A barra de aço redonda, caracterizada por seu formato transversal circular, pode ser fabricada com uma grande diversidade de bitolas. Produzida de acordo com critérios rigorosos de controle de qualidade, tem a propriedade de facilitar ajustes e encaixes.

Por isso, esse modelo é o mais comum no mercado. Devido à sua versatilidade, é utilizado desde portões e grades até na indústria automobilística. Isso porque pode ser fabricado com materiais diferentes, a fim de se adequar às necessidades de cada projeto industrial! Confira abaixo.

A Aços Nobre é a distribuidora de aço mais tradicional de Sorocaba (SP) e região! Aqui você encontra um vasto estoque de aço em barras redondas e em outros formatos.

Solicitar Orçamento

Você vai achar interessante:

➡️ Entenda o que é cotação LME

➡️ Metais ferrosos e não ferrosos

➡️ Diferenciais da barra sextavada

Usos da barra de aço redonda nos setores industriais.

Conceito da barra de aço redonda

A barra de aço redonda é um produto essencial para a indústria de manufatura, especialmente na de usinagem. É submetida ao processo de blindagem para aumentar a vida útil do objeto e garantir a capacidade de suportar desgastes causados por intempéries, como chuva e sol.

Por isso, seu uso é variado e pode ser verificado em diferentes setores. Entre eles estão:

●         engenharia;

●         automotivo;

●         construção;

●         têxtil;

●         fabricação;

●         construção naval;

●         cimento;

●         papel e celulose;

●         equipamentos pesados de movimentação de terra;

●         defesa;

●         aeroespacial.

O principal fator que leva a essa diversidade de uso são as propriedades das barras redondas de aço. Elas são resistentes à corrosão e adotadas na fabricação de várias peças de máquinas por conta da superfície endireitada de precisão e acabamento espelhado.

Principais usos da barra de aço redonda

Seu uso no setor industrial é bastante variado, principalmente por conta de cada tipo de aço adotado na fabricação. Cada um deles se refere a uma possibilidade de aplicação. A escolha do material mais adequado depende exatamente da utilidade esperada. Considerando esse detalhe, algumas das principais aplicações são:

●         fabricação de grades e portões;

●         confecção de eixos e ferramentas;

●         produção de hastes, pinos, ganchos, torres de resfriamento e colunas de máquina;

●         processos industriais de forjamento;

●         trefilação;

●         fabricação de peças para máquinas;

●         produção de mezaninos.

Perceba que a barra de aço redonda é versátil por ter boa resistência mecânica e facilidade de corte. Ainda existem outras vantagens que justificam seu amplo uso na indústria. Entre eles estão facilidade de higienização, ótimo custo-benefício e baixa necessidade de manutenção, quando o fornecedor for de qualidade.

➡️ Como escolher o melhor distribuidor de aço? – Blog

Confira abaixo os principais tipos de barras de aço redondas.

Barra redonda de aço carbono

Barra redonda de aço 1045
Aço carbono 1045

É fabricada em 3 principais tipos de liga: SAE 1045, SAE 1020 e SAE A36. Suas principais características são a boa forjabilidade, a baixa resistência mecânica e o aço de boa usinabilidade.

Quando laminada a quente, também tem alta confiabilidade e variedade de aplicações. Além disso, oferece alta tenacidade, boa soldabilidade e limite alto de escoamento e rompimento. Com isso, consegue resistir à pressão e ao peso!

Já se for laminada a frio, adequa-se a diferentes necessidades de estampagem e dobramento. Por isso, é um produto de alto valor agregado.

Essas barras são fornecidas sem acabamento mecânico e de forma trefilada ou forjada. Sua principal aplicação é a fabricação de peças para a indústria em geral — com destaque a automobilística, de máquinas e equipamentos, e agrícola.

Ainda é aplicada em outros segmentos industriais devido à sua multifuncionalidade. É o caso da confecção de grades, esquadrias e para peças de máquinas.

Leia também: ➡️ Guia de Aços Carbono
(E-book Grátis)

Barra redonda de aço para construção mecânica

É produzida com uma combinação de liga de ferro, molibdênio e carbono — classificada como SAE 4140 — ou com a liga de cromo, níquel e molibdênio — chamada de SAE 8640. A barra de aço para construção mecânica em formato redondo apresenta alta, média e baixa temperabilidade.

Pode ter até certa profundidade e valores uniformes em toda a seção. É fornecida de forma laminada e forjada. As principais aplicações são a fabricação de:

●         pinos;

●         engrenagens;

●         bielas;

●         buchas;

●         eixos;

●         rolamentos.

Além dos tipos já citados, existe a SAE 4340. Ela é laminada a quente sem tratamento térmico de laminação. É usada para beneficiamento, especialmente para aplicação em grandes peças e altas solicitações mecânicas. Apresenta ótima profundidade de endurecimento.

Outro modelo é o aço SAE 8620. Ele apresenta baixa temperabilidade e alcança média dureza assim que finalizada a cementação. Por isso, é recomendado para peças que exigem resistência mecânica de 70 a 110 kgf/mm³ no núcleo.

Barra de aço redonda 4240
Aço 4340

➡️ Guia de aços para construção mecânica – E-book Grátis

Barra redonda de aço inox

Apresenta resistência à corrosão devido a uma camada passiva e fina composta por cromo. Ela se torna aderente à superfície dessa barra redonda e é impermeável. É fabricada em dois tipos de aço inox:

●         304: com 18% de cromo e 8% de níquel, normalmente;

●         420: tem, pelo menos, 12% de cromo, a fim de garantir as propriedades de resistência à corrosão. Esse é um aço inoxidável martensítico endurecível.

