O revenimento é um dos principais tipos de tratamento térmico para aços e metais. Geralmente feito após o endurecimento, esse processo visa remover a fragilidade pós-têmpera, assim como aumentar a tenacidade da peça.

Nesse sentido, esse método serve para alterar a dureza, ductilidade e resistência do metal. Abaixo você confere tudo o que precisa saber sobre o assunto.

A Aços Nobre conta com um vasto estoque de metais para pronta-entrega. Aqui você encontra ligas de aço e de metais não ferrosos para sua indústria. Solicite um orçamento. Em breve respondemos sua mensagem para conversarmos sobre a sua demanda.

Solicitar Orçamento

Você também vai gostar:

➡️ Como fazer a têmpera do aço?

➡️ O que é recozimento do aço?

➡️ Condutividade térmica dos metais

Saiba tudo sobre revenimento do aço.

O que é revenimento?

Também chamado revenido, o revenimento é um tratamento térmico utilizado com o principal objetivo de ajustar as propriedades mecânicas de um metal. Por isso, normalmente é realizado após o endurecimento por têmpera, já que esse tratamento pode causar algumas fragilidades.

Então o revenimento é utilizado com o intuito de alterar a dureza, ductilidade e resistência do metal, aumentando sua tenacidade e aliviando suas tensões internas.

Benefícios

Melhorar a tenacidade e a dureza é um dos benefícios comuns desse tratamento, mas o processo ainda garante mais vantagens:

🔶ele altera as propriedades físicas do material que ajudam em outras etapas de fabricação, como forjamento a frio, soldagem e usinagem;

🔶o revenido ajuda a aliviar o estresse, tornando o metal mais fácil de soldar ou usinar;

🔶aumenta a resistência ao mesmo tempo que torna o material mais flexível;

🔶aumenta a dureza e introduz propriedades de resistência ao desgaste na superfície ou em todo o metal;

🔶alguns metais podem se tornar fracos e quebradiços quando expostos a ambientes específicos. O revenimento ajuda a superar a fragilidade e aumentar a tenacidade;

🔶também pode aprimorar as propriedades magnéticas e elétricas dos metais. Isso aumenta as chances de o metal se tornar compatível com outros materiais.

Processo de revenimento

Metal sendo revenido.

Nesse processo, o metal é aquecido a um ponto de ajuste abaixo de sua temperatura crítica mais baixa, normalmente após uma operação de endurecimento. Uma vez que essa temperatura é atingida, ela é mantida lá por um determinado período de tempo.

Para obter o aço à sua temperatura crítica, algum tipo de dispositivo de aquecimento deve ser usado. Dispositivos comuns incluem fornos a gás, fornos de resistência elétrica ou fornos de indução.

Muitas vezes, esse aquecimento é feito a vácuo ou com gás inerte para proteger o aço da oxidação. Uma vez que o forno atinge a temperatura desejada, ocorre um tempo de permanência. Após o tempo de permanência, o forno é desligado e o aço é resfriado a uma taxa predeterminada.

O tipo de aço determina qual é a temperatura crítica e quanto tempo é necessário manter o material nessa temperatura. As outras variáveis ​​que afetam o revenimento incluem o tempo que o metal permanece em sua temperatura crítica, bem como a taxa de resfriamento. Ambos os fatores afetam as propriedades mecânicas do material.

Cores do revenido

Barra de aço chata com as diferentes cores do revenimento.

O aço recém-polido pode formar uma camada de óxido de ferro em sua superfície que muda de cor com a temperatura. A camada engrossa à medida que o metal é aquecido, causando um fenômeno chamado interferência de filme fino, com cores aparecendo em diferentes temperaturas.

Essas cores são usadas para indicar aos metalúrgicos o nível de revenido aplicado ao aço:

• palha fria é obtida a uma temperatura de 176 °C e é usada para gravadores, lâminas de barbear e raspadores;

• palha clara é ​​obtida a 205 °C e utilizada para perfuratrizes e serras de corte de metal;

• palha escura é obtida a 226 °C e é usada para ferramentas como lâminas de plaina;

• marrom é obtido a 260 °C e útil para brocas, martelos e cinzéis frios;

• roxo é obtido a 282 °C e é usado para ferramentas cirúrgicas e de escultura em pedra;

• azul escuro é obtido a 310 °C e é comumente utilizado para chaves de fenda e chaves inglesas;

• azul claro é obtido a 337 °C e é útil para molas e serras para corte de madeira;

• Cinza-azul é obtido a 371 °C ou mais e é encontrado em aço estrutural.

Revenimento do aço

O revenimento do aço após um processo de endurecimento permite um meio termo entre dureza e resistência. Isto possibilita que a difusão de carbono ocorra dentro de uma microestrutura de aço.

Quando o aço é endurecido, pode tornar-se excessivamente quebradiço e duro. No entanto, quando não endurecido, o aço pode não ter a resistência ou resistência à abrasão necessária para a aplicação pretendida.

O revenido também melhora a usinabilidade e a conformabilidade de um aço endurecido e pode reduzir o risco de rachaduras ou falhas devido a tensões internas.

Entenda como funciona o revenimento do aço.

Quando o revenido é realizado no aço?

É um tratamento comumente realizado após a têmpera, como visto anteriormente. Aquecer e resfriar rapidamente um aço, especialmente do tipo carbono, pode deixá-lo muito duro e quebradiço. O revenimento é utilizado para devolver um pouco da ductilidade do metal. Assim como reduzir a dureza e aliviar o estresse de um componente soldado.

O calor da soldagem, por exemplo, pode criar uma zona endurecida. Isso pode deixar propriedades mecânicas indesejáveis e tensões residuais que podem provocar trincas por hidrogênio. E o revenido ajuda a evitar essa situação.

➡️ 5 tipos de solda e suas aplicações – Blog

Usos do aço revenido

Existem inúmeras indústrias que se beneficiam do revenimento do aço. Veja algumas das principais aplicações desse material:

✔️construção de pontes e edifícios;

✔️tanques de armazenamento duráveis;

✔️arestas de corte para furadeiras e serras;

✔️forros para reboques, caminhões basculantes e calhas;

✔️engrenagens;

✔️placas defletoras.

Usos do aço revenido.

Barras de aço para pronta-entrega – Orçamento online

Aqui na Aços Nobre você encontra uma variedade de ligas de aço para pronta-entrega. Solicite seu orçamento, logo um de nossos representantes retorna seu contato.

Solicitar Orçamento
« voltar topo ↑