:

➡️  Quero Solicitar um Orçamento

Você também pode querer ler:

➡️ Tudo sobre o Poliacetal

➡️ Tipos e Usos dos Aços Ferramenta

➡️ Aço Carbono ou Aço Inox?

Tudo sobre o Poliuretano.

Origem do Poliuretano

A origem do poliuretano remonta ao início da Segunda Guerra Mundial. Foi desenvolvido pelo químico alemão, Otto Bayer (1902-1982), como substituto da borracha. Otto é reconhecido como o “pai” da indústria de poliuretanos por sua invenção do processo básico de poliadição de diisocianato.

Assim, a versatilidade desse polímero e sua capacidade de substituir materiais escassos estimularam diversas aplicações. Durante a Segunda Guerra, revestimentos de poliuretano foram usados para impregnação de papel e fabricação de roupas resistentes ao gás mostarda.

O poliuretano também foi aplicado como acabamento de alto brilho de aviões e revestimentos resistentes a produtos químicos e à corrosão para proteger metal, madeira e alvenaria.

Desenvolvimento dos Poliuretanos

No final da guerra, os poliuretanos já estavam sendo fabricados e usados em escala industrial, podendo ser formulados sob medida para aplicações específicas!

Em meados dos anos 1950, já podiam ser encontrados em revestimentos e adesivos, elastômeros e espumas rígidas. Depois, com o desenvolvimento de um poliol poliéter de baixo custo, as espumas flexíveis abriram portas para seu uso em estofados e automóveis do jeito que conhecemos hoje!

Usos e Aplicações

Colchão com espuma de poliuretano.
Colchão feito de espuma de poliuretano.

Poucos materiais podem competir com os poliuretanos em termos de versatilidade e popularidade. Atualmente, os poliuretanos podem ser encontrados em praticamente tudo que tocamos, como mesas, cadeiras, carros, roupas, calçados, eletrodomésticos, camas. Sem contar que é utilizado em isolamento em paredes, teto e molduras em nossas casas.

Seu crescente sucesso e maior uso são ainda mais impulsionados pelo fato de serem acessíveis e seguros. Essas qualidades o torna um produto de escolha para fabricantes e varejistas em todo o mundo.

Os poliuretanos também podem atender às mais altas expectativas do consumidor, daí sua crescente popularidade. Ao contrário de outros materiais que podem desempenhar funções semelhantes, eles não são escassos e podem ser fabricados de acordo com as especificações exatas (maior rigidez ou flexibilidade, por exemplo)!

Tipos de Poliuretanos

Espuma de Poliuretano Flexível

É utilizada como amortercimento para uma variedade de produtos comerciais. Roupas de cama, móveis, interiores de carros, revestimento de carpetes são apenas alguns deles.

A espuma flexível pode ser criada em praticamente qualquer variedade deformas e firmeza. É leve, durável e confortável.

Esponja amarela feita de espuma flexível de poliuretano.
Esponja de espuma de poliuretano.

Espuma Rígida de Poliuretano

Esse tipo cria um dos isolamentos mais populares e eficientes em termos de energia. Essas espumas podem reduzir significamente os custos de energia, tornando as propriedades comerciais e residenciais mais eficientes e confortáveis.

Revestimentos, adesivos, selantes e elastômetros

Oferecem um amplo e crescente espectro de aplicações e benefícios. Os revestimentos podem melhorar a aparência e prolongar a vida útil d eum produto. Os adesivos fornecem fortes vantagens de ligação, enquanto os selantes fornecem vedações mais apertadas.

Já os elastômetros podem ser moldados em praticamente qualquer formato, sendo mais leves do que o metal.

Também existem o poliuretano termoplástico, o poliuretano para moldagem por injeção de reação, entre outros.

Tarugos de Poliuretano

Tarugos vermelhos de poliuretano.

Os tarugos de poliuretano são peças muito utilizadas na indústria. Esses materiais levam destaque por sua alta flexibilidade e grande resistência a compressão e corte. Também são comparados às borrachas, devido sua elevada elasticidade! Veja outras propriedades:

☑️ Resistentes à eletricidade (mas não é recomendado o uso como isolante);

☑️ Podem ser usado em trabalhos com temperaturas de 40º a 80º – até 100º por pouco tempo;

☑️ São resistentes a diversos compostos químicos, como benzina, benzeno, graxas, óleos, ozônio e oxigênio.

Assim, podem ser utilizados para socadores de fundição, graxetas para presas, acoplamentos elétricos, amortecedores de vibração, engrenagens, roldanas, rodas, calços, entre outros.

Já conhecia todas essas propriedades e aplicações desse material tão versátil e popular? Se você precisa de tarugos de poliuretano é só solicitar um orçamento online agora mesmo:

QUERO SOLICITAR UM ORÇAMENTO ONLINE

« voltar topo ↑