Embora o aço e o ferro fundido possam parecer semelhantes na superfície, cada um deles tem vantagens e desvantagens distintas, desde a produção até a aplicação!

Compreender essas características e fazer a escolha adequada pode significar a diferença entre a resistência implacável e a alta durabilidade de peças fraturadas ou deformadas que perderão rapidamente o brilho! Confira tudo sobre o assunto abaixo.

Se você está procurando um desses dois materiais, você encontra aqui na Aços Nobre. Contamos com um vasto estoque de ferro e aço para pronta-entrega. Solicite seu orçamento online e garanta materiais de primeira qualidade pelo melhor custo-benefício para sua indústria!

Solicitar Orçamento

Você também vai achar interessante saber:

➡️ Ductilidade dos metais

➡️ O que é recozimento do aço?

➡️ Como soldar aço inox?

Confira a diferença entre aço e ferro fundido

O teor de carbono é a principal diferença

Ferro e aço são metais ferrosos compostos principalmente de átomos de ferro. Na manufatura essa definição não é tão simples, já que existem muitas ligas e tipos diferentes usados ​​na indústria!

Para compreendê-los, é importante distinguir entre o ferro usado em produtos do dia a dia e o elemento químico ferro (Fe). O ferro elementar é o material encontrado na natureza, normalmente em uma forma oxidada que requer processamento intensivo — chamado de fundição — para ser extraído.

O ferro puro é muito mole para ser útil na maioria das aplicações. Torna-se mais útil quando é ligado, ou misturado, com carbono.

Assim, a composição do carbono é a principal distinção entre ferro fundido e aço. O ferro fundido normalmente contém um teor de carbono superior a 2%, enquanto o aço possui um teor de carbono inferior a 2%, com muitas ligas de aço com menos de 1%.

Tabela de comparação: Aço X Ferro Fundido

Fator de comparação Aço Ferro fundido
Definição O aço é uma liga do elemento ferro. O ferro fundido também é uma liga de ferro.
Presença de carbono O aço tem menor teor de carbono, aproximadamente menos de 2%. O ferro fundido tem mais de 2% de carbono, aproximadamente mais de 4%.
Forma de carbono Carboneto de ferro Grafite ou carboneto de ferro (ou ambos).
Ponto de fusão Maior do que o do ferro fundido. Menor do que o do aço.
Fluidez Não fluido Excelente fluidez.
Dureza Menos duro. É muito mais duro do que o aço.
Resistência É muito mais resistente do que o ferro fundido. É mais quebradiço do que o aço.
Preço O aço é mais caro do que o ferro fundido. Mais barato do que o aço.

Tipos de ligas

Os principais tipos de ferro fundido são o cinzento e nodular. Já os aços podem ser divididos em 4 tipos principais, cada um com seus subgrupos e ligas: aço carbono, aço-liga, inoxidável e ferramenta.

Leia depois:

➡️ Tudo sobre ferro cinzento e nodular

➡️ Tipos de aços (tabela de equivalências)

Diferenças de propriedades

Engrenagens em ferro fundido e aço.

Resistência à corrosão

De modo geral, o ferro tem melhor resistência à corrosão do que o aço. Ambos os metais oxidam na presença de umidade, mas o ferro desenvolve uma pátina para evitar a corrosão profunda da integridade do metal. Entretanto, o aço pode receber elementos de liga que aprimoram sua resistência à corrosão, como o cromo.

Se a resistência à corrosão e a aparência de metal bruto em tons de prata é um fator importante, os aços-liga são provavelmente uma opção melhor do que o ferro fundido. Os aços inoxidáveis ganham destaque já que contêm cromo e outras ligas adicionadas para evitar a oxidação!

Resistência ao desgaste

O ferro fundido normalmente tem melhor resistência ao desgaste mecânico do que o aço, especialmente em situações de desgaste por fricção. Uma certa quantidade de grafite na matriz desse metal cria um lubrificante seco grafítico que permite que as superfícies sólidas deslizem umas contra as outras sem deteriorar a qualidade da superfície, tornando-o mais difícil de usar.

O aço se desgasta mais facilmente do que o ferro, mas ainda pode ser resistente a certos tipos de abrasão. Certas adições de liga também podem melhorar as qualidades de abrasão do aço!

Força compressiva

A resistência à compressão é a capacidade de um material suportar forças que reduziriam o tamanho do objeto. Essa propriedade é benéfica em aplicações mecânicas onde a pressão e a contenção são fatores. Normalmente, o ferro fundido tem melhor resistência à compressão do que o aço.

Resistência ao impacto

O aço é muito mais resistente a impactos do que o ferro fundido.

Até agora, pode parecer que há mais vantagens em usar ferro fundido do que aço, mas o aço tem uma vantagem significativa: resistência ao impacto! O aço é excelente para suportar impactos repentinos sem entortar, deformar ou quebrar. Isso se deve à sua tenacidade: sua capacidade de suportar altas tensões e forças de deformação.

A resistência sem ductilidade resulta em um material quebradiço que é altamente suscetível a fraturas — e o ferro fundido é o símbolo da resistência sem ductilidade. Devido à sua fragilidade, o ferro fundido tem uma faixa de aplicação limitada.

Ao mesmo tempo, a alta ductilidade, ou a capacidade de deformar sem falha, não é muito útil sem a força para suportar um impacto significativo.

Qual escolher: aço ou ferro fundido?

Ambos têm um grande uso na indústria. Eles possuem aplicações diferentes porque contam com propriedades diferentes.

O ferro fundido é usado principalmente para fazer tubos, calhas e tampas de bueiros, enquanto o aço é utilizado na indústria automotiva e para fazer ferramentas como facas, colheres, tesouras e outras peças semelhantes.

Panelas que mostram a diferença entre aço e ferro fundido.

Se você tem dúvida de qual é o melhor para seu projeto, fale com nossa equipe. Teremos muito prazer em te ajudar com a sua demanda! Em breve retornamos seu contato.

➡️ Quero entrar em contato

« voltar topo ↑