Uma liga de aço (ou aço-liga) é um dos materiais mais versáteis do mundo, com uma gama diversificada de propriedades e especificações. Esse tipo é usado em aplicações que exigem desempenho superior em ambientes de alta pressão.

Por isso, esses aços especiais contêm elementos químicos que aprimoram suas qualidades, de acordo com a finalidade desejada. Existem inúmeras ligas de aço, como você vai ver nesse artigo.

Aqui na Aços Nobre você encontra inúmeras ligas de aço para seu projeto. Entre em contato e solicite um orçamento. Em breve um de nossos representantes entrará em contato com você para conversar sobre sua demanda.

Solicitar Orçamento

Você também vai achar interessante:

➡️ Descubra tudo sobre densidade do aço

➡️ 5 dicas antes de comprar aços carbono

➡️ Usos industriais da barra de aço redonda

Tudo o que você precisa saber sobre ligas de aço.

O que são ligas de aço?

Uma liga de aço é um tipo de aço ligado com mais de um elemento de liga, adicionados para aumentar a resistência, dureza, resistência ao desgaste e tenacidade. Os elementos de liga adicionados à base de ferro e carbono normalmente totalizam não mais que 5% da composição do material da liga de aço. Mas há aços que recebem porcentagens maiores.

Tipos de aço-liga

Os principais são: baixa liga, média liga, alta liga, aço inoxidável e aço ferramenta. Abaixo você confere cada classe com mais detalhes.

Aços baixa liga

Os aços especiais de baixa liga têm uma porcentagem muito menor de elementos, geralmente de 1% a 5%. Esses aços têm resistências e usos muito diferentes dependendo dos elementos que os compõem.

A variedade de ligas torna o aço de baixa liga útil para inúmeros projetos, incluindo forjamento de anéis laminados sem costura e fabricação de saídas de pinos.

➡️ Confira mais detalhes sobre os elementos de liga – Blog Aços Nobre

Aços média liga

Basicamente, são aços que contêm entre 5% e 12% de elementos de liga.

Aços alta liga

Os aços de alta liga são definidos por uma alta porcentagem de elementos (acima de 12%). O aço de alta liga mais comum é o inoxidável, que contém pelo menos 12% de cromo.

Aços inoxidáveis

Panela feita de liga de aço inox.

O aço inoxidável é geralmente dividido em três tipos básicos (embora haja mais): martensítico, ferrítico e austenítico.

Os aços martensíticos contêm a menor quantidade de cromo, têm alta temperabilidade e são normalmente usados ​​para talheres.

Os aços ferríticos contêm 12% a 27% de cromo e são frequentemente usados ​​em automóveis e equipamentos industriais.

Os aços austeníticos contêm altos níveis de níquel, carbono, manganês ou nitrogênio e são frequentemente usados ​​para armazenar líquidos corrosivos e equipamentos de mineração, produtos químicos ou farmacêuticos.

➡️ Saiba mais sobre os aços inoxidáveis – Blog Aços Nobre

Aços ferramenta

São aços especiais usados ​​para atividades de ferramentaria, como perfuração. Comumente compostos de molibdênio, vanádio, tungstênio e cobalto, os aços para ferramentas são resistentes ao calor, duráveis ​​e fortes.

Os aços ferramenta podem ser divididos em 6 grupos:

🔹Aço rápido ao molibdênio

🔹Trabalho a quente

🔹Matrizes

🔹Temperável em óleo

🔹Resistentes a choques

🔹Moldes plásticos

Ferramentas feitas de aço-liga para ferramentas.

➡️ Entenda mais sobre os aços ferramenta – Blog Aços Nobre

Principais elementos de ligas

Os elementos de liga são usados ​​para alterar as propriedades mecânicas e químicas do aço oferecendo vantagens em relação ao aço carbono padrão. Assim, o elemento pode afetar microestruturas, condições de tratamento térmico e propriedades mecânicas.

Se propriedades como alta resistência e soldabilidade, por exemplo, são exigidas no aço para certas aplicações, então o aço carbono por si só não servirá ao propósito porque a fragilidade inerente do carbono tornará a solda frágil. A solução é reduzir o carbono e adicionar outros elementos como manganês ou níquel.

