Existem muitos tipos de aço, com vários formatos, propriedades, especificações, acabamentos e outras considerações de processamento. E uma distinção importante entre os produtos de aço pré-fabricados é a diferença entre aço laminado a quente e aço laminado a frio.

Se você quer saber mais sobre o assunto, você está no lugar certo! Neste artigo você vai descobrir as diferenças entre laminação a quente e a frio, os benefícios e as aplicações de cada material!

Aqui na Aços Nobre você encontra um vasto estoque de barras de aço em diferentes acabamentos: laminadas, polidas, trefiladas, forjadas, redondas, sextavadas ou quadradas. Conheça nossos produtos e solicite um orçamento online. Nossa equipe retorna em breve seu contato.

Solicitar Orçamento

Você também pode achar interessante:

➡️ Barra de Aço: tipos e formatos

➡️ Benefícios do aço trefilado

➡️ Tudo sobre usinagem de aços

Saiba tudo sobre aço laminado: a quente, a frio, propriedades e usos!

O que é aço laminado?

O aço laminado é um material com alto controle dimensional. Ele ganha essa propriedade ao passar pelo processo de laminação, que reduz sua espessura e melhora suas propriedades mecânicas e o acabamento superficial.

Processo de Laminação

A laminação é um processo de conformação mecânica no qual o metal passa por um ou mais pares de rolos – cilindros de eixos paralelos com folga variável – para reduzir e uniformizar sua espessura.

Estes rolos giram em sentidos contrários, em torno do próprio eixo. A força aplicada pelos cilindros pode influenciar diretamente nas propriedades do material. A laminação também pode ser aplicada em outros materiais como, por exemplo, em polímeros.

Diferença entre aço laminado a quente e a frio

As diferenças entre o aço laminado a quente e o aço laminado a frio estão relacionadas à forma como esses metais são processados ​​na usina, e não à especificação ou grau do produto.

O aço laminado a quente envolve laminar o aço em altas temperaturas, enquanto o aço laminado a frio é processado posteriormente em usinas de redução a frio, onde o material é resfriado seguido de recozimento e / ou laminação de têmpera.

Assim, embora essas técnicas afetem o desempenho e a aplicação gerais, elas não devem ser confundidas com especificações formais e graus de aço, que têm relação com composição metalúrgica e classificações de desempenho. Aços de diferentes graus e especificações podem ser laminados a quente ou a frio – incluindo aço carbono e outras ligas de aço.

➡️ Conheça as ligas de aço vendidas em barras laminadas
(Orçamento online)

Conheça as diferenças entre laminação a quente e a frio.

Mas, de modo geral, a diferença é que o aço laminado a quente vem com uma superfície mais rugosa e bordas e cantos ligeiramente arredondados. O aço laminado a frio tem um acabamento com superfície muito lisa e arestas afiadas.

Laminação a quente

Laminação a quente é um processo no qual o aço é laminado em uma temperatura acima de sua temperatura de recristalização: um calor que normalmente excede 1100ºC (até 1300º C), terminando em uma temperatura entre 700º e 900º C.

Quando o aço é aquecido além de seu ponto de recristalização, ele se torna mais maleável e pode ser devidamente formado e moldado. Isso também permite a capacidade de produzir grandes quantidades de aço. O aço é então resfriado à temperatura ambiente, o que o “normaliza”, eliminando a preocupação com tensões no material decorrentes da têmpera ou do endurecimento.

O aço laminado a quente normalmente tem um acabamento superficial rugoso. Para situações em que a aparência do material é uma preocupação, a rugosidade pode ser removida por algumas técnicas: decapagem, esmerilhamento ou jato de areia.

Benefícios

Como é fácil de formar metal em altas temperaturas, é possível produzi-lo em maiores quantidades do que o aço laminado a frio. Isso mantém o preço de mercado do aço laminado a quente mais baixo.

O aço esfria em temperatura ambiente. Isso é conhecido como normalização. Ele muda a microestrutura do material de uma forma que resulta em maior ductilidade e tenacidade. A ductilidade é especialmente importante ao formar o material (por exemplo, dobramento de chapa metálica) para dar-lhe a forma necessária para suas demandas.

O aço laminado a quente possui bordas arredondadas e acabamento mais rugoso.

Aplicações

Essas propriedades tornam o aço laminado a quente mais adequado para componentes estruturais e outras aplicações onde formas e tolerâncias incrivelmente precisas são de menor importância, como:

✔️Trilhos de trem;

✔️Vigas I;

✔️Equipamento agrícola;

✔️Chapa de metal;

✔️Quadros automotivos;

✔️Canos e tubos;

✔️Quadros de caminhão;

✔️Portas e prateleiras;

✔️Peças de vagões ferroviários.

Laminação a frio

Apesar do nome, este processo se refere ao aço que é prensado com a pressão de um rolo em temperatura ambiente. Comparado ao aço laminado a quente, o aço laminado a frio tem um aumento de quase 20% na resistência por meio do uso de endurecimento por deformação.

É por meio de uma série de desdobramento, semiacabamento, dimensionamento, semidesbaste, desbaste e acabamento que as formas de aço laminado a frio podem ser criadas.

Vantagens

A laminação a frio permite a criação de formas muito precisas. Como o processo é realizado em temperatura ambiente, o aço não encolherá ao esfriar. O acabamento externo do aço laminado a frio é muito desejável quando a estética e o apelo visual são uma prioridade em seu projeto.

As principais vantagens do trabalho a frio são:

🔹Dimensões precisas

🔹Superfície limpa

🔹Propriedades de maior resistência

Barra de aço laminado a frio com acabamento liso.

Usos

Aplicações típicas para aço laminado a frio:

✔️Tiras;

✔️Barras;

✔️Varas;

✔️Eletrodomésticos;

✔️Sistemas de telhado e parede;

✔️Móveis de metal;

✔️Peças estruturais;

✔️Aquecedores de água;

✔️Recipientes de metal;

✔️Pás de ventilador;

✔️Frigideiras;

✔️Gabinetes de computador;

✔️Membros estruturais aeroespaciais.

Onde comprar aço laminado? – Orçamento online

A Aços Nobre é uma distribuidora de Ferro e Aço com mais de 25 anos no mercado. Temos um vasto estoque de materiais disponíveis para atender diferentes necessidades industriais. Conheça nossos produtos e solicite um orçamento online:

Solicitar Orçamento

Se tiver alguma dúvida em relação ao material mais indicado para sua necessidade, nossa equipe terá o prazer em te ajudar:

➡️ Quero entrar em contato

« voltar topo ↑