Por milhares de anos, bronze e cobre têm sido metais úteis, mesmo antes da era do alumínio e do aço. Hoje, ambos possuem uma ampla aplicação na indústria.  Neste artigo, buscamos traçar as propriedades, usos e diferenças entre esses dois materiais. Confira abaixo!

Aqui na Aços Nobre você encontra cobre, bronze e outros metais para sua indústria. Solicite um orçamento online, nossa equipe responde seu contato rapidamente.

Solicitar Orçamento

Você vai gostar de saber:

➡️ Como escolher entre bronze e latão?

➡️ Aço ou alumínio: quando usar cada um?

➡️ O que é e benefícios do alívio de tensão

Confira as diferenças entre bronze e cobre.

O que é cobre?

O cobre é um elemento metálico encontrado na tabela periódica (Cu, número atômico 29). Isso significa que é um recurso natural. As minas de cobre extraem cobre bruto da superfície da Terra e podem ser encontradas em todo o mundo.

Aplicações do cobre

O cobre foi um dos primeiros metais descobertos. Os gregos e romanos o transformaram em ferramentas e adornos. Hoje é mais encontrado em materiais elétricos, como fiação, graças à sua capacidade de conduzir eletricidade de forma eficaz.

Como também é altamente condutor e capaz de suportar o calor, é frequentemente usado em sistemas elétricos e computadores. Tubos de cobre também são frequentemente usados ​​em encanamentos. Alguns dos itens mais comuns feitos neste metal incluem fios, cabos e tubos de cobre.

Principal liga: cobre eletrolítico

Barras de cobre eletrolítico em diferentes formatos e espessuras.

O cobre eletrolítico (ETP) — conhecido como liga 110 — apresenta a mais alta condutividade térmica e elétrica. Também possui excelente ductilidade e maleabilidade.

É comumente utilizado em aplicações industriais onde há necessidade de ductilidade (como em encanamentos ou telhados) ou condutividade elétrica (por exemplo, eletroímãs, barramentos, motores elétricos e outros equipamentos elétricos). É mais frequentemente utilizado no âmbito doméstico/residencial/arquitetônico por sua cor ou qualidades de transferência de calor (por exemplo, panelas e frigideiras).

Na construção civil, o cobre eletrolítico tem muitas aplicações. Isso normalmente inclui: encanamento, fiação, caixilhos de claraboia, rufos, calhas e muito mais.

A liga 110 pode ser soldada com precaução, mas geralmente os tipos de gases inertes necessários não são recomendados para uso com cobre.

➡️ Confira mais informações sobre cobre eletrolítico

O que é bronze?

O bronze é uma liga metálica composta de cobre, estanho e outros elementos — arsênico, alumínio, silício, fósforo e manganês. Cada elemento produz propriedades diferentes na liga resultante. A adição de outros elementos torna o bronze muito mais duro do que o cobre puro.

Usos do bronze

Por causa de sua aparência de ouro fosco, o bronze é usado em esculturas, instrumentos musicais e medalhas. Também tem aplicação industrial em rolamentos e buchas devido ao seu baixo atrito metal sobre metal. O bronze também tem usos náuticos devido à sua resistência à corrosão.

Principais ligas de bronze

Barras redondas de bronze.

As principais ligas de bronze industriais são tm 23 e tm 620. O bronze tm 23 apresenta boa resistência à corrosão, excelente qualidade antifricção, excelente usinabilidade, conformabilidade ideal para buchas e/ou mancais e elementos de desgaste controlado.

Desse modo, este material é utilizado na fabricação de bombas d’água, corpos de válvulas, buchas, rolamentos, anéis, materiais hidráulicos e acessórios, elementos de acoplamento, componentes e/ou peças que exijam resistência à corrosão, engrenagens para locomotivas fundidas com pressão moderada nos flancos dos dentes e situações em que a disponibilidade de lubrificação é pequena.

Já a liga de bronze tm 620 possui maior dureza relativa em relação à tm 23, boa usinabilidade, resistência à corrosão (relacionada à ação da água salgada), boa soldabilidade, resistência ao impacto e à absorção de energia.

Por isso, é frequentemente utilizado na produção de anéis de pistão, válvulas de componentes, engrenagens e/ou buchas para cargas pesadas e baixas velocidades, etc.

➡️ Saiba mais sobre bronze tm 23 e tm 620

Tabela com as principais diferenças entre bronze e cobre

A tabela abaixo resume bem as principais diferenças entre bronze e cobre.

Propriedades Cobre Bronze
Composição química Cobre Primário: Cobre e Estanho   Outros: níquel, alumínio, zinco, fósforo, etc.
Ponto de fusão 1084º C Entre 315-1080º C
Dureza (Brinell) 35 40 a 420
Resistência à corrosão Excelente resistência à corrosão Excelente resistência à corrosão
Peso 8930 kg/m³ 7400 – 8900 kg/m³
Durabilidade Durável Altamente durável
Usinabilidade Alta usinabilidade Moderada usinabilidade
Soldabilidade Alto nível de soldabilidade Alto nível de soldabilidade

Diferença entre a cor bronze e cobre

Pode ser um pouco complicado diferenciar esses materiais pela coloração. Tanto o bronze quanto o cobre são marrom-avermelhados.

Entretanto, o marrom-avermelhado do bronze é caracterizado por um ouro fosco. Já um cobre recém-exposto possui cor laranja-rosada. Para observar essa diferença, uma dica é colocar os dois sob luz branca ou solar.

Cor do metal bronze que se diferencia do cobre por ser um marrom-avermelhado puxado para o ouro fosco.
Tonalidade do bronze.
Entre bronze e cobre, o cobre possui o tom do marrom-avermelhado mais puxado para o laranja rosado, enquanto o bronze puxa para o ouro fosco.
Coloração do cobre.

O que é mais caro: cobre ou bronze?

Como visto, existem diferentes ligas de bronze e cobre. Assim, o preço de ambos os metais varia de acordo com cada tipo. No entanto, geralmente, o cobre é mais caro do que o bronze. O preço mais barato do bronze pode ser atribuído ao fato de que esse material possui teor de cobre reduzido em sua composição.

Entre bronze e cobre, qual o melhor para meu projeto?

Usar o metal errado pode ser desastroso para seu projeto. O que vai definir se bronze ou cobre é o melhor para sua necessidade são as exigências do seu projeto.

Trouxemos um amplo leque de informações sobre esses dois materiais neste artigo que serão capazes de te ajudar a decidir. Entretanto, se restou alguma dúvida sobre o melhor para sua demanda, entre em contato conosco. Será um prazer te ajudar.

➡️ Quero entrar em contato

Onde encontrar bronze e cobre? – Aços Nobre

A Aços Nobre é a distribuidora de metais e ligas mais tradicional de Sorocaba e região. Aqui temos o que há de melhor para sua indústria. Contamos com um vasto estoque de materiais para atender prontamente suas necessidades, inclusive bronze e cobre. Solicite um orçamento online sem compromisso. Logo um de nossos representantes retorna seu contato.

Solicitar Orçamento
« voltar topo ↑