O aço inox não é apenas elegante. O metal é incrivelmente versátil, possuindo excelente custo-benefício. As ligas de aço inox são superiores ao aço comum, possuindo qualidades como alta resistência ao calor, impacto e corrosão. Continue a leitura para descobrir todos os benefícios que este metal possui!

Aqui na Aços Nobre você encontra diferentes ligas de aço para sua indústria. Solicite um orçamento online e garanta o melhor custo-benefício!

Solicitar Orçamento

Você também pode gostar de ler:

➡️ Como escolher o melhor distribuidor de aço?

➡️ Descubra tudo sobre o aço inoxidável 420

➡️ Aço inox 304: tudo o que você precisa saber!

Descubra tudo o que você precisa saber sobre o aço inox!

O que é o Aço inox?

As ligas de aço inoxidável, geralmente, contêm 10 a 30% de cromo. Em conjunto com o baixo teor de carbono, o cromo confere notável resistência à corrosão e ao calor.

O teor de cromo do aço permite a formação de uma película de óxido de cromo áspera, aderente, invisível e resistente à corrosão na superfície do aço. Se danificado mecânica ou quimicamente, esse filme se regenera.

Outros elementos, como níquel, molibdênio, titânio, alumínio, nióbio, cobre, nitrogênio, enxofre, fósforo ou selênio, podem ser adicionados para aumentar a resistência à corrosão em ambientes específicos, aumentar a resistência à oxidação e conferir características especiais.

Leia depois: ➡️ Guia de seleção do aço
(E-book grátis)

Tipos de Aço Inox

Existem mais de 60 tipos de aço inox. No entanto, todo o grupo pode ser dividido em cinco classes. Cada um é identificado pelos elementos de liga que afetam sua microestrutura e para os quais cada um é nomeado.

Austeníticos

O aço inoxidável austenítico tem a austenita como microestrutura primária. A austenita é uma solução sólida de ferro e carbono que passa a existir acima da temperatura crítica de 723° C. Esta família ​​apresenta alta tenacidade e resistência impressionante a temperaturas elevadas.

70% de todo o aço inoxidável é austenítico. Esse tipo contém pelo menos 16% de cromo e 6% de níquel. É um metal não magnético que não pode ser endurecido por tratamento térmico. A resistência à corrosão pode ser modificada dependendo do ambiente do serviço.

Ferríticos

Os ​​ferríticos são altamente resistentes à corrosão, mas menos duráveis ​​do que austeníticos. Também não podem ser endurecidos por tratamento térmico. Eles contêm entre 10,5% e 27% de cromo e muito pouco níquel, se houver. A maioria das composições inclui molibdênio; alguns, alumínio ou titânio.

Confira as diferenças entre os tipos de aço inoxidável.

Ao contrário dos graus austeníticos, eles são magnéticos. Eles também têm boa resistência à corrosão sob tensão, resultando em menor desgaste do material corrosivo.

Martensíticos

Este tipo de aço inoxidável possui alto teor de carbono e menor teor de cromo. Assim como as ligas ferríticas, é magnético. Exibe baixa soldabilidade em comparação com outras classes, mas tem maior temperabilidade e pode ser tratado termicamente para melhorar as propriedades.

➡️ Tipos de tratamentos térmicos do aço – Blog

Duplex

Duplex é uma mistura de aço inoxidável austenítico e ferrítico. Assim, ele possui as propriedades de ambos. Tem alta concentração de cromo e baixa concentração de níquel. Com alta resistência à tração e boa soldabilidade, os aços inoxidáveis ​​duplex oferecem vantagens exclusivas.

Endurecíveis por precipitação

Já este subgrupo fornece uma combinação de propriedades austeníticas e martensíticas. O endurecimento é obtido pela adição de um ou mais elementos, como alumínio, molibdênio, nióbio, titânio e cobre.

É capaz de desenvolver alta resistência à tração por meio de tratamento térmico. Ele contém cromo e níquel. Essa classe é usada em aplicações de alta velocidade, como lâminas de turbinas.

Propriedades do Aço inoxidável

Textura do aço inoxidável

Abaixo você confere as principais propriedades do aço inox.

Força de rendimento

Dependendo do tipo, o aço inoxidável pode apresentar alta resistência e baixo alongamento ou propriedades de baixa resistência e alto alongamento. Eles se comparam muito bem aos aços carbono quando se trata de resistência ao escoamento.

Força em altas temperaturas

O aço inox tem um desempenho comparativamente melhor do que outros aços carbono em temperaturas mais altas. Apresenta melhor resistência ao fogo devido ao seu alto fator de retenção de resistência em temperaturas elevadas (acima de 500° C).

Resistência à tração

Quando se trata de resistência à tração, o aço inoxidável é superior a materiais como alumínio, latão e aço carbono. A maior resistência à tração é observada no endurecimento por precipitação e ligas martensíticas.

Resistência criogênica

Alguns tipos de aço inoxidável são extremamente adequados para lidar com uma faixa mais ampla de temperaturas. Em especial, os aços austeníticos apresentam tenacidade excepcional e maior resistência à tração em temperaturas abaixo de zero. Isso amplia o escopo de seu uso, abrindo novos caminhos para aplicações modernas.

Ductilidade

A ductilidade de diferentes tipos de aço inox pode ser significativamente diferente. Alguns tipos têm alta ductilidade, permitindo o uso de processos extenuantes de repuxo profundo.

Maior taxa de endurecimento por trabalho

Esta propriedade se refere à capacidade de um metal de aumentar sua resistência por meio de processos de trabalho a frio. Os aços inoxidáveis ​​podem ser recozidos e trabalhados a frio para manipular sua resistência ao nível desejado.

Isso significa que a mesma classe pode ser usada em várias aplicações, variando sua resistência. Por exemplo, o mesmo tipo pode ser usado como uma mola ou um fio dobrável por recozimento e trabalho a frio.

Cooler de aço inox.

Usos e aplicações das diferentes ligas de aço inoxidável

O sistema AISI (American Iron and Steel Institute) usa números de três dígitos começando com 2, 3 ou 4.

Série 200

Esta série é usada para graus austeníticos que contêm manganês. Esses aços cromo-manganês têm baixo teor de níquel (abaixo de 5%).

Usos:

✔️Máquinas de lavar roupas;

✔️Talheres;

✔️Equipamentos para alimentos e bebidas;

✔️Indústria automobilística;

✔️Equipamentos internos, etc.

Série 300

Aços inoxidáveis ​​austeníticos com carbono, níquel e molibdênio. A adição de molibdênio melhora a resistência à corrosão em ambientes ácidos, enquanto o níquel melhora a ductilidade.

Aplicações:

✔️Indústria de alimentos e bebidas;

✔️Indústria automobilística;

✔️Estrutural para ambientes críticos;

✔️Instrumentos médicos;

✔️Joalharia, etc.

Série 400

Ligas ferríticas e martensíticas formam esta série de aço inoxidável. Essas classes estão disponíveis para tratamento térmico. Fornecem uma boa combinação de força e alta resistência ao desgaste. No entanto, as propriedades de resistência à corrosão são inferiores às da série 300.

Utilidades:

✔️Equipamento agrícola;

✔️Eixos do motor;

✔️Peças de turbina a gás, etc.

Máquina feita de aço inoxídal.

Qual o preço do Aço Inox? – Orçamento Online

O preço do aço inox varia de acordo com o tipo e dimensões da barra de aço. Aqui na Aços Nobre você descobre facilmente o preço de qualquer tipo de aço. Basta solicitar um orçamento online abaixo.

Solicitar Orçamento
« voltar topo ↑