Pode ser difícil determinar quando escolher entre bronze ou latão, dependendo do uso de sua peça.  Apesar de serem semelhantes e de, algumas vezes, possuírem aparência e qualidades semelhantes, a diferença entre latão e bronze pode ser bastante vasta, desde sua cor até as propriedades que cada liga exibe!

As peças produzidas de uma liga desses dois metais oferecem uma variedade de vantagens, embora seja discutível qual a mais correta para a sua aplicação. Então, como escolher? A solução é conhecer as diferenças notáveis ​​entre elas! Continue a leitura e descubra.

A Aços Nobre é uma distribuidora de aços e metais não ferrosos de Sorocaba (SP). Contamos com um vasto estoque de materiais e equipe especializada para te ajudar na escolha do melhor metal para sua demanda. Solicite um orçamento online, respondemos seu contato em breve.

Solicitar Orçamento

Você também vai gostar de saber:

➡️ Metais não ferrosos e suas propriedades

➡️ Ligas de bronze Tm23 e bronze Tm620

➡️ Tudo o que você precisa saber sobre latão

Descubra como escolher entre bronze ou latão.

Semelhanças entre eles

Antes de abordarmos as diferenças entre bronze e latão, é importante saber que eles possuem semelhanças. A principal é que são ligas do mesmo metal — o metal presente nas ligas de bronze e latão é o cobre. Eles também contêm quantidades variáveis ​​de outros elementos que produzem uma ampla gama de propriedades diferentes!

Por exemplo, o bronze normalmente consiste em cobre e estanho, mas outros elementos também podem aparecer na composição. Independentemente da adição elementar, o bronze demonstra maior dureza do que o cobre puro. Por outro lado, o latão contém principalmente cobre e zinco, o que permite maior resistência e ductilidade.

Agora que você já conhece as semelhanças, confira abaixo as características, propriedades e benefícios individuais de cada material e as diferenças entre eles. Esses fatores vão te ajudar a escolher entre bronze ou latão.

Bronze

Barras redondas de bronze.

O bronze é uma liga metálica que contém principalmente cobre e 12% de estanho. Outros elementos — como alumínio, arsênio, manganês, fósforo e silício — também são adicionados para produzir ligas com propriedades diferentes.

Propriedades

✔️Cor marrom-avermelhada

✔️Dureza e fragilidade (embora normalmente seja menos quebradiço que o ferro fundido)

✔️Alta resistência à corrosão de água salgada

✔️Baixo atrito de metal com metal.

Aplicações

Peças feitas em bronze.

🔹Marinha e pesca. Muitos barcos e navios empregam acessórios de bronze e hélices devido à alta resistência à corrosão do material

🔹Esculturas e instrumentos musicais. O tom de ouro opaco do bronze o torna um material popular para esculturas e outros empreendimentos artísticos, como sinos e pratos

🔹Conectores elétricos e molas. Algumas ligas de bronze são particularmente adequadas para aplicações elétricas devido à sua excelente condutividade elétrica

🔹Buchas e rolamentos. O baixo atrito metal-metal do material o torna adequado para ambientes de alta tensão, como aqueles experimentados por buchas e rolamentos.

Principais ligas

As ligas mais utilizadas na indústria são o bronze Tm23 e Tm 620. Entre suas propriedades estão a boa usinabilidade e resistência à corrosão.

➡️ Orçamento online de bronze Tm23 e Tm620

Latão

É uma liga metálica composta principalmente por cobre e zinco. No entanto, outros metais — como ferro, alumínio, silício e manganês — também são misturados para produzir diferentes propriedades e variações de cor.

Por exemplo, um alto teor de zinco leva ao aumento da resistência e ductilidade, enquanto a inclusão de manganês resulta em maior resistência à corrosão!

