O corte a frio é um procedimento usado para cortar um material sem usar calor ou chama e sem produzir faíscas. Isso torna esse método o mais seguro para cortar estruturas em ambientes perigosos! Continue a leitura e descubra tudo sobre esse serviço.

Aqui na Aços Nobre você encontra materiais industriais e solicita corte a frio de metais pelo melhor custo-benefício. Solicite seu orçamento, nossa equipe retorna em breve para conversarmos sobre suas necessidades:

➡️ Orçamento online de corte a frio

Você também vai gostar de saber:

➡️ Tudo sobre o processo de oxicorte

➡️ Tipos de trabalho quente para aços

➡️ Tabela de equivalências de aços

Confira aqui os benefícios do corte a frio de metais.

Corte a frio

De modo geral, o corte é um processo de separar metais. E o corte a frio — também conhecido como corte guilhotina — é um procedimento usado para cortar um material sem usar calor ou chama e sem produzir faíscas.

Isso torna esse processo o método mais seguro para cortar aços e outros metais em ambientes perigosos. O corte a frio é especialmente recomendado para algumas indústrias, como de petróleo e gás, processamento de materiais e petroquímica.

Por que optar pelo corte a frio?

Uma série de incidentes graves contribuíram para o desenvolvimento da tecnologia de corte a frio na busca de mais segurança em cortes de metais. Um dos principais contribuintes para esses incidentes é a presença de hidrocarbonetos (um bloco de construção básico de produtos de energia) em dutos, o que cria uma situação potencialmente perigosa quando são necessários reparos, modificações ou descomissionamento de dutos.

As máquinas de corte a frio são projetadas para eliminar os riscos associados ao corte térmico e são cada vez mais especificadas por suas vantagens de segurança inerentes.

Benefícios

Prevenção de Zona afetada pelo calor

Uma vantagem significativa desse processo em relação ao corte a quente é a prevenção de uma zona afetada pelo calor, que é criada quando temperaturas extremas, como as produzidas por tochas de plasma ou acetileno, são aplicadas ao material. Isso muda a estrutura molecular do próprio metal e frequentemente altera suas propriedades com efeitos prejudiciais!

Descubra a diferença entre corte a frio e corte a quente.
À esquerda: indesejável zona afetada pelo calor; à direita: sem zona afetada após o corte a frio — a preparação de soldagem perfeita!

Elimina a necessidade de moer

O corte com maçarico requer uma segunda etapa de retificação manual para criar uma superfície adequada para soldagem. Este é um processo difícil, trabalhoso e demorado que envolve a inertização da tubulação com gás nitrogênio para evitar a combustão. Eliminar essas etapas economiza uma quantidade considerável de tempo, custo e trabalho.

Método rápido

O tempo é um fator crítico em reparos de dutos, por exemplo, onde as preocupações ambientais e experiências anteriores demonstram que mais rápido é melhor para evitar vazamentos e derramamentos que prejudicam o meio ambiente.

Seguro

Os perigos da chama aberta produzida por uma tocha a gás são eliminados. Além disso, os contaminantes transportados pelo ar que são introduzidos no ambiente pelo corte com maçarico não são mais um perigo potencial para a saúde.

Processo

Processo de corte de metais a frio

O corte a frio pode ser realizado tanto por serras manuais quanto por máquina CNC com tecnologia de ponta!

No processo CNC, é feito por uma máquina automatizada chamada guilhotina e com uma dobradeira. Isso possibilita cortes retos em chapas de tamanhos variados!

É um processo ágil, que resulta em uma peça de qualidade e precisão máxima! As especificações dos projetos especiais de corte a frio feitas pelo cliente são enviadas à empresa fornecedora do serviço, que irá elaborar um orçamento a partir das necessidades específicas do projeto.

➡️ Orçamento online de corte a frio

Corte a Frio X Corte a Quente

A principal diferença é que o corte a quente — também chamado de corte térmico — funde o metal para separá-lo enquanto o corte a frio faz a separação por remoção mecânica. Um dos processos de corte a quente mais conhecidos e de melhor custo-benefício, por exemplo, é o oxicorte.

A escolha do tipo de corte de metal depende do material que será trabalhado. Há materiais que não podem ser cortados a quente, pois podem perder suas características. A espessura também pode requerer um processo específico, assim como o acabamento necessário e até mesmo o custo do processo!

Cortes sob medida e alta precisão dimensional – Aços Nobre

Orçamento online de serviço de corte a frio

Além de distribuidora de metais, aços e plásticos industriais, a Aços Nobre também oferece serviço de corte a frio para sua comodidade. Utilizamos métodos de alta tecnologia, desde serras convencionais até máquina CNC de ponta! Solicite um orçamento online, nossa equipe retorna seu contato rapidamente:

➡️ Quero um orçamento

« voltar topo ↑