O aço 8620 é uma liga para construção mecânica utilizado para cementação. Esse tipo de aço é um dos mais usados na fabricação de engrenagens, pinos e peças de máquinas.

Essa liga é flexível durante os tratamentos de endurecimento, possibilitando a melhoria das suas propriedades mecânicas. Além de boa temperabilidade (endurecimento) também possui boa forjabilidade e boa soldabilidade.

Quer saber mais sobre o aço SAE 8620? Então esse artigo é para você! Abaixo você confere tudo o que precisa saber sobre essa liga: composição, dureza, propriedades, aplicação e preço!

Aqui na Aços Nobre você encontra ligas de aços para construção mecânica de acordo com necessidade da sua indústria. Entre em contato pelo botão abaixo. Nossa equipe retorna seu contato rapidamente:

Solicitar Orçamento

Você também pode se interessar:

➡️ Tipos de Aço (tabela de equivalências)

➡️ Descubra como é a Fabricação do Aço

➡️ Barra de Aço: Peso, Formato e Tipos

Tudo sobre o aço 8620: composição, propriedades, aplicação e preço!

Composição do Aço 8620

Esse é um aço temperado que contém níquel, cromo e molibdênio como elementos de liga. Confira na tabela abaixo a concentração de cada componente químico na liga SAE 8620:

Carbono (C) 0.18 a 0.23
Manganês (Mn) 0.70 a 0.90
Silício (Si) 0.20 a 0.35
Níquel (Ni) 0.40 a 0.70
Cromo (Cr) 0.40 a 0.60
Molibdênio (Mo) 0.15 a 0.25
Fósforo (P) 0.035 (max.)
Enxofre (S) 0.040 (max.)
Ferro (Fe) O que sobra

➡️  Entenda como é a Fabricação do Aço
(Blog da Aços Nobre)

Qual a dureza desse Aço?

A dureza superficial do aço 8620 cementado e temperado pode alcançar 62 HRc. Já a dureza de núcleo pode variar entre 30 e 45 HRc (dependendo da bitola).

Quais suas propriedades mecânicas?

O aço 8620 possui as seguintes propriedades mecânicas:

🔸 Densidade: 0.283

🔸 Gravidade específica: 7.8

🔸 Calor específico: 0.1

🔸 Ponto de fusão: 2600º F (aproximadamente 1427º C)

🔸 Condutividade térmica: 26

Conheça abaixo outras características do aço SAE 8620.

Usinagem

A usinagem é feita antes da cementação com a maior tolerância possível. A usinagem de acabamento, após tratamento térmico e/ou cementação, deve ser feita após o resfriamento adequado para não prejudicar a peça.

Forjamento

Essa liga é forjada a uma temperatura máxima de cerca de 1230ºC e pode ser forjada a partir da temperatura mínima de cerca de 900ºC. Depois do forjamento, a liga é resfriada a ar.

Três barras de aço 8620, uma liga utilizada para peças de construção mecânica.

Soldabilidade

O aço 8620 pode ser soldado por métodos convencionais (a gás ou arco elétrico). O pré-aquecimento a aproximadamente 204ºC é benéfico e é recomendado o aquecimento subsequente após a soldagem. É importante consultar o procedimento de solda para o método escolhido.

Tratamento térmico/ Temperabilidade/Endurecimento

A liga 8620 pode ser endurecida por aquecimento a cerca de 815º C, seguida por um resfriamento com água. Depois é recomendado carburar entre 900 e 920ºC em um meio de carburação apropriado e extinguir o óleo para endurecer.

As propriedades aprimoradas da carcaça e do núcleo carburados podem ser obtidas pelo resfriamento do forno a partir da cementação a 900-920ºC e depois reaquecendo a aproximadamente 850-860º C.

Tratamento térmico de Cementação

No processo de cementação a liga 8620 é aquecida a uma temperatura definida e depois exposta a um agente que contém carbono (um processo que adiciona uma camada extra de carbono à parte externa do aço, tornando-a mais forte).

O aço cementado é usado para fabricar peças de máquinas como engrenagens, virabrequins e anéis de engrenagem.

Trabalho a quente

O trabalho a quente pode ser realizado antes do endurecimento ou cementação. Para obter informações de temperatura, é importante consultar o fornecedor da liga.

Trabalho a frio

O aço 8620 pode ser trabalhado a frio na condição recozida por métodos convencionais. O trabalho a frio (assim como na usinagem) precisa ser realizado com a maior tolerância possível antes do tratamento térmico ou cementação.

Principais aplicações do Aço 8620

A liga 8620 é muito utilizada na fabricação de engrenagens e outras peças de máquinas.

Como é um aço de baixo carbono, é uma liga mais indicada para a fabricação de peças cementadas. O aço 8620 cementado é forte e durável e, por essa razão, é o preferido para a fabricação de peças de máquinas.

Assim, o SAE 8620 é amplamente utilizado por todos os setores da indústria para componentes e eixos de tensão leve a média. Principalmente para os que exigem alta resistência ao desgaste da superfície com propriedades razoáveis ​​de resistência e impacto do núcleo.

Tem uso na indústria agrícola, automobilística, de máquinas e equipamentos. As aplicações típicas são: Mandris, rolamentos, buchas, eixos de came, pinhões diferenciais, pinos guia, pinos rei, pinos de pistões, engrenagens, eixos estriados, catracas.

Também tem aplicações em peças em que se é útil ter um aço que possa ser usinado prontamente e cementado a profundidades controladas. Pode ser encontrado em barras laminadas e forjadas nos formatos bloco, quadrado e redondo.

➡️ Saiba tudo sobre sobre Barras de Aço
(Blog da Aços Nobre)

Qual o Preço do Aço 8620? – Orçamento Online

Confira o preço do aço SAE 8620.

Quer cotar preço para o aço 8620? Solicite um orçamento online conosco. A Aços Nobre é uma distribuidora de aços e plásticos industriais parceira das melhores usinas brasileiras.

Tudo para oferecer à sua indústria materiais que atendam os requisitos técnicos mais exigentes do mercado!

➡️ Quero um orçamento de Aço 8620

« voltar topo ↑