Barras de latão em três diferentes formatos

Propriedades

✔️Cor amarela / ouro (dependendo da quantidade de zinco)

✔️Alta resistência à corrosão (especialmente se contiver uma quantidade acima da média de manganês)

✔️Suscetibilidade a rachaduras por estresse excessivo

✔️Altamente moldável

✔️Condutividade térmica acima da média

✔️Não ferromagnético (facilitando separar para reciclagem).

Aplicações de latão

🔹A aparência mais brilhante e dourada do latão torna-o uma excelente escolha para aplicações decorativas

🔹Instrumentos musicais. Sua trabalhabilidade e durabilidade o tornam um material altamente adequado para instrumentos musicais (por exemplo, cordas de violão)

🔹Canos e tubos de encanamento. Sua alta resistência à corrosão o torna adequado para aplicações de encanamento

🔹Semelhante ao bronze, é utilizado em aplicações eletrônicas, devido à sua excelente condutividade elétrica.

Peças em latão.

Principal liga

A principal liga é o latão 360. Sua principal característica é a fácil usinagem.

➡️ Orçamento online de latão CLA 360

Tabela com as diferenças entre bronze e latão

Material Composição Propriedades Usos
Bronze O bronze é uma liga metálica constituída por cobre, sendo o estanho o aditivo principal.

Também pode ter:
– Fósforo
– Manganês- Alumínio – Silício
– Bismuto
Resistente à corrosão (especialmente à corrosão da água do mar) e à fadiga mais do que o aço.

Um melhor condutor de calor e eletricidade do que a maioria dos aços.
– Acessórios para barcos e navios;
– Hélices e rolamentos submersos devido à resistência à corrosão por água salgada;   – Rolamentos, clipes, conectores elétricos e molas;
– Sinos e pratos de alta qualidade;
– Componentes da Válvula;
– Aplicações de petróleo e gás.
Latão Latão é uma liga de cobre e zinco.
Também pode ter:
– Ferro
– Alumínio
– Silício
– Manganês
Maior maleabilidade do que zinco ou cobre.

Baixo ponto de fusão e suscetível a rachaduras por estresse quando exposto à amônia.

Não é tão duro quanto o aço.
– Decorativo;
– Aplicações de baixo atrito;
– Encanamento;
– Eletrônicos;
– Instrumentos musicais.

Como saber se é bronze ou latão?

Talvez a melhor maneira de distinguir se é bronze ou latão seja por meio da cor. O latão geralmente tem um tom amarelo suave, muito parecido com o ouro opaco, o que o torna um bom material para móveis e utensílios. O bronze, por outro lado, parece quase sempre um marrom avermelhado.

Esta característica pode mudar ligeiramente quando outros elementos são adicionados à mistura, mas ainda é fácil diferenciá-los.

Comparando as propriedades mecânicas

Propriedades Bronze Latão
Condutividade térmica (20 ºC) 24 W/m-K 120 W/m-K
Resistência à fadiga 90.0-352 MPa (13100-51100 psi) 22-360 MPa (3190-52200 psi)
Ponto de fusão (médio) 1010 ºC 917 ºC
Dureza Brinell 40-420 55-73
Usinabilidade (média) 33% 46.8%

A importância de escolher o metal certo

A escolha do material certo é essencial para qualquer projeto industrial, pois pode afetar diretamente o desempenho e a produção dos componentes desejados.

No entanto, dada a ampla variedade de materiais disponíveis, alguns profissionais do setor podem considerar o processo de seleção um desafio. É por isso que é vital pesquisar as diferentes características de cada material para saber se ele será ou não adequado para seus requisitos e restrições.

Onde encontrar latão e bronze? – Orçamento online

Ainda tem dúvidas se é melhor escolher bronze ou latão para sua demanda? Entre em contato com nossa equipe. Aqui na Aços Nobre você encontra bronze Tm23, bronze Tm620 e latão CLA 360. Solicite seu orçamento online abaixo. Em breve retornamos para conversarmos sobre suas necessidades.

➡️ Quero entrar em contato

« voltar topo ↑