Ambos os tipos são aplicados em componentes das indústrias médica, agroalimentar, alimentícia, naval, química, petroquímica, farmacêutica e de óleo e gás. O fornecimento é feito em barras polidas.

Barra de aço redonda e polida.
Aço inox 420

Barra redonda de aço ferramenta

Serve para a produção de ferramentas de matrizes de máquinas ou manuais. Suas principais características são a dureza e a resistência até em temperaturas extremas e à abrasão!

Sua produção ocorre a partir de diferentes ligas. Tudo depende da aplicação desejada. É fornecida em vários tipos:

●         aço 01: também chamado de aço VND, é usado para ferramentas de trabalho a frio de alta qualidade. Tem alta durabilidade, boa aresta de corte e elevada resistência ao desgaste. É aplicado em ferramentas para corte e trabalho em madeira, conformação de aços e matrizes de estampagem e de conformação a frio;

●         aço D2: é voltada para o trabalho a frio. Por isso, tem alto teor de cromo e carbono. Além disso, é incapaz de deformação, porque sua dureza é relativamente alta. Também combina resistência ao desgaste e tenacidade. É aplicado em ferramentas de longo prazo. É o caso das matrizes de laminação de roscas, estampagem ou moldagem. Também é usada na cutelaria;

●         aço D6: é um aço ferramenta voltado para matrizes de trabalho a frio. A liga de cromo contém 12% de carbono e tungstênio. Além disso, é endurecida a ar para manter a resistência à abrasão e ao desgaste. É usada para ferramentas de trefilagem, de corte, de conformação e de estampagem profunda, além de rolos com alta estabilidade dimensional;

●         aço P20: é indicado para moldes de injeção plástica e para temperaturas extremas devido à alta resistência. De baixa liga, tem a versatilidade como característica. Ainda tem boa tenacidade em níveis de resistência moderados. Já quando pré-endurecido, o molde é processado sem tratamento térmico. Assim, o período de funcionamento é reduzido e a eficiência é melhorada.

●         aço M2: é do tipo rápido ao molibdênio, considerando a série tungstênio-molibdênio. É caracterizado por sua alta velocidade de liga média e boa usinabilidade. Sua composição química combina dureza e resistência ao desgaste. Por isso, é usado em ferramentas de corte. Por exemplo, machos, brocas helicoidais, serras, fresas, facas e mais. Ainda é aplicado em punções e matrizes de trabalho a frio, além de aplicações de cortes leves e de alta velocidade;

●         aço H13: é usado para ferramentas com cromo de trabalho a quente. Tem alta tenacidade e resistência à fadiga, sendo aplicado em matrizes de forjamento a quente, em matrizes para ligas de extrusão de alumínio, prensas, ligas de gravidade não ferrosas, fundição sob pressão, polímeros abrasivos de moldes de injeção, etc.

Barra redonda de aço ferramenta O1
Aço O1 (VND)

Barra redonda de aço cromo

É uma barra de liga especial, fabricada com alto teor de carbono (1%) e outros elementos. Tem alta dureza, temperabilidade e resistência ao desgaste. Denominado SAE 52100, aceita temperatura máxima de 150ºC. Portanto, é voltado para o trabalho a frio.

Em altas temperaturas, tem sua dureza diminuída. Em condições normais, apresenta má soldabilidade e alta resistência ao desgaste quando está na condição de barras beneficiadas. É mais usado na indústria e na produção de objetos de aço rotineiros.

Barras redondas de aço cromo.

Barra redonda de aço prata

É fornecida na forma laminada, trefilada e polida, com diâmetro variando de 2 mm a 25 mm ou ⅛” a 1”. É um aço para beneficiamento. Por isso, tem alta temperabilidade, usinabilidade e resistência mecânica.

Essa barra de aço redonda é usada, principalmente, na usinagem de metais e na fabricação de pinos, guia para matrizes de injeção, capas de rolamento e componente de moldes plásticos. Também pode ser aplicado em ferramentas de madeira e corte, como brocas e serras.

Barras finas de aço prata 52100
Aço prata cromo 52100

Barra redonda de aço retificado

É indicada para projetos que requerem acabamento preciso e fino. Produzida em aço carbono SAE 1045, é usada para a fabricação de colunas, cilindros hidráulicos, eixos de máquinas e mais. É descascado e polido e tem tolerância H7. É fornecido com diâmetro de 8 mm a 80 mm.

Apresenta maior tenacidade e temperabilidade. Isso faz com que seja mais fácil transformar essas barras de aço redondas em outros produtos.

Barra de aço retificado.

Distribuidora de aço – Orçamento online

A diversidade de uso da barra de aço redonda é tão grande que seria impossível citar todas as situações. Porém, as que apresentamos ao longo deste artigo são as principais.

O mais importante é saber que a barra de aço redonda é indispensável para vários processos industriais. Por isso, é fundamental encontrar bons fornecedores, que vendam produtos de qualidade e que assegurem suas características principais. Desse modo, diversos problemas são evitados durante o uso!

Então, que tal conhecer um fornecedor especializado para melhorar os seus processos industriais? Conheça todas as opções de barras de aço da Aços Nobre. Em breve, um dos nossos especialistas entra em contato com você!

Solicitar Orçamento
« voltar topo ↑