A indústria 4.0 prevê a automação da maioria dos fluxos industriais. Por mais que essa revolução ainda esteja sendo implementada, já existem processos precisos e que trazem eficiência. É o caso da usinagem CNC!

Essa inovação foi possibilitada devido ao advento da tecnologia nas diferentes etapas dos processos industriais. Como resultado, ficou mais fácil agregar valor aos produtos e serviços. Sem contar que também houve melhoria no padrão de qualidade ofertado aos clientes!

Por todos esses motivos, vale a pena entender o que é a usinagem CNC. É o que vamos abordar neste artigo, além de suas vantagens e principais metais utilizados. Confira abaixo!

Você vai achar interessante saber:

➡️ Melhores práticas para usinagem de aço inox

➡️ Como evitar trincas em ferramentas de aço?

➡️ Qual a importância da normalização do aço

Os melhores metais para usinagem CNC.

O que é usinagem CNC?

A usinagem CNC é o processo de fabricação de peças industriais de forma automatizada. Para isso, são utilizadas máquinas precisas, que funcionam por meio de controle numérico computadorizado. Aliás, daí vem a sigla utilizada para identificar a prática.

Para garantir o resultado, é utilizado um software de computador que trabalha com projetos de peças tridimensionais. Normalmente, o AutoCAD. Ele permite detalhar cada peça, seus componentes, uma parte ou o produto manufaturado.

Com essas informações, o sistema cria diferentes valores numéricos para que a máquina CNC movimente suas ferramentas. Entre elas podem estar furadeira, brocas, torno, prensas, mandriladora, serra e mais. Tudo depende das especificações e da necessidade.

Apesar de parecer complexo, todo o processo é realizado pelos equipamentos. Portanto, o fluxo de trabalho se torna simplificado. A consequência foi o surgimento de vários benefícios para os setores industrial e metalúrgico, que obtiveram ganhos de produtividade!

Descubra o que é usinagem cnc.

Quais são as vantagens desse equipamento?

Uma característica da usinagem CNC é o fato de automatizar os processos, uma demanda que será cada vez mais presente na indústria. Por isso, a prática revolucionou o mercado. Porém, os benefícios ainda vão além. Os principais são:

●         redução do tempo na realização dos processos industriais;

●         diminuição do desperdício de materiais;

●         precisão e acabamento de qualidade nas peças usinadas;

●         agilidade na produção;

●         otimização dos prazos de entrega, já que a automação torna os processos mais rápidos;

●         produção em larga escala devido ao grau elevado de repetitividade. Ou seja, uma mesma peça pode ser usinada centenas de vezes sempre de forma igual e sem erros;

●         manutenção de maquinário reduzida justamente por conta da otimização da produção;

●         adaptação às necessidades de setores industriais específicos, como o automotivo e o aeroespacial;

●         personalização das peças, tanto para atender às demandas quanto para garantir a precisão;

●         aumento da produtividade por conta da melhoria e a otimização dos processos;

●         melhoria dos resultados quando o centro de usinagem CNC é operado por profissionais especializados;

●         excelente custo-benefício, já que a qualidade das peças usinadas interfere na qualidade e há redução de custos operacionais na fabricação.

Peças usinagem em CNC.

Quais são os principais metais utilizados?

Além dos benefícios desse tipo de usinagem, ainda é importante conhecer os metais mais utilizados no processo para a fabricação das peças. Veja quais são eles e o que os caracteriza.

Alumínio

As peças em alumínio são utilizadas nos setores aeroespacial, químico, automotivo e petroquímico. Elas devem passar pela usinagem para que a resistência ideal seja assegurada. O processo ocorre por comando numérico computadorizado para que o controle dos eixos seja simultâneo. Isso é importante para que sejam desenvolvidos modelos com complexidades e perfis diversos.

Barras de alumínio retangulares.

Aço

A usinagem CNC também pode ser realizada para aço inox. O método é adotado para a fabricação de itens detalhados, especialmente peças de tamanho reduzido. Nesse caso, o procedimento é realizado por furação, fresamento e outras maneiras.

Assim, o resultado é a produção de várias peças. Por exemplo:

●         flange;

●         pinhão;

●         coroa;

●         molde;

●         rolamento;

●         eixo;

●         engrenagem;

●         bucha;

●         dinamômetro.

Barras retangulares de aço.

Cobre

O metal pode ser utilizado para qualquer tipo de molde, como dobra, furo e rosca, corte com precisão e estampagem. O cobre também é um dos materiais mais simples de passar por esse procedimento já que sua estrutura é maleável e apresenta alta condutibilidade térmica. Com isso, a absorção de calor é mais rápida.

Cobre em barras retagulares.

Latão

Esse material é composto por zinco e cobre. Essas duas substâncias têm alta condutividade de calor e energia elétrica. O processo de usinagem de latão é mais usado para a fabricação de formas, panelas e assadeiras. Porém, também pode ser utilizado para outras finalidades.

Em todos os casos, o desbaste ocorre com a ajuda de um torno. Assim, é possível alcançar a forma desejada, de acordo com o molde definido na máquina CNC.

Barras de latão.

O que acontece na usinagem CNC se o metal não tiver qualidade?

Um dos erros comuns nesse tipo de usinagem é usar um torno e uma configuração inadequados para o metal utilizado. É importante ter atenção, porque o resultado pode ficar pior do que o esperado, quando os itens forem inadequados.

Por exemplo, o torno inferior terá dificuldade de trabalhar com metais duros. Ainda existem especificações. É o caso do alumínio, que exige um lubrificante para evitar que se prenda à ferramenta.

Outro fator relevante é a qualidade dos metais. Eles são a matéria-prima da usinagem, mas são formados por ligas. Se elas estiverem com uma composição inadequada, podem colocar em risco a segurança do operador da máquina CNC, sem contar que prejudicarão o resultado!

Saiba o que acontece com a usinagem CNC se o metal não tiver qualidade.

A usinagem CNC simplifica os processos e garante peças personalizadas e de qualidade. O processo traz precisão com alto custo-benefício. Por isso, é um investimento que vale a pena!

Metais para usinagem é na Aços Nobre

Sua indústria precisa de metais para usinagem CNC? Então solicite um orçamento online aqui na Aços Nobre. Temos mais de 25 anos de experiência em fornecer os melhores metais ferrosos e não ferrosos para as indústrias de Sorocaba (SP) e região. Nossa equipe retorna rapidamente seu contato.

Solicitar Orçamento
« voltar topo ↑