O oxicorte é um processo que utiliza a oxidação para o cortar metais. É o método mais adequado para aços carbono e liga, especialmente para peças mais espessas. Continue a leitura e descubra tudo sobre esse processo!

Se você precisa de uma empresa experiente para realizar oxicorte, saiba que, além de distribuidora de ferro e aço, a Aços Nobre também realiza esse serviço. Solicite seu orçamento online, nossa equipe retorna em breve seu contato.

➡️ Quero um orçamento online

Você também vai se interessar:

➡️ Tipos de aço para engrenagens

➡️ Trabalho a quente para aços

➡️ Ponto de fusão dos metais

Características do processo de oxicorte.

O que é Oxicorte?

É um dos métodos de corte de metal mais populares disponíveis. É relativamente simples e barato e possui inúmeras vantagens. Entre elas, oferece um corte preciso e sob medida!

Pode ser realizado manualmente ou maquinizado por máquinas portáteis ou de grande porte!

Benefícios

✔️Qualidade de ponta e alta precisão;

✔️corte de tira chanfrada;

✔️aço macio com até 4 polegadas de espessura (101 milímetros) a 5 polegadas (127 milímetros) de espessura;

✔️com sistema CNC, é possível produzir várias peças, reduzindo o tempo e o trabalho!

Corte de aço feito manualmente por trabalho a quente por profissional

Processo

É realizada uma reação química entre o oxigênio puro e o aço para formar óxido de ferro. Por isso, pode ser descrito como ferrugem rápida e controlada. No pré-aquecimento são usadas chamas para elevar a superfície ou borda do aço a aproximadamente 1300º C, ponto que a liga começa a derreter. Para isso, podem ser utilizados diferentes tipos de gases, como o acetileno.

O jato de oxigênio puro é direcionado para a área aquecida em um fluxo fino de alta pressão. Conforme o aço é oxidado e soprado para formar uma cavidade, o pré-aquecimento e o fluxo de oxigênio são movidos a uma velocidade constante para formar um corte contínuo.

Esse processo é amplamente utilizado para cortar aço de todos os formatos e tamanhos. Mas existem quatro requisitos básicos para sua realização:

🔸a temperatura de ignição do material deve ser inferior ao seu ponto de fusão, caso contrário, o material derrete e flui antes que o corte possa ser feito;

🔸o ponto de fusão do óxido deve ser inferior ao do material circundante, para que possa ser soprado mecanicamente pelo jato de oxigênio;

🔸a reação de oxidação entre o jato de oxigênio e o metal deve ser suficiente para manter a temperatura de ignição;

🔸um mínimo de produtos de reação gasosa deve ser produzido para não diluir o oxigênio de corte.

Processo de oxicorte explicado em desenho.

O aço está constantemente quente durante o processo de corte. A maioria dos metais não é capaz de resistir a este método devido ao seu alto teor de liga. Somente metais cujos óxidos têm um ponto de fusão mais baixo do que o próprio metal de base podem ser cortados com este processo. Caso contrário, assim que o metal oxida, ele termina a oxidação formando uma crosta protetora.

Consequentemente, esse método é ideal para cortar aço com baixo teor de carbono. Além disso, como o oxigênio é usado para criar a reação química, o oxicorte é eficaz apenas em materiais ferrosos (contendo ferro).

➡️ Importância das ligas metálicas na indústria – Blog

CNC

O sistema CNC (Controle Numérico Computarizado) pode ser usado ​​com máquinas e equipamentos de vários tipos. As máquinas CNC fazem uso de projetos de programação para mecanizar aparelhos, incluindo operações muito complexas!

Essa tecnologia se destaca sobre a manual pois permite que a operação toda seja realizada sem a necessidade de trocar ou alterar as ferramentas de trabalho.

O sistema CNC acelera o processo produtivo de corte das peças, proporciona alta precisão com dimensões específicas e personalizadas sem perder a padronização entre as peças e a alta qualidade do acabamento!

Máquina CNC de oxicorte.

Tipos de gases utilizados no processo

Os tipos comuns de gases para combustível incluem acetileno, MAPP, propano e gás natural.

✔️Acetileno: o gás mais quente e mais utilizado nesse método de corte de metais;

✔️MAPP: gás quente, mas não tão disponível como outros gases;

✔️Propano: mais barato e de queima limpa, mas não tão quente quanto outros;

✔️Gás natural: mais barato e amplamente disponível, mas oferece baixa pressão de entrega.

A escolha do combustível depende da espessura da peça, da velocidade de corte, do tempo de aquecimento e da qualidade de corte desejada!

Características do corte do metal

Um corte de qualidade feito em oxicorte tem as seguintes características:

🔸canto superior quadrado (com raio mínimo);

🔸face plana de cima para baixo (sem corte inferior);

🔸superfície lisa com linhas de arrasto quase verticais;

🔸pouca ou nenhuma escória na borda inferior (facilmente removida por raspagem).

Aço sendo cortado.

Empresa de oxicorte em SP – Aços Nobre

A Aços Nobre está localizada em Sorocaba (a 1 hora de São Paulo) e possui equipe especializada em processos de corte de metais! Oferecemos oxicorte para peças de 3,2mm a 100mm, para corte reto, redondo, anéis e desenhos complexos!

Se você busca um serviço de alta precisão dimensional com respeito ao prazo de entrega, solicite seu orçamento online! Nossa equipe retorna rapidamente seu contato para conversarmos sobre suas necessidades.

➡️ Quero um orçamento online

« voltar topo ↑