As trincas em ferramentas de aço podem surgir devido a diferentes fatores: aço inadequado, erros no tratamento térmico durante a fabricação da ferramenta e até mesmo seu uso. Se você deseja saber como evitar falhas e desgastes em ferramentas de aço desde a escolha da matéria-prima até o uso da ferramenta, esse artigo é para você!

E se você está em busca de aços de primeira qualidade para sua indústria você também está no lugar certo! Nossa equipe tem experiência em oferecer os melhores aços e materiais para diferentes segmentos industriais. Solicite seu orçamento online, retornamos em breve seu contato!

Solicitar Orçamento

Você também pode achar interessante:

➡️ Entenda tudo sobre a resistência do aço

➡️ Como escolher o melhor aço para moldes?

➡️ Tipos de trabalho a quente para aços

Descubra como evitar trincas em ferramentas de aço.

A escolha do Aço

Uma das maneiras de evitar as trincas em ferramentas de aço é levar em consideração as propriedades do material em relação ao tipo de trabalho que a ferramenta irá executar.

Existem diferentes tipos de falhas, trincas e desgastes que a ferramenta pode sofrer. Assim, é necessário escolher um aço que possua a propriedade específica para evitar as trincas indesejadas. Veja:

Falha/desgaste a se evitar Propriedade que o aço precisa ter
Lascamento (quebra de pedacinhos) Alta ductilidade
Desgaste abrasivo Dureza alta e alto volume de carbonetos.
Desgaste adesivo Alta ductilidade, alta dureza e baixo coeficiente de atrito na superfície de contato.
Desgaste adesivo por caldeamento Baixo coeficiente de atrito
Falha catastrófica Alta tenacidade e baixa dureza.
Deformação plástica Alta dureza.

Muitos problemas relacionados a trincas e desgastes de ferramentas de aço podem ser resolvidos apenas com a escolha do material adequado. Por isso, é essencial escolher um fornecedor de confiança, que vai te ajudar a escolher o melhor material para sua demanda e oferecer aços de primeira qualidade.

É preciso saber escolher o aço adequado para sua ferramenta de aço.

➡️ Dicas para escolher o melhor distribuidor de aço

Trincas na Têmpera

Algumas vezes, mesmo escolhendo o aço adequado, podem ser causados desgastes durante os tratamentos térmicos.

O superaquecimento durante a porção de austenitização do ciclo de tratamento térmico pode tornar os aços de grão fino normalmente mais grossos. Aços de grão grosso aumentam a profundidade de endurecimento e são mais propensos a rachaduras por têmpera do que aços de grão fino.

Desse modo, é recomendado evitar superaquecimento e tempos de permanência excessivamente longos durante a austenitização!

Ferramenta de aço M2 trincada.
Este alargador de aço rápido de 1/2 polegada de diâmetro rachou devido à temperatura de têmpera excessivamente alta.

➡️ Solicite um orçamento online de aço M2 para ferramentas

Confira abaixo ações que não devem ser realizadas a fim de evitar trincas na têmpera de ferramentas de aço.

1 – Meio de têmpera impróprio

Água, salmoura ou cáustica endurecem o aço. Se o aço for um aço para endurecimento em óleo, o uso desses resfriadores excessivamente agressivos levará a rachaduras.

2 – Muito tempo entre a têmpera e o revenido

Um equívoco comum é que as rachaduras de têmpera podem ocorrer apenas enquanto a peça está sendo temperada. Isso não é verdade. Se o trabalho não passar pelo revenido imediatamente, podem (e irão) ocorrer trincas!

➡️ Descubra tudo sobre a têmpera de aços – Blog

3 – Design inapropriado

Isso inclui mudanças bruscas de seção, falta de raios, orifícios, rasgos de chaveta, massa seccional desequilibrada, entre outros.

4 – Falha em remover material suficiente da peça original durante a usinagem

Essa falha pode deixar vestígios de costuras ou outras imperfeições da superfície que vão agir como um local de nucleação para uma rachadura de têmpera.

