O aço trefilado pode ser encontrado em muitos produtos que usamos diariamente, pois possui características que o tornam útil para inúmeras finalidades! Neste artigo, você descobre tudo o que você precisa saber sobre este tipo de aço!

A Aços Nobre é uma distribuidora de Ferro e Aço com mais de 25 anos de experiência no mercado. Oferecemos diferentes ligas metálicas para atender as necessidades de diversos setores industriais. Solicite um orçamento online, nossa equipe responde em breve.

Solicitar Orçamento

Você também pode gostar de ler:

➡️ Tudo sobre usinagem de aços

➡️ Tipos e formatos de barras

➡️ Entenda a classificação SAE

Conheça os benefícios e usos do aço trefilado.

O que é aço trefilado?

O aço trefilado é o aço que passa pelo processo de trefilação, que tem a finalidade de conferir maior precisão ao material e melhores propriedades mecânicas.

Trefilação do Aço

Independentemente de o produto final ser uma barra, tubo ou arame, o produto de aço não trefilado é passado por uma matriz, que estica o material inicial na forma e no tamanho desejados.

Isso é feito com a ajuda de uma alça que se conecta ao aço e o puxa através da matriz. A olho nu, o aço não muda muito de forma em uma única passagem pela matriz e geralmente faz várias passagens antes de assumir a forma final desejada.

5 Benefícios do Aço Trefilado para sua indústria

Conheça abaixo algumas vantagens que fazem da barra trefilada uma ótima escolha para seu projeto.

Barras trefiladas redondas.

1) O metal é forte

Embora todo aço seja, tecnicamente, mais forte do que outros tipos de metais, (porque é uma liga ou uma combinação desses metais), alguns tipos têm uma resistência à tração mais forte do que outros.

Uma vez que o aço trefilado é moldado depois de esfriar, ele tem mais resistência do que o aço laminado a quente e o aço laminado a frio, por exemplo. É uma ótima escolha quando você precisa que o metal mantenha sua forma mesmo com as pressões que você vai exercer sobre ele.

2) Ótimo acabamento externo

O aço trefilado é conhecido por seu acabamento muito polido. Isso se deve ao fato de que é puxado através de vários dispositivos conforme sua forma.

3) Os resultados finais podem ser personalizados

Embora a maioria dos tipos de aço possa ser moldada de acordo com suas especificações exatas, esse continua sendo um dos principais benefícios do aço trefilado.

É possível alterar as matrizes pelas quais o material passa para moldar o aço trefilado de várias maneiras diferentes.

4) Medidas mais precisas

O aço trefilado pode ser fabricado com medidas mais precisas do que outras formas de aço, junto com cantos mais afiados. Isso porque os produtos de aço moldados a quente mudam de forma durante o processo de resfriamento.

5) Melhor resistência à tração

O aço trefilado tem uma melhor resistência ao escoamento e resistência à tração em relação aos produtos de aço laminados a quente.

Descubra quais são os usos para aços que passam por trefilação.

Para que é utilizado o aço trefilado?

A indústria automotiva demanda uma grande quantidade de produtos de aço trefilado, incluindo eixos de veículos, raios e eixos de roda. O aço trefilado também é usado para fazer fixadores, ferramentas manuais, cabos, parafusos e clipes de papel.

Ligas de Aço para Barra Trefilada

Confira as principais ligas vendidas como barras de aço trefilado.

Aço trefilado 1045

Esta liga de aço possui boa usinabilidade e forjabilidade. É utilizada na fabricação de peças para a indústria automobilística, agrícola, máquinas e equipamentos.

➡️ Peça um Orçamento online de SAE 1045

SAE 1020

Este aço também conta com boa forjabilidade e usinabilidade. É aplicado na fabricação de peças da indústria no geral.

➡️ Saiba mais sobre o aço 1020 – Blog

Barra trefilada de A36

Aço carbono de qualidade estrutural. Possui excelentes propriedades de soldagem, sendo adequado para diversas aplicações: construção aparafusada, rebitada ou soldada de pontes, edifícios e plataformas de petróleo, entre outras.

Barras quadradas de aço A36 trefilado.

➡️ Aço A36 – Orçamento Online

Aço prata SAE 52100

Liga de aço para beneficiamento, possui boa usinabilidade e alta resistência mecânica.

➡️ Descubra mais sobre o Aço prata – Blog

Onde comprar Aço Trefilado? – Orçamento Online

Aqui na Aços Nobre você encontra diferentes tipos de barras trefiladas para sua indústria. Oferecemos peças em diversas dimensões para diferentes segmentos do mercado.

Conheça nossos produtos e solicite um orçamento online sem compromisso. Nossa equipe responde rapidamente seu contato para descobrir as necessidades do seu projeto.

Solicitar Orçamento
« voltar topo ↑