Aprender como soldar aço inox pode parecer um processo difícil para algumas pessoas. Assim, entender os princípios básicos sobre o aço inoxidável o ajudará a começar. Existem alguns aspectos que os soldadores devem considerar! Neste artigo você vai entender quais são eles.

A Aços Nobre é uma distribuidora de ferro e aço com vasto estoque de materiais para pronta-entrega. Solicite seu orçamento online abaixo, nossa equipe retorna rapidamente para conversarmos sobre sua demanda.

Solicitar Orçamento

Você também vai gostar de ler:

➡️ Tudo sobre usinagem de aço inox

➡️ O que é recozimento do aço?

➡️ Cálculo de ductilidade de metais

Veja aqui como soldar aço inox.

É difícil soldar aço inox?

Como acontece com todos os metais soldáveis, o aço inoxidável apresenta suas peculiaridades e comportamentos sob o arco. Junto com o alumínio, é um dos materiais mais desafiadores de soldar!

No entanto, se você está começando — ou até mesmo trabalhando regularmente — com este material, algumas dicas serão valiosas para seu trabalho!

Qual solda é a melhor para aço inoxidável?

Existem 3 métodos comuns para soldar aço inox: soldagem TIG; soldagem a ponto; e soldagem MIG. A escolha do melhor processo se resume às especificidades da tarefa e às qualidades exigidas no acabamento.

1 — Soldagem TIG

Oferece alta qualidade, versatilidade e durabilidade. Este processo de soldagem cria uma baixa entrada de calor, o que o torna perfeito para materiais finos. O gás argônio é frequentemente misturado com outros gases, dependendo das necessidades do projeto, incluindo hélio, hidrogênio e nitrogênio.

Para prevenir a oxidação e aumentar a resistência à corrosão, um processo de soldagem unilateral pode ser usado criando proteção de gás inerte entre as soldas internas e externas!

Soldador usando solda TIG em aço inox.

2 — Soldagem a ponto (soldagem por resistência)

É um dos tipos de soldagem mais econômicos. O equipamento de solda é incrivelmente versátil, o que significa que pode ser usado em projetos pequenos e grandes.

Esse tipo usa uma corrente elétrica para aquecer bordas de metal desgastadas e selá-las. É excepcionalmente produtivo em metal com baixo ponto de fusão porque pode ser personalizado para evitar a distorção do material.

Soldagem a ponto em aço inoxidável.

➡️ Ponto de fusão dos metais (com tabela) – Blog

3 — Solda MIG

A soldagem MIG é um processo semiautomático que, quando feito corretamente, oferece uma forte união de duas peças de aço inoxidável. Este método usa um gás de proteção rico em argônio e um eletrodo de fio sólido.

É um método popular porque permite que o soldador utilize uma fonte de corrente pulsada, o que pode facilitar a soldagem de pontos difíceis de alcançar em projetos complexos.

Outras misturas de gases, incluindo hélio, oxigênio e dióxido de carbono, são frequentemente usadas para estabilizar o arco e melhorar a qualidade da solda!

Acabamento de solda MIG em aço inox.

5 Dicas profissionais e práticas recomendadas

Uma maneira de evitar empenamento durante a soldagem de aço inoxidável é prender um pedaço de latão ou cobre atrás da costura da solda. Isso servirá como um mecanismo de resfriamento ou “dissipador de calor”, absorvendo o calor e evitando qualquer queima. Também pode ajudá-lo a soldar toda a costura continuamente.

Para garantir um trabalho seguro e duradouro, aqui estão algumas dicas úteis que você pode seguir.

1 — Limpe as superfícies do metal antes de soldar

O aço inoxidável está sujeito à contaminação por aços com alto teor de carbono e outros metais. Quando exposto a esses metais, sua resistência à corrosão pode ser reduzida.

Além disso, limpar a superfície desse metal fortalecerá a solda como um todo. Se estiver limpando com uma escova de aço, certifique-se de não a usar com outras superfícies de metal. Pode haver partículas microscópicas de outros materiais que podem penetrar na superfície do aço inoxidável durante a limpeza. Nesse caso, tratamentos especializados de decapagem e limpeza devem ser considerados para evitar problemas no futuro.

2 — Prepare as ferramentas necessárias

Conseguir uma boa solda significa iniciar o processo da maneira certa. Sempre verifique o equipamento, alimentação do fio e amperagem, e tensão da máquina de solda antes de começar. No caso de ser necessária uma troca rápida, fios extras, consumíveis e pontas de pistola devem estar acessíveis durante o trabalho!

3 — Selecione o material de enchimento que seja semelhante aos metais soldados

A escolha do material de enchimento correto é importante para manter a resistência à corrosão do aço inoxidável. Para escolher o certo, considere os tipos de aço e sufixos envolvidos.

5 práticas para soldar aço inox.

4. Trabalhe em uma área bem ventilada

É recomendado trabalhar em uma área aberta para fornecer aos soldadores bastante ventilação. Se não houver ar fresco no local de trabalho, podem ser utilizados sistemas de exaustão. Além disso, deve haver ampla iluminação no espaço de trabalho para um desempenho satisfatório.

5. Use o equipamento de proteção individual (EPI) correto

Em qualquer trabalho de soldagem, é crucial usar roupas de proteção individual adequadas. Isso é para garantir que o soldador esteja seguro contra incidentes perigosos, como faíscas, queimaduras, respingos, radiação e choque elétrico.

O aço inoxidável soldado enferruja?

Em condições normais, o aço inoxidável resiste a todos os tipos de corrosão. No entanto, em circunstâncias extremas pode enferrujar. Isso ocorre quando a camada de óxido de cromo — o elemento que o protege da ferrugem — é destruída ou removida. Às vezes, isso pode acontecer durante a soldagem, seja durante o processo de aquecimento ou resfriamento.

Mesmo com a soldagem TIG, a ferrugem pode ser um dos maiores desafios. É por isso que limpar e preparar o aço inoxidável antes de começar é tão importante.

Com a peça devidamente limpa e preparada, o óxido de cromo interno atua como uma vedação protetora contra a ferrugem durante a soldagem.

Descubra aqui se aço inox soldado enferruja.

Soldar aço inox é um desafio que vale a pena enfrentar

A soldagem de aço inoxidável traz seus benefícios e desafios, mas o resultado valerá a pena! Aperfeiçoar suas habilidades de soldagem com estas dicas irá te ajudar a economizar tempo e dinheiro no trabalho. Mais importante ainda, pode produzir um resultado profissional bonito que tornará suas habilidades de soldagem mais comercializáveis!

Orçamento online de Aço inox – Aços Nobre

Precisa de aço inoxidável? Aqui na Aços Nobre você encontra aços inox 304 e 420 para sua indústria. Solicite seu orçamento online. É rápido, fácil e nossa equipe responde seu contato em breve!

➡️ Quero um orçamento

« voltar topo ↑