Muito comum em diversos materiais, os termoplásticos são utilizados em vários tipos de produção industrial. Basicamente, consistem em uma resina implementada na fabricação do produto final.

Com isso, eles têm forma endurecida no frio e líquida quando são submetidos a uma temperatura elevada. Inclusive, eles podem sofrer esse processo diversas vezes para garantir uma nova forma para o material. Também chamados de polímeros, são 100% recicláveis quando o procedimento de descarte e coleta seletiva são adequados.

Esse é mais um fator de competitividade para as indústrias. Ainda existem outros. Entenda mais sobre os termoplásticos e suas características abaixo!

Aqui na Aços Nobre você encontra um vasto estoque de plásticos industriais, assim como metais ferrosos e não ferrosos. Solicite seu orçamento online, respondemos em breve para conversarmos sobre sua demanda!

Solicitar Orçamento

Você também vai gostar de ler:

➡️ Entenda tudo sobre cotação LME

➡️ Metais ferrosos e não ferrosos

➡️ Aços para moldes: como escolher?

Propriedades e usos dos 5 principais termoplásticos.

O que são termoplásticos?

O termoplástico é um polímero artificial com cadeias poliméricas unidas por forças de tração secundárias, que são relativamente baixas. Isso faz com que elas estejam mais próximas na temperatura normal, o que confere o aspecto duro do material. Por sua vez, são rompidas com o calor, mas sem haver sua degradação. Na prática, isso faz com que o item amoleça, possa ser moldado novamente e endureça ao esfriar.

Apesar desse procedimento poder ser realizado diversas vezes, o reprocessamento gera a perda de algumas propriedades devido à degradação de monômeros de aditivos e cargas ou das cadeias principais.

Quais são suas aplicações?

Esses plásticos industriais são utilizados na fabricação de vários produtos. Alguns deles são:

●         brinquedos;

●         peças para indústria automotiva;

●         eletrodomésticos;

●         construção civil;

●         dispositivos médico-hospitalares;

●         eletroeletrônicos;

●         peças para indústria naval e aeronáutica;

●         instrumentos musicais;

●         tubos e conexões;

●         indústria aeroespacial.

Quais são os principais termoplásticos utilizados na indústria?

As propriedades dos termoplásticos variam. Isso porque sua composição química interfere na cadeia polimérica conferindo características específicas. Ainda assim, todos eles apresentam fusibilidade em alta temperatura. Além disso, são recicláveis, de fácil processamento e são passíveis de pigmentação.

Para entender melhor, conheça abaixo os principais polímeros termoplásticos e suas características.

Poliacetal (POM)

Barras de poliacetal.

É um dos tipos de plástico industrial mais utilizado para produzir peças técnicas e especiais. Suas principais características são:

●         estabilidade dimensional;

●         resistência ao impacto, tração, deformação com o calor, flexões alternadas e substâncias orgânicas;

●         alta rigidez;

●         antiaderente;

●         baixo coeficiente de atrito;

●         absorção de vibrações;

●         facilidade na usinagem;

●         absorção de umidade baixíssima;

●         resistência mecânica e dielétrica;

●         tenacidade, inclusive em baixas temperaturas;

●         resistência a agentes químicos;

●         módulo de elasticidade alto.

A barra de poliacetal é utilizada em roldanas, engrenagens, roletes, rodas, calços e mais.

Poliuretano (PU)

Tarugos de poliuretano.

É um material plástico bastante versátil. Sua composição tem um poliol — álcool com mais de dois grupos hidroxila reativos em cada molécula — em reação com um di-isocianato ou isocianato polimérico. Ainda contém aditivos e catalisadores adequados.

É utilizado em uma grande variedade de produtos. Por exemplo, colchões, revestimentos, isolamento, sofás, elastômeros resistentes e tintas líquidas. O PU apresenta baixo fator de condutividade térmica. Com isso, é possível alcançar duas vezes mais eficiência térmica.

O tarugo de PU é vendido em peças com comprimento máximo de 300 mm. Também é utilizado em roldanas, engrenagens, calços, roletes, rodas, entre outros.

Teflon

Barras redondas de teflon.

Tecnicamente chamado de politetrafluoretileno (PTFE), o teflon é semelhante ao polietileno e tem fácil usinagem. Além disso, apresenta alta resistência mecânica e elétrica.

Outras características são o baixo coeficiente de atrito e o isolamento térmico suficiente. Com isso, é muito usado na engenharia e também na cobertura de utensílios domésticos, como frigideiras.

Sua estrutura química pode ser aprimorada ou modificada com a inserção de aditivos, como carbono, bronze, fibra de vidro ou grafite. Essas propriedades fazem com que seja antiaderente e escorregadio. É vendido em barras.

UHMW

Barras de polietileno UHMW

É o polietileno de alta densidade. Apresenta altíssimo peso molecular, que corresponde a aproximadamente 10 vezes o registrado nas resinas de polietileno de densidade tradicional. É durável e leve, o que permite sua utilização em aplicações de alto desgaste e desempenho. Por exemplo, revestimentos, silos, tubos e contêineres.

Além disso, tem alta resistência a impactos, abrasão e química, e é autolubrificante. Seu coeficiente de atrito é baixo. É muito utilizado nas indústrias farmacêutica, química, de bebidas e alimentícia. É vendido em barras.

Nylon 6.0/poliamida

Nylon / poliamida 6.0

Tem propriedades específicas, que fornecem mais qualidade para sua aplicação na indústria. Inclusive, esse plástico industrial é uma excelente alternativa para substituir o metal! Devido a essas características, é usado especialmente em engrenagens e peças. Os diferenciais desse tipo de nylon são:

●         alta cristalinidade;

●         densidade moderada, de 1,14 g/cm³;

●         resistência elevada à tração, tenacidade, abrasão e elasticidade;

●         melhor acabamento superficial;

●         melhor flexibilidade de processamento;

●         absorção de mais umidade.

É usado, especialmente, em roldanas, engrenagens, roletes, rodas, calços e mais.

Qual escolher para minha indústria?

Apesar da finalidade de uso ser semelhante em todos os casos, eles são indicados para situações específicas. Isso acontece devido a detalhes de suas propriedades, como a resistência à tração, o ponto de fusão e a absorção de umidade.

Por isso, é importante escolher o termoplástico certo para usar na sua indústria! Para isso, é fundamental ter um fornecedor de qualidade. É preciso que ele siga as normas de qualidade e segurança, tenha experiência de mercado e várias certificações que garantam o melhor resultado possível.

Esse é o caso da Aços Nobre, que trabalha com PU, POM, nylon, teflon e UHMW. Com mais de 25 anos de mercado, é a maior distribuidora de aços, plásticos e metais não ferrosos de Sorocaba e região. Aqui você encontra os melhores termoplásticos para fabricar os seus produtos.

Então, que tal conferir por que a Aços Nobre é a melhor opção para a sua empresa? Entre em contato conosco, converse com um de nossos profissionais e entenda como podemos ajudar sua indústria a ter sucesso!

Solicitar Orçamento
« voltar topo ↑