Como o aço forjado pode ser feito de aço carbono, liga ou aço ferramenta, possui uma ampla gama de aplicação. Assim, é utilizado ​​para aplicações em quase todos os setores industriais! Confira abaixo as propriedades e usos desse tipo de aço e a diferença entre aço forjado e fundido.

Aqui na Aços Nobre você encontra um vasto estoque de aços para sua indústria. Solicite seu orçamento online, nossa equipe retorna seu contato em breve para descobrir suas necessidades.

Solicitar Orçamento

Você também pode gostar de ler:

➡️ Principais propriedades do aço

➡️ Como é a fabricação do aço?

➡️ Barra de aço: formato e tipos

Conheça as propriedades e usos do aço forjado.

O que é Aço forjado?

De modo geral, os aços podem ser forjados a partir de lingotes de aço carbono ou aço liga. Os lingotes são aquecidos e sofrem pressão mecânica, até que adquiram o formato desejado.

O forjamento do aço requer um forno de forja ou sistema de aquecimento por indução para aquecer o metal não processado a uma temperatura alta o suficiente. Depois o processo envolve o uso de técnicas de martelagem ou prensagem para alterar a forma do aço, seguido de tratamento térmico para refinamento do grão e recristalização metalúrgica.

Este método produz no aço uma série de propriedades que o distinguem de outros tratamentos, como por exemplo a fundição, na qual o metal líquido é vazado em um molde e então deixado para solidificar.

Trabalhador forjando aço nos dias atuais.
Processo de forjamento moderno

Distribuidores de ferro e aço, como a Aços Nobre, oferecem aços forjados para diferentes tipos de indústrias!

➡️ Conheça nossos aços forjados

História

O processo de forjamento começou na antiguidade com o intuito de produzir vários tipos de materiais finais com propriedades distintas.

Nos tempos modernos, máquinas e martelos hidráulicos capacitam as técnicas de forjamento para forjar aço e outros metais. Antes, o aço forjado era fabricado por um ferreiro, que molhava o metal com água e batia com um martelo em cima de uma bigorna. Os primeiros tipos de aço forjado foram desenvolvidos na Pérsia e na China. Métodos modernos foram desenvolvidos ao longo do século XIX.

Ferreiro forjando aço.
Processo de forjamento antigo

Benefícios do aço forjado

O aço forjado exige um custo inicial para o projeto e fabricação de matrizes. Mas tem baixo custo recorrente para cada peça, então o forjamento sob medida torna-se gradualmente mais econômico com grande volume.

Durante o processo de forjamento, os metais são moldados para seguir a forma projetada da peça, enquanto seu grão interno se deforma. Então, o grão é contínuo em toda a peça produzindo material com maior resistência. Portanto, o aço forjado tem maior relação resistência / peso em comparação ao aço fundido (pelo menos 20% maior!).

Propriedades do aço forjado

As propriedades do aço forjado são bastante únicas, especialmente quando comparadas ao aço fundido.  Confira as propriedades do aço forjado carbono, liga ou ferramenta:

✔️ Uma opção de baixo custo para aplicações estruturais;

✔️ Forte e durável.

✔️ Bom equilíbrio entre resistência e ductilidade;

✔️ Maleável;

✔️ Alta resistência e tenacidade;

✔️ Resistência em altas e baixas temperaturas;

✔️ Boa usinabilidade.

Aplicações do aço forjado

Suas características, como força e resistência, beneficiam todos os setores: construção mecânica, automotivo, maquinário agrícola e manufatura. Esse tipo de aço serve como acessório para tubos na indústria de petróleo e gás e para polias e engrenagens na indústria automotiva. A indústria aeronáutica se beneficia da resistência do aço forjado em seus fixadores e membros da fuselagem.

Engrenagens feitas de aço forjado.

Diferença entre aço forjado e aço fundido

O aço fundido são as peças de aço produzidas por meio de fundição. O aço fundido é usado principalmente para fazer peças com formas complexas que as forjadas não podem atender.

Entretanto, a qualidade do aço forjado é muito melhor do que a do aço fundido, podendo suportar grandes impactos devido suas características. Portanto, o aço forjado é a primeira escolha para peças importantes!

Fornecedor de aço forjado – Orçamento online

Está procurando por um fornecedor de barras de aço forjadas? Aqui na Aços Nobre você encontra um vasto estoque com peças em aço carbono, para construção mecânica e aço ferramenta. Solicite seu orçamento online e garanta o melhor custo-benefício do mercado! Respondemos seu contato em breve.

Solicitar Orçamento
« voltar topo ↑