A maioria dos tipos de aço inox pode ser usinada. No entanto, o aço inoxidável é muito suscetível ao endurecimento por trabalho. Dessa forma, o processo de usinagem de aço inox deve ser otimizado para funcionar a uma taxa que ajude a aliviar esse problema. Continue a leitura e descubra tudo sobre o assunto!

Na Aços Nobre você encontra um vasto estoque de ligas de aço para sua indústria. Estamos há mais de 25 anos no mercado, entregando os melhores produtos por um preço justo! Solicite um orçamento online e garanta o melhor custo-benefício para sua indústria. Nossa equipe retorna seu contato em breve:

Solicitar Orçamento

Você também pode gostar:

➡️ Tudo sobre usinagem de aços

➡️ Tipos e propriedades do aço inox

➡️ Aço laminado a quente e a frio

Descubra aqui tudo sobre usinagem de aço inox

O que é aço inoxidável?

O aço inoxidável é uma liga de ferro com um mínimo de 10,5% de cromo (Cr). O cromo confere ao aço inox suas propriedades anticorrosivas, criando uma camada de óxido em sua superfície. Quanto maior o teor de cromo, melhor sua resistência à corrosão.

Classificações de aço inoxidável

O grupo dos aços inoxidáveis é dividido em 5 subcategorias, de acordo com os elementos que os compõem.

Austenita

É um tipo mais geral de aços inox ​​e tem a melhor resistência à corrosão devido a alto teor de Cr e Ni (níquel). Por outro lado, o alto teor de Ni torna a usinagem difícil. É usado para lata de alimentos, produtos químicos e fins de construção (SAE 303, 304, 316, STS303, 304, 316).

➡️ Saiba tudo sobre o aço inox 304 – Blog da Aços Nobre

Ferrita

Tem quantidade de Cr semelhante ao da série de austenita, mas nenhum ou muito pouco teor de Ni – o que resulta na facilidade da usinagem (AISI 410, 430, 434, STS410, 430, 434).

Martensita

São aços inoxidáveis ​​passíveis de tratamento térmico. Possui alto teor de carbono e a resistência à corrosão não é tão boa, por isso é usado para peças que precisam de maior dureza (SAE 410, 420, 432, STS410, 420, 432).

Barras de aço inox no formato redondo.

➡️ Propriedades e usos do aço inox 420 – Blog da Aços Nobre

Endurecida por precipitação

Como uma liga de Cr-Ni, tem dureza aprimorada por meio de tratamento térmico de baixa temperatura e tem resistência à corrosão e tenacidade superiores (AISI 17, 15).

Austenita-Ferrita (duplex)

Embora tenha propriedades semelhantes com a austenita e ferrita, possui superior resistência ao calor – aproximadamente 2 vezes melhor (SAE S2304, 2507).

É difícil usinar aço inoxidável?

Comparado a metais relativamente “macios” como o alumínio, o aço inox é difícil de usinar. Isso ocorre porque o aço inoxidável é uma liga com alta resistência e boa plasticidade.

Durante o processo de usinagem, o material fica mais duro e gera muito calor. Isso leva a um desgaste mais rápido da ferramenta de corte. A quebra de cavacos também não é fácil de dobrar e quebrar, por isso é fácil danificar a superfície da peça e afetar a qualidade do produto.

Portanto, as principais dificuldades encontradas na usinagem do aço inoxidável são:

❌O material fica mais duro durante a usinagem;

❌Gera muito calor;

❌A quebra de cavacos não é tão fácil.

Mas então, como usinar aço inox?

É possível utilizar diferentes técnicas e equipamentos de conformação de metal, dependendo do tipo de aço inoxidável e a aplicação pretendida.

A usinagem CNC, por exemplo, é usada para fabricar componentes com precisão com alta repetibilidade e pequenas tolerâncias. A usinagem de parafusos suíços oferece uma opção econômica para tiragens curtas e longas.

Outras técnicas, como EDM e fresamento vertical e horizontal, também são comumente usadas na usinagem de aço inox.

Saiba como usinar aço inoxidável.

➡️ Conheça os principais tipos de usinagem para aços – Blog

Cuidados na usinagem de aço inox

Assim, na usinagem de aço inox deve-se observar o seguinte:

1. O equipamento de usinagem deve ser robusto e rígido com até 50% mais potência do que o equipamento usado para aços leves.

2. As máquinas-ferramentas e a peça de trabalho devem ser seguradas com firmeza para evitar vibração e trepidação.

3. As ferramentas de corte, sejam de aço rápido ou de metal duro, devem ser mantidas sempre afiadas, sendo preferível afiar em intervalos regulares a afiar quando rombas.

4. Devem ser usados ​​bons lubrificantes, especialmente para cortes pesados ​​em velocidades relativamente baixas. O desbaste com parafina é recomendado para cortes de acabamento de alta velocidade para manter a peça de trabalho e as ferramentas o mais resfriadas possível.

5. A profundidade de corte deve impedir a ferramenta de deslizar na peça de trabalho. Isso é particularmente importante com classes austeníticas para evitar o endurecimento por trabalho e o polimento!

➡️ Conheça nossos aços inoxidáveis – Orçamento Online

6. A maior ferramenta possível deve ser usada para dissipar o calor.

7. A interrupção do corte deve ser evitada sempre que possível, pois um maior grau de endurecimento ocorre quando a ferramenta entra na peça de trabalho. A regra principal deve ser “entrar e sair” com todas as ferramentas.

Benefícios dos aços inoxidáveis usinados

Existem mais de 100 tipos de aços inoxidáveis, cada um com uma composição química – e, consequentemente, propriedade – diferente. Mas de modo geral, os aços inoxidáveis oferecem vantagens semelhantes.

Benefícios do aço inox usinado.

Excelente Resistência

O aço inoxidável tem excelente resistência a corrosão e rachaduras. Esse tipo de aço oferece ótimo desempenho em climas de serviço pesado, bem como em altas e baixas temperaturas.

Alta resistência à tração

A liga inox endurecida a frio tem resistência superior em comparação com outros metais. Isso significa que as peças que utilizam aço inoxidável podem ser usinadas com materiais mais finos, reduzindo custo e peso. Também é possível usar um processo de cura por calor para fortalecê-lo ainda mais.

Baixa manutenção e alta durabilidade

Depois de criar e usar uma peça de aço inoxidável, ela exige pouca manutenção durante toda a sua vida útil. A combinação de baixa manutenção, higiene e excelente capacidade de limpeza o torna adequado para muitos tipos diferentes de aplicações. Muitas vezes, também resulta em um ciclo de vida mais longo em comparação com outros metais!

Onde comprar Aço Inox? – Distribuidora de aço em Sorocaba

A Aços Nobre oferece à sua indústria uma ampla gama de aços, metais não ferrosos e plásticos industriais de primeira qualidade. Conheça nossos materiais e solicite um orçamento online abaixo, nossa equipe retorna seu contato em breve.

Solicitar Orçamento
« voltar topo ↑