Saber o melhor tipo de aço para seu projeto vai te ajudar a evitar o desperdício de matéria-prima, economizar tempo e custos adicionais de processamento. Por isso, preparamos este artigo explicando qual a diferença entre aço laminado e trefilado, dois dos principais acabamentos utilizados para esse metal na indústria.

Aqui na Aços Nobre você encontra um vasto estoque de aços, metais não ferrosos e plásticos industriais. Estamos há mais de 25 anos no mercado distribuindo produtos de primeira qualidade pelo melhor custo-benefício em Sorocaba e região. Solicite um orçamento online, nossa equipe retorna seu contato rapidamente.

Solicitar Orçamento

Você também pode achar interessante:

➡️ Aço laminado a quente e a frio

➡️ Aço trefilado: propriedades e usos

➡️ 6 aços para construção mecânica

Descubra a diferença entre aço laminado e trefilado e saiba escolher o melhor para seu projeto.

O que é Aço Laminado?

O aço laminado é o material resultado da laminação – processo em que o aço passa por dois ou mais pares de rolos. Esse acabamento proporciona ao aço alto controle dimensional, redução da sua espessura e melhora das propriedades mecânicas e do acabamento da superfície. Existem dois tipos de laminação: a quente e a frio.

Laminação a quente

Aço laminado a quente é o aço que é prensado em temperaturas extremas, geralmente superiores a 1000º C. Isso faz com que o aço ultrapasse a recristalização, se tornando mais fácil de moldar e mais fácil de ser trabalhado.

Devido ao encolhimento do aço ao esfriar, há menos controle sobre a forma final, tornando o aço laminado a quente não adequado para aplicações muito precisas.

Características do aço laminado a quente:

🔸 Superfície escamada – causada pelo resfriamento após estar em temperaturas extremas;

🔸 Bordas ligeiramente arredondadas em produtos de barras e placas – devido ao encolhimento durante o resfriamento;

🔸 Ligeiras distorções e ângulos não perfeitamente moldados.

Aplicações do aço laminado a quente

Trilhos de ferrovias e projetos de construção costumam usar aço laminado a quente, assim como: vigas I; equipamento agrícola; chapa de metal; quadros automotivos; canos e tubos; quadros de caminhão; portas e prateleiras; e peças de vagões ferroviários.

Trilhos de trem feitos de aço laminado a quente.

Laminação a frio

Aço laminado a frio é o metal prensado com a pressão de um rolo em temperatura ambiente para obter um melhor acabamento superficial e dimensões mais precisas.

O aço laminado a frio é menos maleável do que o laminado a quente, o que o torna limitado a apenas algumas formas simples. No entanto, métodos recentes de seções transversais uniformes e dimensão transversal resultaram na formação de outras formas laminadas a frio.

As características da superfície do aço laminado a frio são mais aprimoradas do que a quente. É frequentemente usado em aplicações onde a aparência é importante, como peças em automóveis. São também mais duros e resistentes do que os aços laminados a quente padrão.

Aplicações do aço laminado a frio

Os principais usos deste tipo de metal são em: tiras; barras; varas; eletrodomésticos; sistemas de telhado e parede; móveis de metal; peças estruturais; aquecedores de água; recipientes de metal; pás de ventilador; frigideiras; gabinetes de computador; e membros estruturais aeroespaciais.

Aço sendo laminado a frio.

O que é aço trefilado?

O aço trefilado também é processado em temperatura ambiente, assim como o aço laminado a frio. Na trefilação, o metal é passado por uma matriz, que estica o material inicial na forma e no tamanho desejados.

Uma matriz é essencialmente um grande cortador, que corta o aço em formas específicas. O aço é empurrado através da matriz para ser remodelado em uma forma mais fina sem alterar o volume.

Principais usos do aço trefilado

A indústria automotiva demanda uma grande quantidade de produtos de aço trefilado, incluindo eixos de veículos, raios e eixos de roda. O aço trefilado também é usado para fazer fixadores, ferramentas manuais, cabos, parafusos e clipes de papel.

Aço trefilado, usado bastante na indústria automotiva.

Aço laminado a quente X aço laminado a frio

A principal diferença entre esses produtos laminados é o próprio processo de laminação (a quente e a frio). Essas técnicas influenciam o desempenho e as aplicações gerais dos dois materiais, como visto acima.

⚠️ Entretanto, embora haja diferenças de desempenho e uso entre o aço laminado a quente e a frio, isso não deve ser confundido com especificações de graus do aço (que tem relação com composição metalúrgica e classificação de desempenho).

➡️ Entenda a classificação SAE dos aços – Blog

Diferenças entre Aço laminado a frio e Aço trefilado

Tanto o aço laminado a frio quanto o aço trefilado é processado à temperatura ambiente. No entanto, enquanto a laminação a frio produz um produto plano, a trefilação produz um formato fino, como uma haste ou fio.

O aço trefilado tem benefícios semelhantes aos do aço laminado a frio. A pressão necessária para fazer o aço trefilado resulta em alta resistência à tração e um acabamento liso e polido. Como o aço laminado a frio, o aço trefilado não muda de formato durante o processamento, então o produto acabado tem espessura e formato previsíveis.

Então qual deles escolher?

A escolha entre os acabamentos trefilado ou laminado depende do seu projeto – assim como a escolha do melhor tipo de liga de aço! Aços de diferentes graus e especificações podem ser laminados a quente ou a frio ou trefilados, incluindo aço carbono e outras ligas.

Confira as principais diferenças entre aço laminado e trefilado.

Se você tem alguma dúvida sobre qual o melhor aço para sua indústria, entre em contato com nossa equipe. Teremos um enorme prazer em te ajudar com a sua demanda. Nossa equipe responde rapidamente para descobrir as necessidades do seu projeto:

➡️ Quero descobrir o melhor aço para minha indústria

« voltar topo ↑