O corte a plasma é o método de corte mais rápido em aço carbono, inoxidável e alumínio. Pode ser realizado manualmente ou mecanicamente (CNC) e é utilizado por indústrias de diferentes segmentos.

Esse processo utiliza um bocal para restringir um gás ionizado de temperatura muito alta usado para cortar seções de metais eletricamente condutores. Abaixo você entende tudo sobre o assunto e descobre 7 benefícios para sua indústria!

Na Aços Nobre você encontra profissionais especializados e maquinário de ponta para terceirizar sua demanda de corte a plasma. Entre em contato, logo respondemos para conversarmos sobre as necessidades da sua indústria!

➡️ Quero entrar em contato

Você também vai gostar de ler:

➡️ Corte a plasma e oxicorte CNC

➡️ Metais usados em usinagem CNC

➡️ Saiba tudo sobre as ligas de aço

Conheça 7 vantagens do corte a plasma para sua indústria.

O que é corte a plasma?

É um dos tipos de corte de metais mais utilizados ultimamente devido às suas vantagens. O corte a plasma (arco de plasma) é um processo de fusão no qual um jato de gás ionizado a temperaturas acima de 20.000°C é usado para derreter e expulsar o material do corte.

Durante o processo, um arco elétrico é gerado entre um eletrodo (cátodo) e a peça de trabalho (ânodo). O eletrodo é encaixado em um bocal de gás resfriado a água ou a ar que contrai o arco, causando a formação do jato de plasma estreito, de alta temperatura e alta velocidade.

Componentes do sistema plasma

➡️ Fonte de alimentação: de corrente constante, abriga o circuito de controle para o sequenciamento adequado de todo o sistema de plasma. A fonte de alimentação também mantém o sistema de refrigeração da tocha;

➡️ console RHF: é onde residem os encanamentos de água e gás, juntamente com outros dispositivos de controle relacionados. O console RHF também mantém o circuito remoto de partida de alta frequência — isso permite uma blindagem de ruído elétrico mais eficaz e a fonte de alimentação pode ser instalada a até 60 metros da tocha;

➡️ console de gás: abriga válvulas dosadoras e solenoides (fio enrolado) para gases de proteção e plasma. O console de gás faz interface com os suprimentos de gás de proteção e plasma, o console RHF, a fonte de alimentação e o console da válvula do motor. Para conveniência do operador, certifique-se de que o console de gás esteja montado acima da fonte de alimentação;

➡️ tocha: contém todos os consumíveis e é o verdadeiro gerador do arco plasma, tornando-se assim o componente mais importante de todo o sistema!

Tocha a plasma manual.

Como funciona?

Normalmente, a peça de metal a ser cortada permanece estacionária e a tocha de plasma é movida. Quando o jato de plasma atinge a peça, a recombinação ocorre e o gás volta ao seu estado normal, emitindo calor intenso ao fazê-lo. Esse calor derrete o metal e o fluxo de gás o ejeta do corte.

Os gases de plasma são geralmente argônio, argônio/hidrogênio ou nitrogênio. Esses gases inertes podem ser substituídos por ar comprimido, mas isso requer um eletrodo especial de háfnio ou zircônio.

O uso de ar comprimido torna esta variante do processo de plasma altamente competitiva com o processo de oxicorte para corte de carbono-manganês e aços inoxidáveis ​​de até 20 mm de espessura. Gases inertes são preferidos para cortes de alta qualidade em ligas reativas.

Metais que podem ser cortados

O arco de plasma pode cortar uma ampla variedade de ligas eletricamente condutoras:

✅ Aços

✅ Ferro fundido

✅ Alumínio

✅ Cobre

✅ Latão

✅ Titânio

✅ Níquel

✅ Entre outros (monel, inconel)

O corte a plasma é um método versátil usado para cortar diferentes ligas metálicas eletricamente condutoras.

O método foi originalmente desenvolvido para cortar metais que não podiam ser cortados satisfatoriamente pelo processo de oxicorte. A tocha de plasma consegue cortar metais e chapas de aço de cerca de 3,18 mm a 50 mm com excelente qualidade. A espessura máxima indicada para esse tipo de corte é de 150 mm. Para chapas mais grossas, recomendam-se outros cortes de metais — como o próprio oxicorte.

O corte a arco de plasma também pode ser realizado debaixo d’água usando equipamentos especializados.

➡️ Diferenças entre corte a plasma e oxicorte – Blog

Tipos de máquina de corte a plasma

Existem três categorias de sistemas a plasma.

Processo de contato de alta frequência (HF)

Método mais antigo. De modo manual, o operador realiza cortes no metal eletricamente favorável a partir de uma faísca que se forma no interior da máquina utilizando um circuito de alta frequência produzido por um eletrodo.

