Trabalho a quente é qualquer atividade ou processo que gere uma fonte de ignição, seja através de uma chama, calor ou faísca. O trabalho a quente pode ser direto ou indireto. Continue a leitura, abaixo você confere tudo sobre esse assunto!

Está procurando por aços ou outros materiais industriais? Aqui você encontra um vasto estoque de ferro, aço, metais não ferrosos e termoplásticos com o melhor custo-benefício do mercado! Solicite seu orçamento online, respondemos em breve.

Solicitar Orçamento

Você também vai achar interessante saber:

➡️ Principais tipos de tratamento térmico

➡️ Ponto de fusão dos metais (tabelas)

➡️ Processo de usinagem dos aços

Descubra como funciona o trabalho a quente em aços.

O que é Trabalho a quente?

Trabalho a quente é qualquer processo que envolva solda, brasagem, corte, esmerilhamento, perfuração e queima ou fusão de metais ou outras substâncias como o vidro.

O uso de chama aberta ou faíscas no forno, ou ferramentas de ignição são considerados procedimentos de trabalho a quente. Esses tipos de trabalho representam risco de incêndio tendo ou não material inflamável presente.

NR 34 para trabalho a quente

A NR 34 é uma norma que trata sobre a segurança no trabalho a quente. Esse tipo de trabalho envolve risco de explosão ou incêndio e, por isso, precisa ser feito com muito cuidado e segurança. Entre as normativas, estão as seguintes ações:

✔️ O local de trabalho e áreas adjacentes devem estar limpas, secas e livres de agentes combustíveis e inflamáveis;

✔️ O trabalho a quente só pode ser executado por trabalhador devidamente capacitado;

✔️ O trabalhador precisa inspecionar os equipamentos de trabalho antes de iniciar o procedimento e estar de olho para potenciais riscos que apareçam durante a realização do trabalho;

✔️ Após o trabalho realizado, o local deverá ser inspecionado novamente para evitar princípios de incêndio.

⚠️ Para poder realizar procedimentos de trabalho a quente é necessário emitir e preencher a Permissão de Trabalho. O resultado da inspeção do local será registrado nessa permissão.

➡️ Confira aqui todas as normas da NR 34

Tipos de trabalho a quente

Às vezes, o trabalho a quente pode ser direto, quando o equipamento ou ferramenta cria uma chama, ou produz calor. Outras vezes, pode ser indireto, como quando se usa uma roda abrasiva para cortar metal, produzindo faíscas.

Soldagem

Metalúrgico soldando aço.

De todos os metais, o aço é o mais fácil de soldar. Mas é preciso se atentar ao método de solda escolhido, pois o maior desafio desse trabalho a quente é manter a distorção do aço a mais baixa possível! Todos os processos de soldagem são adequados. Entretanto, a solda MIG/MAG é a mais utilizada, pois permite altas velocidades de soldagem.

Oxicorte

O oxicorte é um processo de separação de metais. Para isso, é utilizado calor e uma reação de oxidação com oxigênio puro. De forma geral, o oxicorte baseia-se em aplicar uma chama de aquecimento ao metal até ele atingir o ponto de ignição. É um procedimento simples, de baixo custo e ótimo para ligas de aço mais espessas.

➡️ Saiba mais sobre o serviço de oxicorte

Laminação a quente

Laminação a quente é o processo de formação no qual o metal é aquecido acima da temperatura de recristalização e então passado por um par de rolos, rolando na direção oposta, mas com a mesma velocidade para achatá-lo, alongá-lo e reduzir a área da seção transversal e obter espessura uniforme.

➡️ Diferenças entre laminação a quente e a frio

Forjamento a quente

É o processo de fabricação que envolve a conformação de metal por meio de forças compressivas localizadas. Inclui aquecer, deformar e dar forma à peça de metal. Essas forças localizadas são aplicadas por meio de uma máquina de martelo e dados.

Este processo de forjamento a quente é útil na fabricação de muitos componentes industriais, como ganchos de guindaste, manivela, virabrequim e chaves inglesas.

Extrusão a quente

No processo de extrusão o metal é aquecido acima da temperatura de recristalização e então empurrado através da Matriz (Fabricação) da seção transversal desejada para converter para a forma desejada. Este processo de extrusão é útil na fabricação de hastes, tubos, etc.

Processo de extrusão a quente do aço.

Perfuração

O método de perfuração inclui perfuração rotativa para obter um tubo formado pela perfuração do mandril pontiagudo através de um tarugo em um laminador especialmente projetado.

O tarugo sólido é primeiro puncionado no centro e depois aquecido antes da perfuração. Este método é útil na formação de tubos, canos, etc.

Vantagens do trabalho a quente

✔️ Diminuição da resistência ao escoamento, portanto, é mais fácil de trabalhar e usa menos energia ou força;

✔️ Aumento da ductilidade;

✔️ As temperaturas elevadas aumentam a difusão, o que pode remover ou reduzir a falta de homogeneidade química;

✔️ Os poros podem reduzir de tamanho ou fechar completamente durante a deformação;

✔️ No aço, a microestrutura de austenita cúbica de face centrada fraca, dúctil, é deformada em vez da microestrutura de ferrita cúbica de corpo centrado forte encontrada em temperaturas mais baixas.

Usos

O processo de trabalho a quente é usado para fabricar tubos, canos, folhas de metal, etc. Diferentes tipos de produtos que encontramos diariamente são fabricados usando este método, como muitos tipos de equipamentos de automóveis, aeroespacial, arquitetura, decoração de casa, etc.

Aço ferramenta para trabalho a quente

Os aços ferramenta são ligas de aço resistentes a temperaturas extremas, seja de trabalho a quente ou a frio. Aços para trabalho a quente permitem a conformação a quente de peças de ferro e metais não ferrosos, bem como de derivados de liga em altas temperaturas. Eles são utilizados em processos como fundição sob pressão, extrusão e forjamento, bem como na fabricação de tubos e vidro.

Ferramentas feitas de aço para ferramentas para trabalho a quente não estão apenas sujeitas a temperaturas constantemente altas quando utilizadas, mas também a cargas térmicas flutuantes que ocorrem onde as superfícies da ferramenta entram em contato com os materiais a serem processados.

O aço h13 é um tipo de aço para trabalho a quente.

Aço H13

O principal aço ferramenta utilizado em processos a quente é o H13 (VH13). É uma liga de aço com cromo-molibdênio com excelente combinação de dureza e tenacidade. É um aço versátil, apropriado para diferentes usos: matrizes de forjamento em prensa, matrizes para ligas de extrusão de alumínio, fundição sob pressão, entre outros.

➡️ Solicite um orçamento online de aço H13

A Aços Nobre é uma distribuidora de ferro, aço, metais não ferrosos e plásticos industriais. Solicite um orçamento online agora mesmo e garanta o melhor custo-benefício para sua indústria! Nossa equipe responde seu contato em pouco tempo para conversarmos sobre a sua demanda.

Solicitar Orçamento
« voltar topo ↑