O processo de beneficiamento do aço é um tratamento térmico composto de dois tratamentos em temperatura adequada: têmpera seguida de revenido. O beneficiamento é utilizado para modificar as propriedades mecânicas e físicas do aço, com o intuito de obter maior tenacidade.

Continue a leitura e descubra as vantagens e usos do aço beneficiado!

A Aços Nobre é uma distribuidora de ferro e aço com mais de 25 anos no mercado. Temos um vasto estoque com diferentes ligas de aço para aplicações em diversos setores industriais. Solicite um orçamento online e garanta produtos de primeira qualidade com preço justo!

Solicitar Orçamento

Você também pode gostar de ler:

➡️ Quais são os Aços para Cementação?

➡️ Tipos de tratamento térmico do Aço

➡️ 8 Cuidados para prevenir corrosão

Saiba tudo sobre o processo de beneficiamento do aço.

O que é beneficiamento do Aço?

O beneficiamento é utilizado em aços submetidos a esforços, pressão, estiramentos, entre outros, de diferentes setores industriais. Assim, é aplicado para amolecer, endurecer ou modificar o aço, ajustando a peça de acordo com a finalidade desejada.

Processo de Beneficiamento do Aço

Para fornecer mais tenacidade e resistência às ligas, o processo de beneficiamento do aço é composto por dois tipos de tratamentos térmicos: a têmpera e o revenimento.

Têmpera

A têmpera é um tipo de tratamento térmico que consiste em resfriar o aço quente rapidamente para torna-lo duro novamente. Assim, o aço quente e maleável passa pelo resfriamento por algum elemento, geralmente, água ou óleo.

No processo de beneficiamento do aço, a têmpera oferece aumento de resistência mecânica e dureza dos aços causado pela formação da martensita, um microconstituinte que usualmente apresenta um comportamento frágil.

A escolha do meio de resfriamento depende da dureza desejada, forma e dimensão da peça e da temperabilidade do aço utilizado.

A têmpera é a primeira etapa do processo de beneficiamento do aço.

Revenido

Já o revenimento é outro tipo de tratamento térmico. No processo de beneficiamento do aço, esse tratamento vem subsequente à têmpera, tendo como principal finalidade o ajuste das propriedades mecânicas (em especial a tenacidade).

No revenido, o aço será aquecido a uma temperatura abaixo do ponto crítico, à medida que as temperaturas mais baixas reduzem a fragilidade, mantendo a dureza. São necessárias temperaturas mais altas para maior plasticidade com menos dureza e resistência.

➡️ Conheça os principais tratamentos térmicos do aço – Blog

Vantagens do Aço beneficiado

O aço ganha muitos benefícios após o processo de beneficiamento. Como:

✔️Elimina a necessidade de endireitamento pós-tratamento térmico e alívio de tensões;

✔️Propriedades mecânicas consistentes;

✔️Mais resistente;

✔️Menos quebradiço;

✔️Força aumentada;

✔️Elimina a distorção causada devido a formas não simétricas.

Usos do Aço beneficiado

Após o processo de beneficiamento do aço, o aço beneficiado é empregado em peças que precisam ter uma boa combinação entre tenacidade e resistência.

O aço beneficiado possui muitos benefícios para diferentes setores industriais.

Aços para beneficiamento

Os tratamentos de beneficiamento somente são eficazes em aços com teor de carbono superior a 0,25% de peso. Os aços para beneficiamento, geralmente, estão na categoria dos aços para construção mecânica. Veja os 3 principais abaixo.

Aço 8640

O SAE 8640 possui boa temperabilidade, forjabilidade, soldabilidade e usinabilidade. Tem uso em aplicações onde a força, tenacidade e resistência ao desgaste são primordiais, como fixadores forjados de alta resistência.

Também é utilizado na fabricação de engrenagens, pinos, buchas, bielas, rolamentos, entre outras peças de construção mecânica.

➡️ Solicite um orçamento online de barras de aço 8640

SAE 4340

Essa liga também possui boa forjabilidade e temperabilidade, mas baixo nível de soldabilidade e usinabilidade. Seus principais usos são em eixos, engrenagens, engrenagens planetárias, colunas, mangas e cilindros. Também é usado para fabricar moldes plásticos de grande e médio porte, que exigem alta resistência e tenacidade.

➡️ Orçamento online de Barras de aço SAE 4340

Aço SAE 4140

O terceiro aço para beneficiamento possui boa forjabilidade e temperabilidade, com baixa soldabilidade. A liga 4140 é utilizada em sistemas mecânicos de uso geral. Na condição forjada tem aplicação nas indústrias aeroespacial e de petróleo e gás. Sem contar as inúmeras aplicações nas indústrias automotiva e agrícola.

➡️ Solicite um orçamento de barras de aço 4140

Os aços beneficiados são utilizados em diferentes aplicações de vários setores industriais.

Onde comprar aços para beneficiamento? – Orçamento online

Aqui na Aços Nobre você encontra ligas de aço para beneficiamento. Solicite um orçamento online, nossa equipe retorna rapidamente para descobrir as necessidades da sua indústria!

Solicitar Orçamento
« voltar topo ↑