Arco piloto

Um circuito altamente eficiente gera uma pequena faísca de alta intensidade no interior do corpo do maçarico de plasma. Esse método é utilizado com máquinas CNC e geralmente produz um corte mais limpo e fundo.

CNC (controle numérico computadorizado)

Esse é o método mais avançado. Uma máquina de plasma CNC usa a tocha para cortar metais finos a grossos ao longo de uma grade de vários eixos.

A usinagem CNC permite uma execução rápida, precisa e altamente repetível de desenhos complexos. Assim, esse sistema é onde a alta velocidade e a precisão encontram o baixo custo — entre uma vasta gama de benefícios adicionais!

7 Vantagens do corte a plasma CNC

Chapa de aço sendo cortada por tocha de plasma.

Entre todos os tipos de corte de metais, por que utilizar o corte a plasma? Seus benefícios poderiam ser facilmente resumidos em: tempo e custo (especialmente quando usado o sistema CNC). O plasma é mais rápido do que outros métodos — mesmo ao lidar com materiais mais espessos — e garante precisão e excelência em seu resultado. O custo de um cortador de jato de água ou laser, por exemplo, é muito caro em comparação: 3x e 8x mais, respectivamente!

Não bastasse tudo isso, essa tecnologia apresenta ainda outras vantagens em relação aos diferentes métodos de corte de metais disponíveis no mercado. Abaixo você confere com detalhes.

1 – Versatilidade

A versatilidade da máquina a plasma CNC é uma de suas principais vantagens, pois é uma maneira eficaz de cortar materiais finos e grossos. Por isso, como visto, é usado para cortar uma ampla gama de metais.

Além disso, é incorporado por uma variedade de indústrias para melhorar as velocidades de produção e reduzir custos.

2 – Aumento da produtividade

Os sistemas de corte a plasma CNC possuem controle automático de altura da tocha e software de corte CAD e CAM sofisticado possibilitando mais cortes em um dia com menos desperdício.

3 – Eficiência

As máquinas de plasma CNC são projetadas para lidar com corte em grande escala e fabricação personalizada em uma fração do tempo que levaria para executar com uma ferramenta manual. É possível programar e cortar diversas formas sob demanda, sem necessidade de pré-aquecimento ou resfriamento.

4 – Precisão

Como essa máquina é controlada por um software de computador, ela é extremamente precisa. Uma vez que o corte é programado, a tocha se move em um caminho exato definido pelo computador que é sempre confiável e consistente. Isso leva a uma precisão inigualável em praticamente qualquer corte, não importa quão complexo ou refinado!

5 – Melhores resultados

Os resultados experimentados com uma ferramenta de plasma CNC em comparação com o corte metal contra metal são inegavelmente muito superiores. O corte a plasma não produzirá cavacos e alcançará uma borda consistente, com erro limitado, desde que o corte seja programado corretamente.

6 – Segurança

Outro benefício da máquina a plasma CNC sendo operada por computador é sua maior segurança devido à automação. O corte é configurado e concluído eletronicamente, eliminando a necessidade de segurar uma tocha ou manusear metal durante o processo. Sem contar que o plasma é mais seguro do que a maioria das outras alternativas de corte a gás.

7 – Custo-benefício

Devido suas características, oferece excelente custo-benefício para empresas que precisam terceirizar o serviço.

Máquina de plasma CNC.

Benefícios de terceirizar sua demanda

Comprar sua própria máquina de corte a plasma acarreta custos com capacitação de funcionários para operá-la e com o próprio maquinário — afinal, máquinas CNC custam caro. Além disso, a terceirização desse serviço apresenta ainda outras vantagens para indústrias de diferentes segmentos. Veja:

✔️nenhuma preocupação com o custo do maquinário;

✔️não precisa capacitar operador para a máquina ou contratar um especialista;

✔️sem dor de cabeça com eventuais problemas e avarias;

✔️não precisa se preocupar com a substituição de consumíveis ou necessidades de manutenção da máquina;

✔️a terceirização garante as vantagens da tecnologia a plasma CNC com excelente custo-benefício!

Terceirização do serviço de corte de metais – Aços Nobre

Além de distribuidora de aços, metais não ferrosos e termoplásticos, a Aços Nobre é uma empresa especializada em corte de metais. Aqui você terceiriza sua demanda de corte a plasma sem dor de cabeça! Máquinas CNC de ponta e profissionais qualificados para atender suas necessidades pelo melhor custo-benefício!

Entre em contato conosco. Em breve um de nossos representantes responde sua mensagem para conversar sobre a melhor solução para sua indústria.

➡️ Quero entrar em contato

« voltar topo ↑