O aço prata, conhecido pelo seu acabamento brilhante, é um aço de elevado teor de carbono utilizado na produção de facas, navalhas, brocas e ferramentas manuais. De todas as suas ligas, o aço prata cromo 52100 é um dos mais utilizados pela indústria.

No geral, apresenta boa usinabilidade, elevada temperabilidade e alta resistência ao desgaste. Continue a leitura e descubra tudo sobre o aço prata e suas ligas!

A Aços Nobre é uma distribuidora de ferro e aço com ampla experiência no mercado (mais de 20 anos!). Aqui você encontra tudo o que sua indústria precisa: aço carbono, aço inox, aço prata, aço mola, cobre, alumínio, entre outros metais, e plásticos industriais. Solicite um orçamento online e garanta o melhor custo-benefício do mercado!

Solicitar Orçamento

Você também pode gostar de ler:

➡️ Tudo sobre o Aço ferramenta D6

➡️ Tipos de Aço: tabela de equivalências

➡️ Aço Carbono ou Aço Inox?

Confira as propriedades e aplicações do aço prata.

O que é Aço Prata?

Muitas pessoas não sabem o que é ou para que serve esse material, mas provavelmente é um dos itens mais usados ​​em todas as máquinas. Ele recebe seu nome por causa do acabamento prateado que tem, embora, na realidade, não haja prata nele.

A composição química deste material é composta principalmente de Ferro. No entanto, a liga contém outros elementos em quantidades variáveis, como carbono, cromo, silício e manganês. Também pode apresentar vestígios de outros materiais, como Enxofre ou Fósforo.

De todos esses elementos, esse material contém maior volume de carbono (cerca de 1%). E a adição de cromo é o que lhe confere o acabamento prateado brilhante.

Propriedades do Aço Prata

O Carbono adicionado ao ferro é usado para aumentar a resistência e durabilidade do metal, de forma que pode ser usado em aplicações que têm que suportar muito desgaste. A adição de carbono também torna o metal altamente resistente à corrosão e facilmente usinado. O material é fácil de moldar, o que permite aos fabricantes transformá-lo em designs muito intrincados e complexos.

Diferença entre Aço Prata e Aço Inox

O aço inoxidável também é uma liga que combina Ferro, Cromo, Carbono, Silício e Manganês. No entanto, o aço inoxidável tem um mínimo de 10,5% de cromo, que produz uma fina camada de óxido na superfície que impede qualquer corrosão posterior.

Barras de alo prata no formato redondo.

Portanto, embora o aço inoxidável seja à prova de ferrugem, o aço prata enferruja facilmente quando exposto ao ar ou à umidade. Outra diferença importante é que o aço prata é magnético, enquanto a maioria dos aços inoxidáveis não é.

➡️ Propriedades e usos do Aço Inox 420 – Blog

Qual a dureza do Aço Prata?

As ligas de aço prata podem apresentar diferentes níveis de dureza, dependendo da quantidade de carbono que contêm e de como são fabricadas. O teor de cromo também aumenta as características de dureza.

Durante o processo de tratamento térmico, os fabricantes aquecem o aço a temperaturas extremas e, em seguida, resfriam rapidamente o material em uma solução de têmpera de água ou salmoura. Esta dureza adicional confere ao aço resistência extra ao desgaste, mas também o torna mais quebradiço.

O aço prata recozido padrão oferece dureza Rockwell C27. Pode ser feito com um fator de dureza tão alto quanto C64 se sujeito a técnicas de tratamento térmico adequadas.

➡️ Ensaios de Dureza: Brinell, Rockwell e Vickers – Blog

Usos e Aplicações

Esse material tem variadas aplicações. Em oficinas, é mais comumente usado para os eixos principais de ferramentas manuais, como chaves de fenda, arquivos e punções. Também pode ser utilizado para itens não cilíndricos, como navalhas, cabeças de machado e até mesmo formatos complicados, como peças de modelo e ferramentas de gravação.

Conheça os usos do aço prateado.

Equipamentos industriais, incluindo máquinas e equipamentos de transporte, também são feitos desse aço. Assim como muitos dos itens encontrados no ambiente doméstico, como talheres e utensílios de cozinha.

➡️ Como é a Fabricação do Aço? – Blog

Abaixo você confere com mais detalhes algumas ligas de aço prata e suas aplicações.

Aço Prata Cromo 52100

Devido suas excelentes propriedades, esse é um dos principais aços prata utilizados na indústria! O SAE 52100, como uma liga cromada, é utilizado para beneficiamento. A têmpera pode ser feita por meio de água ou óleo. É um aço composto por carbono ligado ao cromo, com alto grau de dureza, temperabilidade elevada, boa usinabilidade e alta resistência mecânica.

Composição química do aço prata cromo 52100

Elementos %
Carbono (C) 1,00
Manganês (Mn) 0,35
Silício (Si) 0,25
Fósforo (P) 0,025 máx
Enxofre (S) 0,025 máx
Cromo (Cr) 1,45

Tratamentos térmicos dessa liga de aço

Acima da temperatura de 150º C, esse aço começa a ter sua dureza diminuída. Entretanto, abaixo dessa temperatura, o aço prata cromado 52100 possui alta dureza e alta resistência ao desgaste (especialmente na condição de barras beneficiadas). Confira os tratamentos térmicos do SAE 52100:

✔️Recozimento: 775-800º C / 750-790º C

✔️Normalização: 870-900º C

✔️Têmpera: 800-830º C / 830-860º C (água ou óleo)

Aplicações do aço prata cromo 52100

É um aço amplamente utilizado na indústria para fabricação de objetos para o dia a dia. Brocas, alargadores, machos, ferramentas para madeira, facas de papel, punções, componentes de rolamentos em pistas internas e externas, esferas, roletes, são algumas de suas principais aplicações.

Fornecimento

As barras de aço 52100 são fornecidas nas condições laminada, trefilada e polida de 2,00 mm a 25 mm ou 1/8” a 1”.

➡️ Quero um orçamento de aço SAE 52100

Aço prata Tungstênio

Aço para trabalho a frio com elevada capacidade de dureza após a têmpera (de 62 a 66 HRC). Possui alta resistência mecânica e ao desgaste, assim como boa usinabilidade.

Essa liga de aço prata é utilizada quando as peças fabricadas precisam de alta dureza superficial combinada à resistência ao desgaste. Como em: punções, lâminas de corte de couro, papelão ou madeira e vazadores.

Aço Prata Carbono-Cromo

Liga de aço para beneficiamento, que possui alta temperabilidade, elevada resistência mecânica e boa usinabilidade. É utilizada em peças que exigem alta temperabilidade, vazadores, punções, esferas, pinos-guias para matrizes de injeção, pistas de rolamentos, etc.

Barras redondas de aço prata 52100

Onde Comprar? – Orçamento Online

Aqui na Aços Nobre você encontra barras redondas trefiladas, laminadas e polidas de aço prata cromo 52100. Solicite agora mesmo um orçamento online e descubra o melhor custo-benefício em aços para sua indústria!

➡️ Quero um orçamento de aço prata

« voltar topo ↑