Existem muitos tipos de aço, com vários formatos, propriedades, especificações, acabamentos e outras considerações de processamento. E uma distinção importante entre os produtos de aço pré-fabricados é a diferença entre aço laminado a quente e aço laminado a frio.
Se você quer saber mais sobre o assunto, você está no lugar certo! Neste artigo você vai descobrir as diferenças entre laminação a quente e a frio, os benefícios e as aplicações de cada material!
Aqui na Aços Nobre você encontra um vasto estoque de barras de aço em diferentes acabamentos: laminadas, polidas, trefiladas, forjadas, redondas, sextavadas ou quadradas. Conheça nossos produtos e solicite um orçamento online. Nossa equipe retorna em breve seu contato.
Solicitar OrçamentoVocê também pode achar interessante:
➡️ Barra de Aço: tipos e formatos
➡️ Benefícios do aço trefilado
➡️ Tudo sobre usinagem de aços
O que é aço laminado?
O aço laminado é um material com alto controle dimensional. Ele ganha essa propriedade ao passar pelo processo de laminação, que reduz sua espessura e melhora suas propriedades mecânicas e o acabamento superficial.
Processo de Laminação
A laminação é um processo de conformação mecânica no qual o metal passa por um ou mais pares de rolos – cilindros de eixos paralelos com folga variável – para reduzir e uniformizar sua espessura.
Estes rolos giram em sentidos contrários, em torno do próprio eixo. A força aplicada pelos cilindros pode influenciar diretamente nas propriedades do material. A laminação também pode ser aplicada em outros materiais como, por exemplo, em polímeros.
Diferença entre aço laminado a quente e a frio
As diferenças entre o aço laminado a quente e o aço laminado a frio estão relacionadas à forma como esses metais são processados na usina, e não à especificação ou grau do produto.
O aço laminado a quente envolve laminar o aço em altas temperaturas, enquanto o aço laminado a frio é processado posteriormente em usinas de redução a frio, onde o material é resfriado seguido de recozimento e / ou laminação de têmpera.
Assim, embora essas técnicas afetem o desempenho e a aplicação gerais, elas não devem ser confundidas com especificações formais e graus de aço, que têm relação com composição metalúrgica e classificações de desempenho. Aços de diferentes graus e especificações podem ser laminados a quente ou a frio – incluindo aço carbono e outras ligas de aço.
➡️ Conheça as ligas de aço vendidas em barras laminadas
(Orçamento online)
Mas, de modo geral, a diferença é que o aço laminado a quente vem com uma superfície mais rugosa e bordas e cantos ligeiramente arredondados. O aço laminado a frio tem um acabamento com superfície muito lisa e arestas afiadas.
Laminação a quente
Laminação a quente é um processo no qual o aço é laminado em uma temperatura acima de sua temperatura de recristalização: um calor que normalmente excede 1100ºC (até 1300º C), terminando em uma temperatura entre 700º e 900º C.
Quando o aço é aquecido além de seu ponto de recristalização, ele se torna mais maleável e pode ser devidamente formado e moldado. Isso também permite a capacidade de produzir grandes quantidades de aço. O aço é então resfriado à temperatura ambiente, o que o “normaliza”, eliminando a preocupação com tensões no material decorrentes da têmpera ou do endurecimento.
O aço laminado a quente normalmente tem um acabamento superficial rugoso. Para situações em que a aparência do material é uma preocupação, a rugosidade pode ser removida por algumas técnicas: decapagem, esmerilhamento ou jato de areia.
Benefícios
Como é fácil de formar metal em altas temperaturas, é possível produzi-lo em maiores quantidades do que o aço laminado a frio. Isso mantém o preço de mercado do aço laminado a quente mais baixo.
O aço esfria em temperatura ambiente. Isso é conhecido como normalização. Ele muda a microestrutura do material de uma forma que resulta em maior ductilidade e tenacidade. A ductilidade é especialmente importante ao formar o material (por exemplo, dobramento de chapa metálica) para dar-lhe a forma necessária para suas demandas.
Aplicações
Essas propriedades tornam o aço laminado a quente mais adequado para componentes estruturais e outras aplicações onde formas e tolerâncias incrivelmente precisas são de menor importância, como:
✔️Trilhos de trem;
✔️Vigas I;
✔️Equipamento agrícola;
✔️Chapa de metal;
✔️Quadros automotivos;
✔️Canos e tubos;
✔️Quadros de caminhão;
✔️Portas e prateleiras;
✔️Peças de vagões ferroviários.
Laminação a frio
Apesar do nome, este processo se refere ao aço que é prensado com a pressão de um rolo em temperatura ambiente. Comparado ao aço laminado a quente, o aço laminado a frio tem um aumento de quase 20% na resistência por meio do uso de endurecimento por deformação.
É por meio de uma série de desdobramento, semiacabamento, dimensionamento, semidesbaste, desbaste e acabamento que as formas de aço laminado a frio podem ser criadas.
Vantagens
A laminação a frio permite a criação de formas muito precisas. Como o processo é realizado em temperatura ambiente, o aço não encolherá ao esfriar. O acabamento externo do aço laminado a frio é muito desejável quando a estética e o apelo visual são uma prioridade em seu projeto.
As principais vantagens do trabalho a frio são:
🔹Dimensões precisas
🔹Superfície limpa
🔹Propriedades de maior resistência
Usos
Aplicações típicas para aço laminado a frio:
✔️Tiras;
✔️Barras;
✔️Varas;
✔️Eletrodomésticos;
✔️Sistemas de telhado e parede;
✔️Móveis de metal;
✔️Peças estruturais;
✔️Aquecedores de água;
✔️Recipientes de metal;
✔️Pás de ventilador;
✔️Frigideiras;
✔️Gabinetes de computador;
✔️Membros estruturais aeroespaciais.
Onde comprar aço laminado? – Orçamento online
A Aços Nobre é uma distribuidora de Ferro e Aço com mais de 25 anos no mercado. Temos um vasto estoque de materiais disponíveis para atender diferentes necessidades industriais. Conheça nossos produtos e solicite um orçamento online:
Solicitar OrçamentoSe tiver alguma dúvida em relação ao material mais indicado para sua necessidade, nossa equipe terá o prazer em te ajudar: