Nenhum metal está completamente protegido contra a ameaça de corrosão. Mas existem algumas maneiras práticas de prevenir a corrosão do aço!

Os engenheiros podem incorporar o controle da corrosão ao processo de projeto. Os fabricantes podem aplicar barreiras de proteção contra corrosão. E por fim, as pessoas que usam a peça podem tomar medidas preventivas para prolongar sua vida.

Continue a leitura e confira 8 cuidados para evitar a corrosão de metais.

Se você precisa de aço de primeira qualidade com preço justo, solicite um orçamento online aqui na Aços Nobre. Há mais de 25 anos oferecendo o melhor custo-benefício para indústrias como a sua:

Solicitar Orçamento

Você também pode gostar de ler:

➡️ Tudo sobre Aço Inox: tipos e usos

➡️ Como escolher um distribuidor de aço?

➡️ Tipos de tratamento térmico de aço

Confira 8 cuidados para evitar a corrosão do aço.

O que é corrosão?

A corrosão é a deterioração de um material causada por interações no ambiente. É um fenômeno natural, exigindo três condições: umidade, uma superfície metálica e um agente oxidante conhecido como aceptor de elétrons.

O processo de corrosão converte a superfície reativa do metal em uma forma mais estável, ou seja, seu óxido, hidróxido ou sulfeto. Uma forma bastante comum de corrosão é a ferrugem.

A corrosão pode ter vários efeitos negativos no metal. Quando as estruturas metálicas sofrem corrosão, elas se tornam inseguras, o que pode causar acidentes, como desmoronamentos. Desse modo, mesmo uma pequena corrosão requer reparos e manutenção!

Embora todos os metais corroam, estima-se que 25-30% da corrosão poderia ser evitada usando métodos de proteção adequados. Por isso, confira abaixo 8 dicas que vão te ajudar a prevenir a corrosão do aço.

1 – Opte por ligas de Aço

Enquanto todos os metais sofrem corrosão, cada um deles sofre em proporções diferentes. É por isso que ligas, que são feitas de dois ou mais metais diferentes, são resistentes à ferrugem.

Tecnicamente, todos os tipos de aço já são ligas, pois são feitos de ferro e carbono. No entanto, a adição de outros metais, como cromo, níquel, manganês e outros, criará diferentes tipos de ligas de aço.

➡️ Tudo sobre as ligas metálicas – Blog

Alguns deles, como o aço inoxidável, são feitos para prevenir completamente a ferrugem. Embora não sejam completamente resistentes à corrosão, enferrujam muito mais lentamente.

O aço inox é uma liga menos propensa a enferrujar.

Modificar a composição do aço também altera sua tenacidade, condutividade, aparência e muitas outras propriedades. Por isso, é importante considerar como evitar a ferrugem, mas também se certificar de que a liga de aço é adequada para a aplicação que você precisa. Além disso, considere as técnicas de soldagem utilizadas e o ambiente circundante, pois todos afetarão a taxa de corrosão.

2 – Use Aço inoxidável

Como já falamos, o aço inox é uma das ligas mais resistentes à corrosão. Esse tipo de aço contém um mínimo de 11% de cromo. Isso permite a formação de uma película protetora de óxido de cromo que atua como escudo contra a ferrugem.

Se danificada, essa película protetora se forma novamente. A resistência à corrosão dessa liga também pode ser aumentada ainda mais com a adição de níquel.

3 – Mantenha o aço limpo e seco

A água é o inimigo número 1 quando se trata da ferrugem, porque é o oxigênio nas moléculas de água que se combina com o ferro para formar óxido de ferro. É por isso que metais deixados ao ar livre, como carros e portões, têm maior probabilidade de enferrujar.

Se o objeto estiver localizado em um ambiente interno úmido, como uma garagem ou porão, instale um desumidificador. Qualquer tipo de lama ou sujeira aderida à superfície pode reter água, por isso é importante manter os metais limpos.

Barra de aço enferrujada.

4 – Design Adequado

O projeto deve permitir que o ar circule livremente ao redor do metal. Assim, o planejamento adequado durante a fase de projeto pode minimizar a penetração de água e reduzir o risco de ferrugem!

Evite fendas e cavidades. As juntas de metal devem ser soldadas e não aparafusadas. Se apropriado, orifícios de drenagem para água devem ser considerados. Deve-se ter um acesso adequado que permita a manutenção regular em estruturas grandes.

5 – Galvanização

A galvanização é um método de prevenção de ferrugem (proteção catódica). É realizado por meio de galvanização por imersão a quente ou galvanoplastia.

Nesse processo, o objeto de ferro ou aço é revestido com uma fina camada de zinco. Isso impede que o oxigênio e a água atinjam o metal por baixo, mas o zinco também atua como um “metal de sacrifício”. O zinco é mais reativo do que o ferro, oxidando no lugar do objeto de ferro.

Aço passando pelo processo de galvanização para prevenir corrosão do aço.

6 – Previna arranhões

Arranhões ou rachaduras no metal expõem mais metal e retêm água, permitindo que ela permaneça em contato com o ferro. É por isso que o aço laminado a frio é mais resistente à corrosão do que o aço laminado a quente – a laminação a frio cria uma superfície mais lisa sem textura que pode reter água.

7 – Aplique um revestimento protetor

Existem pinturas que servem como protetoras de corrosão do aço, criando uma camada por cima do metal que o protege dos agentes externos.

Além disso, mergulhar objetos de metal, como relógios, em uma solução azulada de água, hidróxido de sódio e nitrato de potássio, também fornece forte resistência à corrosão.

Também é possível aplicar uma solução de água e vinagre no objeto de metal que tenha uma pequena área enferrujada. Nesses casos, a solução precisa ser aplicada durante a noite para que durante o dia a ferrugem seja raspada com papel alumínio.

Sem contar que existem alguns produtos disponíveis comercialmente em lojas de materiais de construção que previnem a corrosão do aço.

8 – Manutenção

Fazer uma manutenção regular ajuda a evitar a corrosão do aço.

Revestimentos protetores, controle de umidade e proteção catódica são maneiras eficazes de prevenir a corrosão em peças metálicas. No entanto, essas medidas não são nada sem manutenção e monitoramento regulares!

Os revestimentos podem se desgastar com o tempo. Mesmo pequenos cortes e arranhões podem causar corrosão. Dessa forma, certifique-se de manter as peças limpas e aplique proteção adicional conforme necessário.

A Aços Nobre é uma distribuidora de ferro, aço e metais não ferrosos com mais de 25 anos no mercado. Aqui você encontra ligas de aço de qualidade superior para seu projeto industrial. Diversas opções para atender sua necessidade.

Solicitar Orçamento
« voltar topo ↑