A densidade do aço é uma das inúmeras propriedades desse metal. É calculada dividindo a massa pelo volume. Existem diferentes tipos de aço e cada um tem uma densidade diferente. Abaixo você confere tudo sobre o assunto e uma tabela com a densidade dos principais aços do mercado.

Se você está em busca dos melhores aços para sua indústria você está no lugar certo! A Aços Nobre é a distribuidora de ferro e aço mais tradicional de Sorocaba (SP). Oferecemos inúmeros tipos de SAE e de materiais.

Solicitar Orçamento

Você também vai gostar de ler:

➡️ Metais usados na usinagem CNC

➡️ Entenda o que é cotação LME

➡️ Ponto de fusão dos metais (tabela)

Entenda aqui tudo sobre densidade do aço

O que é densidade?

A densidade de um material é a massa contida em uma unidade de volume. A unidade de densidade é kg/m3 ou lb/in3 (internacional). Para materiais sólidos, a densidade diminui com o aumento da temperatura.

Densidade do aço

Em comparação com muitos outros metais, o aço é um material extremamente denso. A densidade do titânio, por exemplo, é cerca de metade da do aço. Já o alumínio tem cerca de um terço da densidade.

O aço é principalmente ferro (com um pouco de carbono, manganês, algum silício ou alumínio para desoxidação e talvez algumas outras ligas). Os elementos de liga geralmente estão em pequenas quantidades e, portanto, geralmente têm apenas um pequeno impacto na densidade do aço. Mas há algumas exceções com aços de liga muito alta, é claro!

A densidade do ferro e dos aços de baixa liga é de 7,86 g/cm³ ou 7860 kg/m³. Parece bastante denso, mas, comparado a outros metais, é de médio alcance. Se você pegasse um pedaço de alumínio, um pedaço de aço ou ferro de tamanho semelhante e um de ouro de tamanho semelhante conseguiria sentir a diferença.

O ferro é 2,5 vezes mais denso que o alumínio (2700 kg/m³), e o ouro (19300 kg/m³) é 2,5 vezes mais denso que o ferro. O ouro é, portanto, surpreendentemente denso! E até mesmo o ouro é superado pelo ósmio (22610 kg/m3) e irídio (22650 kg/m³) — os dois metais mais densos.

Cada metal possui uma densidade diferente.

Leia depois: ➡️ Guia de Aços Carbono
(E-book Grátis)

Por que a densidade importa?

Como você viu, um metal pode ser muito mais denso que outro. E isso importa dependendo do projeto. Se você está projetando uma luminária para ficar em uma mesa, por exemplo, a densidade do material usado pode não importar muito. Mas se você está projetando um avião que precisa sair do chão e permanecer no ar, a densidade se torna muito importante!

A densidade também é importante quando os metalúrgicos misturam um metal com outro para fazer uma liga. O aço é uma liga de ferro, carbono e outros elementos químicos. Diferentes tipos de aço são compostos de várias misturas. O aço inoxidável, por exemplo, contém pelo menos 10,5% de cromo, enquanto o aço carbono tem um teor de cromo mais baixo. Consequentemente, a densidade do aço simples é ligeiramente diferente da densidade do aço inoxidável.

Nesse contexto, ao criar uma nova classe de aço ou soldar um tipo de aço a outro, a densidade afeta a resistência, dureza e maleabilidade do material produzido!

Saiba porque a densidade do aço é tão importante.

Como calcular a densidade do aço?

O cálculo de densidade do aço e de qualquer material se dá pela divisão da massa pelo seu volume. Assim a fórmula da densidade é d = m/v.

Tabelas de densidade dos tipos de aço

Aço Densidade (kg/m³)
A36 (aço carbono) 7850
1020 (aço carbono) 7870
1045 (aço carbono) 7870
4140 (construção mecânica) 7850
4340 (construção mecânica) 7850
304 (aço inox) 8000
D2 (aço ferramenta) 7695
M2 (aço ferramenta) 8160
O1 (aço ferramenta) 7810
H13 (aço ferramenta) 7800
P20 (aço ferramenta) 7850

Como usar a densidade ao selecionar materiais

É preciso considerar vários fatores ao determinar o metal certo para o seu projeto. Você deve pensar nas propriedades físicas do metal — seu ponto de fusão, condutividade e sua densidade. Você também deve considerar suas propriedades mecânicas, como força, ductilidade e resistência.

Os engenheiros avaliam os benefícios relativos de cada propriedade à medida que determinam quais materiais, como o aço, devem compor seu novo produto.

A densidade é particularmente importante para projetos em que o peso é uma consideração crítica. Os engenheiros tentarão encontrar um produto de baixa densidade se precisarem controlar o peso de um objeto. Dito isso, eles também precisam considerar a relação resistência-peso para que o material do produto seja forte o suficiente para fazer o trabalho.

Uma liga altamente densa, como o aço, é muito mais forte do que muitos outros metais.

Barras de aço é na Aços Nobre.

Onde encontrar aço? – Distribuidora em Sorocaba (SP)

A Aços Nobre oferece um vasto estoque de aço e outros metais para indústrias de Sorocaba e região! Solicite seu orçamento online, em breve um de nossos representantes entra em contato com você oferecendo o melhor custo-benefício em metais!

Solicitar Orçamento
« voltar topo ↑