Embora existam muitos elementos de liga usados ​​para aprimorar várias propriedades, alguns são mais usados do que outros.

✔️Alumínio: remove oxigênio, enxofre e fósforo do aço.

✔️Bismuto: melhora a usinabilidade.

✔️Cromo: aumenta a temperabilidade, resistência ao desgaste e à corrosão, dureza e tenacidade.

✔️Cobalto: aumenta a estabilidade e favorece a formação de grafite livre.

✔️Cobre: melhora o endurecimento e a resistência à corrosão.

✔️Manganês: aumenta a temperabilidade, ductilidade, resistência ao desgaste e resistência a altas temperaturas.

✔️Molibdênio: reduz a concentração de carbono e aumenta a resistência à temperatura ambiente.

✔️Níquel: melhora a força, a resistência à corrosão e a resistência à oxidação.

✔️Silício: aumenta a força e o magnetismo.

✔️Titânio: melhora a dureza e a resistência.

✔️Tungstênio: melhora a dureza e a resistência.

✔️Vanádio: aumenta a tenacidade, força, resistência à corrosão e resistência ao choque.

6 Vantagens das barras de aço-liga

Barras de aço-liga.

1. Alta resistência à tração

Com grande resistência à tração e fácil compressibilidade, as barras de aço-liga superam os aços carbono. Geralmente é menor em tamanho comparado ao aço carbono e encontra aplicação em uma variedade de projetos.

2. Leve

As barras de ligas de aço são extremamente leves por natureza. As unidades de fabricação de automóveis, por exemplo, colherão os benefícios, pois tem o poder de criar rodas de carro de alto desempenho. Por isso, as rodas fabricadas em liga de aço são resistentes e leves ao mesmo tempo.

3. Peças poderosas

Ao trabalhar com aços especiais, você não terá que pensar antes de exercer pressão sobre eles. Com maior resistência e capacidade de resistência à pressão, é possível submeter peças de aços-liga a cargas invertidas e repetidas, sem ter que pensar em sua forma.

4. Utilizável em altas temperaturas

As indústrias de engenharia pesada geralmente trabalham em projetos que exigem soldagem pesada e corte sob pressão. Desse modo, as barras de aço-liga de alta qualidade serão capazes de atender às necessidades de tais projetos.

Você pode usar essas barras em temperaturas e pressões de corte excepcionalmente altas, criando assim o produto desejado!

5. Propriedades de dissipação de calor

As ligas de aço possuem uma qualidade única de dissipar o calor uniformemente. Como resultado, elas oferecem alta resistência ao desgaste. É esta propriedade particular do metal que torna os aços especiais uma das opções preferidas nas fábricas de máquinas e equipamentos.

6. Durável e resistente

Comparado com outros tipos de aço, o aço-liga oferece durabilidade insuperável e resistência ideal. Seja para autopeças ou fabricação de máquinas, nenhum outro metal pode igualar a versatilidade, recursos de ponta e confiabilidade de uma liga de aço!

Peças feitas com aços especiais.

Principais aços-liga SAE

Algumas das principais ligas de aço:

✔️Construção mecânica: SAE 8620, 8640, 4140, 4340.

✔️Inoxidáveis: SAE 304, 420.

✔️Ferramenta: D2, D6, P20, M2, H13, O1.

✔️Aço cromo, aço prata, aço mola, entre outros.

➡️ Como entender a classificação SAE dos aços? – Blog Aços Nobre

Usos

As ligas de aço possuem amplo uso:

✔️Agricultura.

✔️Rolamentos.

✔️Engenharia geral.

✔️Automotivo.

✔️Hidráulica.

✔️Estrada de ferro.

✔️Mineração.

✔️Construção.

✔️Aeroespacial.

✔️Força do vento.

✔️Químico.

✔️Médico.

✔️Defesa.

Engrenagens feitas de ligas de aço.

Onde encontrar? – Orçamento online

A Aços Nobre é a distribuidora de ferro e aço mais tradicional de Sorocaba (SP) e região. Aqui você encontra inúmeras ligas de aço para sua indústria. Solicite seu orçamento online e garanta materiais de primeira qualidade por preço justo.

Solicitar Orçamento
« voltar topo ↑