Você sabia que, tecnicamente, a maioria dos “metais” que usamos não são metais? Na verdade, esses materiais são ligas metálicas! De obturações dentárias a aeronaves, as ligas estão presentes em grande parte do nosso dia a dia!

Uma liga metálica é uma combinação de um metal com, pelo menos, um outro metal ou não metal. A maneira mais comum de combinar metais em uma liga é derretê-los, misturá-los e permitir que se solidifiquem e esfriem de volta à temperatura ambiente. Continue a leitura e descubra tudo sobre esse assunto!

Na Aços Nobre você encontra um vasto estoque de ligas metálicas para sua indústria. Solicite um orçamento online, nossa equipe retorna rapidamente seu contato.

Solicitar Orçamento

Você também pode querer ler depois:

➡️ Principais tratamentos térmicos do aço

➡️ O que é Aço carbono e suas aplicações

➡️ As Ligas de Bronze Tm 23 e Tm 620

Saiba tudo sobre as ligas metálicas.

O que é um metal?

Os metais são elementos químicos puros. O que torna algo conhecido como um “metal” é que ocorre na natureza, tem brilho, são bons condutores de calor e eletricidade e são muito mais densos do que os não metais.  

91 dos 118 elementos da tabela periódica são categorizados como metal. Estão divididos em 5 categorias.

Metais básicos

Os metais básicos são muito comuns na crosta terrestre e, por isso, são baratos. São diferentes dos outros metais porque corroem ou oxidam com mais facilidade. Eles são extremamente reativos a elementos como oxigênio, água e ácidos.

Metais ferrosos

Como o nome já diz, são os metais que contêm ferro. Eles compõem uma grande parte das ligas metálicas em uso hoje em dia. Isso é possibilitado por suas propriedades que se adaptam a muitos setores e diferentes aplicações!

Metais Nobres

Os metais nobres são resistentes à corrosão e à oxidação, ao contrário dos metais básicos. Geralmente são metais raros ou preciosos, como ouro, prata, rutênio, ródio, paládio, ósmio, irídio e platina.

Embora alguns metais preciosos sejam metais nobres, e metais nobres muitas vezes sejam caros por causa de seus usos variados (na arte, alta tecnologia, joias), os termos “metal nobre” e “metal precioso” não são sinônimos.

Metais preciosos

Os metais preciosos são raros e ocorrem naturalmente na crosta terrestre. Os mais famosos são ouro e prata, mas outros metais preciosos incluem rutênio, ródio, paládio, ósmio, irídio e platina.

Metais pesados

São definidos como muito densos. Alguns ​​são tóxicos, enquanto outros são muito importantes na alimentação (desde que em pequenas quantidades!). Metais pesados ​​como cádmio, mercúrio e chumbo são extremamente venenosos. Já metais como ferro, cobalto e zinco, por outro lado, desempenham funções muito importantes no corpo!

Conheça os tipos de metais.

O que são ligas metálicas?

Diferente dos metais, que ocorrem na natureza, as ligas são feitas pelo homem. São um tipo de mistura, geralmente como um sólido. Elas consistem em pelo menos um metal, mas normalmente mais.

Também podem conter pequenas quantidades de certos materiais não metálicos para melhorar ainda mais suas propriedades. As ligas são amplamente utilizadas na maioria das aplicações comerciais devido ao seu desempenho econômico.

Ligas metálicas X Metais puros

Em comparação com metais puros, as ligas metálicas são, geralmente, mais fortes, resistentes a danos e versáteis. As vantagens diferem dependendo da liga. A maioria das ligas é formada por uma ou duas propriedades específicas, como força e resistência à ferrugem, por exemplo.

➡️ Conheça as ligas de aço disponíveis

Como são feitas as ligas de metal?

Existem 3 métodos principais de criação de ligas metálicas:

🔹Aquecimento e fusão;

🔹Metalurgia do pó;

🔹Implantação iónica.

Elementos de liga comuns e seus efeitos

🔹Cromo: dureza, maior tenacidade e resistência ao desgaste;

🔹Cobalto: usado na fabricação de ferramentas de corte. Dureza a quente melhorada;

🔹Manganês: aumenta a dureza da superfície, melhora a resistência à tensão, marteladas e choques.

🔹Molibdênio: aumenta a força, melhora a resistência ao choque e ao calor.

🔹Níquel: aumenta a força e resistência e melhora a resistência à corrosão.

🔹Tungstênio: adiciona dureza, melhora a estrutura do grão e oferece maior resistência ao calor;

🔹Vanádio: aumenta a força, dureza e resistência ao choque e fornece maior resistência à corrosão;

🔹Cromo-Vanádio: melhora a resistência à tração;

🔹Cobre: torna os metais endurecidos por precipitação e aumenta a resistência à corrosão;

🔹Silício: um elemento de liga não metálico que aumenta a resistência e reduz a temperatura de fusão.

As ligas metálicas são combinações de pelo menos 1 metal com outro metal ou não metal.

Quais são os principais tipos de ligas?

Como a indústria metalúrgica raramente usa metais puros, há uma miríade de ligas comumente usadas. Abaixo estão as mais comuns.

Aço Macio

Também é conhecida como “aço de baixo carbono” e consiste em cerca de 0,05% a 0,25% de carbono adicionado ao ferro puro. Essa é a menor quantidade de carbono que pode ser adicionada ao ferro para produzir aço.

➡️ Descubra como é a Fabricação do Ferro – Blog

Ferro fundido

Como o aço macio, o ferro fundido é uma liga metálica de carbono e ferro. O teor de carbono é geralmente superior a 2%.

Aço inoxidável

Uma das ligas mais comuns, o aço inoxidável é uma liga metálica feita principalmente de ferro, misturada com cromo, níquel ou molibdênio. O conteúdo do metal adicionado é normalmente cerca de 15-30%.

➡️ É melhor optar por aço carbono ou inox? – Blog da Aços Nobre

Liga de alumínio

Por ser um metal mais macio, o alumínio é geralmente ligado a outros metais para ganhar mais resistência e dureza (manganês ou cobre são os mais frequentes).

➡️ Saiba mais sobre as ligas de alumínio – Blog

Ligas de aço

As ligas de aço são materiais muito importantes em diferentes usos comerciais e industriais.

As ligas de aço são feitas pela combinação do aço carbono com um ou vários elementos de liga, como manganês, silício, níquel, titânio, cobre, cromo e alumínio.

Os elementos são adicionados em proporções variadas, fazendo com que o material assuma diferentes aspectos, como aumento da dureza, aumento da resistência à corrosão, aumento da resistência, melhora da ductilidade. A soldabilidade também pode mudar.

Quase todas as ligas de aço requerem tratamento térmico para apresentar suas melhores propriedades.

➡️ Tipos de aço (tabela de equivalências) – Blog

Usos das ligas metálicas na indústria

As aplicações das ligas de metal dependem das suas propriedades. Assim, as ligas são amplamente utilizadas em vários segmentos industriais como fabricação de aeronaves, militar, industrial, médica e manufatura, por exemplo.

Onde comprar ligas de metal? – Orçamento Online

A Aços Nobre é uma distribuidora de ligas de aço, de outros metais ferrosos e não ferrosos com mais de 25 anos de experiência. Se você procura produtos de primeira qualidade com preço justo, conheça nossos produtos e solicite um orçamento online. É rápido e fácil:

➡️ Quero conhecer o estoque da Aços Nobre

« voltar topo ↑