Dois dos principais tipos de corte de metal são o corte a plasma e o oxicorte. Ambos os processos têm suas vantagens. A determinação do melhor ajuste depende de vários fatores, incluindo o tipo e a espessura do metal que está sendo cortado, a localização do trabalho, os recursos de energia disponíveis e o custo.

Confira abaixo mais informações sobre os fundamentos de cada processo e os fatores a serem considerados na escolha de um para sua aplicação!

Aqui na Aços Nobre você terceiriza sua demanda de corte de metais. Contamos com máquinas CNC de corte a plasma e oxicorte para atender as necessidades da sua indústria. Entre em contato, em breve algum representante Aços Nobre retorna para descobrir suas necessidades.

➡️ Quero entrar em contato

Você também vai achar interessante:

➡️ Características do oxicorte

➡️ Benefícios do corte a frio

➡️ O que é recozimento do aço?

Confira aqui as diferenças entre corte a plasma e oxicorte cnc.

Corte a plasma

O plasma é um gás ionizado que conduz eletricidade e é criado adicionando energia a um gás eletricamente neutro. A energia é eletricidade e o gás é normalmente ar comprimido — mas também pode ser oxigênio, nitrogênio ou argônio.

Os elementos são combinados em uma câmara entre um eletrodo e o bico, fazendo com que o gás fique desequilibrado, criando o plasma. A pressão do ar força o plasma através de um orifício no bico, criando um fluxo restrito conciso que é eletricamente condutor. Quanto mais energia for adicionada através do cortador de plasma, mais quente ficará o arco de plasma, proporcionando mais capacidade e eficiência de corte!

Uma das maiores vantagens do plasma é sua capacidade de cortar alguns metais, como alumínio, aço inoxidável e ferro fundido, materiais que estão se tornando mais comuns em muitas aplicações.

O corte de velocidade e precisão também são benefícios do plasma, que normalmente corta com escória mínima e pode fornecer cortes suaves e mais estreitos do que aquele produzido pelo oxicorte.

Esse tipo de corte não requer que o metal seja pré-aquecido antes do processo, o que economiza tempo. Velocidades mais rápidas podem ser alcançadas em metais mais finos com plasma, com mínima ou nenhuma distorção de metal!

Confira as vantagens do corte a plasma

Vantagens do corte a plasma

✔️Capacidade de cortar uma variedade de metais muito finos e eletricamente condutores, incluindo uma ampla variedade de aço, aço inoxidável, alumínio, cobre e mais (de cerca de 3,18 mm a 40 ou 50 mm!).

✔️Maior versatilidade de corte, incluindo corte de pilha, chanframento, corte de forma, goivagem e perfuração de metais.

✔️Cortes precisos em velocidades mais rápidas. O plasma pode cortar metais mais finos mais rápido do que o oxicorte, com distorção mínima do material.

✔️Cortes de plasma com escória mínima para um corte mais suave.

✔️Maior capacidade de cortar metais moldados, como cúpulas ou tubos.

✔️Custo mais baixo sem necessidade de pré-aquecimento e maior facilidade de uso.

Oxicorte

Nesse processo, é utilizado um gás combustível (acetileno, propano, propileno ou gás natural) para pré-aquecer o aço até sua temperatura de ignição. Um jato de oxigênio de alta potência é direcionado ao metal, criando uma reação química entre o oxigênio e o aço para formar óxido de ferro (escória). A escória é removida com a alta potência do jato de oxigênio.

O gás utilizado influencia na qualidade do corte, tempo de pré-aquecimento e espessura do material a ser cortado.

O oxicorte oferece vantagem quando se trata de cortar metais mais grossos e pode oferecer maior portabilidade em certas situações. Também oferece versatilidade, pois é capaz de cortar, soldar, brasar, aquecer e goivar.

Esse corte de metal não depende de fonte primária de energia ou ar comprimido — diferente do corte a plasma — e por isso pode oferecer vantagens para trabalhos que requeiram alto grau de portabilidade.

Geralmente, é utilizado para cortar apenas metais ferrosos ou que contenham ferro. Na maioria das vezes, não é usado para cortar ferro fundido, alumínio ou aço inoxidável.

Para aços mais grossos, com mais de 2,54 cm, consegue atingir velocidades de corte maiores quando comparadas aos sistemas manuais de corte a plasma de 100 amp. Além disso, certas operações são exclusivas para sistemas oxicorte, incluindo soldagem por fusão de metais ferrosos, tratamento térmico, modelagem térmica, corte vertical, soldagem e brasagem.

Mesa de oxicorte CNC com 4 tochas.

Benefícios do oxicorte

✔️Excelência no corte de metais grossos, como corte de aço carbono de 5 a 15 cm de espessura em altas velocidades de corte.

✔️Capacidade de equipar a máquina com várias tochas de oxicorte para aumentar a produtividade e minimizar o tempo de processamento.

✔️Planos de corte verticais e lisos que criam superfícies oxidadas metalurgicamente perfeitas.

✔️Carbonização e endurecimento dentro da zona afetada pelo calor.

Como decidir entre corte a plasma e oxicorte CNC?

Embora cada tecnologia de corte tenha suas vantagens, os fatores mais importantes a serem considerados ao escolher entre eles são os tipos de metal que serão cortados e as espessuras desses materiais.

Um representante da Aços Nobre pode te ajudar a descobrir a melhor tecnologia para seus requisitos individuais.

➡️ Quero entrar em contato

Vantagens das máquinas CNC

Com o corte a plasma CNC é possível fazer desenhos complexos.
Mesa de corte a plasma CNC.

Seja para corte a plasma ou oxicorte, as máquinas CNC possuem uma série de benefícios que o corte manual não tem. A palavra CNC significa controle numérico do computador. Desse modo, nesta prática, a ferramenta e a peça de trabalho são controladas com a ajuda de um software.

As máquinas CNC modernas são altamente precisas e podem reduzir drasticamente o tempo de execução de um trabalho. Confira as principais vantagens do sistema CNC:

✔️O corte é preciso.

✔️O tempo gasto para realizar um trabalho é muito menor.

✔️Seguro para operar.

✔️O número de operadores necessários para operar uma máquina é reduzido.

✔️Sem possibilidade de erro humano.

✔️De confiança.

✔️Baixa manutenção necessária.

✔️São versáteis.

✔️Mesmo desenhos muito complexos também podem ser feitos.

✔️Uniformidade em designs.

✔️Elas podem funcionar 24 horas.

Terceirizar ou comprar máquina CNC?

Você está cogitando comprar uma máquina CNC para corte a plasma ou oxicorte? Dependendo da sua demanda e equipe profissional, é melhor terceirizar esses serviços.

As máquinas de corte a plasma e oxicorte CNC são caras, precisam de operador treinado para operá-las e, em caso de alguma avaria, é necessário ter por perto um profissional altamente qualificado para resolver o problema.

Contratando o serviço terceirizado, você garante as vantagens do corte em CNC sem se preocupar com eventuais complicações e com os custos do maquinário.

Máquina CNC de oxicorte.
Oxicorte CNC.

Corte de metais com eficiência e qualidade – Aços Nobre

Além de distribuidora de ferro, aço e metais não ferrosos, a Aços Nobre presta serviços de cortes de metais para atender suas necessidades. Aqui você encontra tanto corte a plasma quanto oxicorte com sistema CNC! Entre em contato com nossa equipe, em breve retornamos para conversarmos sobre as necessidades da sua indústria.

➡️ Quero entrar em contato

« voltar topo ↑