5 – Tratamento térmico para alta resistência

Materiais que são tratados termicamente para níveis de alta resistência, mesmo que não tenham rachaduras, podem conter concentrações localizadas de altas tensões residuais.

Se essas tensões estiverem atuando na mesma direção da carga aplicada em serviço, pode ocorrer uma falha instantânea.

Ferramenta de aço quebrada na têmpera.

➡️ Tudo o que você precisa saber sobre Aços ferramenta

Soldagem

Além da têmpera, também é preciso prestar atenção na soldagem das ferramentas de aço. Devido ao seu alto carbono equivalente, aços para ferramentas e matrizes são materiais difíceis de soldar já que são extremamente suscetíveis a rachaduras durante a soldagem.

A soldagem bem-sucedida é possível, mas exige procedimentos especiais! Confira algumas dicas.

1 – Identificação do material da ferramenta

Identifique a composição química e a condição do tratamento térmico do item a ser soldado. Se, infelizmente, essa informação não estiver disponível, será necessário conduzir análises químicas e testes de dureza para determinar a composição e a têmpera.

➡️ Ensaios de dureza – Blog

2 – Soldagem na condição recozida

Se possível, solde na condição recozida. No entanto, o material na condição endurecida e revenida pode ser soldado com pré-aquecimento adequado e tratamento térmico pós-soldagem!

3 – Usinagem

A área a ser soldada deve ser usinada para remover quaisquer defeitos. Se houver rachaduras, elas devem ser completamente removidas por usinagem. O contorno usinado deve ser liso, sem cantos ou arestas.

4 – Processo de soldagem adequado

Escolha um processo de soldagem adequado ao item a ser soldado, considerando seu tamanho e forma. Geralmente, os aços ferramenta são soldáveis ​​pelos processos de soldagem comuns.

Veja como evitar trincas na soldagem das ferramentas de aço.

5 – Seleção do consumível

Selecione um consumível (como eletrodo) com base na composição química, têmpera e funcionalidade da área soldada. Devem ser usados ​​consumíveis com baixo teor de hidrogênio.

Os componentes recozidos podem ser soldados com um consumível com composição de metal base correspondente. Quando o item é soldado na condição endurecida, o consumível deve ser selecionado para fornecer um depósito de solda com a dureza do metal original se a solda estiver em uma área funcionalmente crítica. Em outros casos, o enchimento de aço austenítico pode ser usado para reduzir a suscetibilidade a rachaduras.

6 – Passagem de soldagem inicial

Para a passagem de soldagem inicial, use o tamanho mínimo do eletrodo / material de enchimento e uma condição de baixa entrada de calor para minimizar a diluição da solda. O tamanho do eletrodo pode ser aumentado gradualmente para as passagens de soldagem subsequentes.

7 – Pré-aquecimento

Independentemente da condição de temperatura, deve ser aplicado o pré-aquecimento. A temperatura de pré-aquecimento depende principalmente da composição química e da condição de têmpera do material.

8 – Soldagem multipassagem

Mantenha uma temperatura entre passagens igual à temperatura de pré-aquecimento na soldagem multipassagem.

9 – Tratamento pós-solda

Aplique o tratamento térmico pós-solda imediatamente após a soldagem, sem permitir que a peça esfrie!

Trabalho com a ferramenta

O uso da ferramenta de aço também pode causar trincas.

Além de tudo isso que foi observado até aqui, os fatores de trabalho com a ferramenta também podem causar trincas na peça.

O tipo de trabalho, o esforço realizado, o tipo de material a ser conformado, a temperatura de trabalho, a capacidade da ferramenta, lubrificação e taxa de produção desejada precisam ser verificados para evitar desgastes nas ferramentas de aço!

Onde comprar aços de primeira qualidade?

Aqui na Aços Nobre você encontra aços e outros materiais industriais para seu projeto. Solicite um orçamento online e garanta o melhor custo-benefício para sua indústria! Nossa equipe retorna seu contato rapidamente.

Solicitar Orçamento
« voltar topo ↑