Escolher o tipo certo de aço inoxidável para sua indústria pode ser difícil. Existem duas ligas mais utilizadas. Mas qual escolher: inox 420 ou 304?

Reunimos abaixo informações que vão te ajudar a decidir pela melhor para sua demanda. Acompanhe!

A Aços Nobre é uma distribuidora de ferro e aço de Sorocaba (SP) e região. Contamos com um vasto estoque de barras de diferentes metais para oferecer a você o melhor produto para sua demanda.

Peça seu orçamento, em breve um de nossos representantes responde seu contato para conversar sobre as necessidades da sua indústria.

Solicitar Orçamento

Você também vai gostar de ler:

➡️ Confira os tipos de aços automotivos

➡️ Métodos para soldar aços inoxidáveis

➡️ 5 dicas antes de comprar aço carbono

Descubra qual o melhor aço para sua indústria: inox 420 ou 304

Aço inox

As ligas de aços inoxidáveis possuem propriedades superiores aos aços comuns. Elas se destacam por sua alta resistência térmica, ao impacto e, especialmente, à corrosão.

São aços que possuem entre 10% a 30% de cromo. Esse elemento fornece a essas ligas uma película de óxido de cromo que funciona como um filme protetor na superfície desses aços. Assim, mesmo quando danificada, essa película se regenera.

Tipos de aços inoxidáveis

Existem cinco tipos de aços inoxidáveis: austeníticos, ferríticos, martensíticos, duplex (mistura de austenítico e ferrítico) e endurecíveis por precipitação. Os aços 420 e 304 fazem parte dos grupos martensíticos e austeníticos, respectivamente.

Martensíticos

A categoria menos comum de liga de aço inoxidável. Sua resistência à corrosão tende a ser menor do que as ligas ferríticas ou austeníticas, mas possuem uma alta dureza.

As ligas de aço inoxidável martensítico são muitas vezes ideais para aplicações que exigem resistência à tração e resistência ao impacto extraordinariamente altas. Quando as referidas aplicações também requerem resistência à corrosão, essas ligas podem ser usadas com um revestimento protetor de polímero.

Barras redondas de aço inox 420.

Austeníticos

São os tipos de aços inoxidáveis ​​mais utilizados. As ligas ​​austeníticas tendem a ter um alto teor de cromo em comparação com outras ligas de aço, o que lhes confere uma maior resistência à corrosão. Outra característica comum das ligas de aço inoxidável austenítico é que elas tendem a ser não magnéticas — embora possam se tornar magnéticas após o trabalho a frio.

➡️ Confira mais detalhes sobre os tipos de aço inox – Blog

Classe inox 300

A série 300 é usada na nomenclatura do aço inoxidável austenítico. É a combinação de carbono, cromo, níquel e molibdênio. As classes de aço inoxidável da série 300 demonstram incrível resistência à corrosão, força e resistência impressionante em temperaturas elevadas.

As ligas do grupo 300 são geralmente usadas na indústria aeroespacial, marítima, de automação e de alimentos e bebidas.

Classe 400

A série 400 conta com ligas martensíticas e ferríticas. É uma amálgama de carbono, cromo e manganês. Possuem o combo de propriedades força e alta resistência ao desgaste.

As classes da série 400 são geralmente usadas em equipamentos agrícolas, eixos de motores e turbinas, etc.

Diferenças entre as classes 300 e 400

As séries 300 e 400 são grupos de aço inoxidável que incluem semelhanças e disparidades.

Nesse sentido, as diferenças entre as ligas orientam para o uso da liga certa. A série 400 são de natureza magnética, enquanto a série 300 não é magnética.

A série 400 pode ser endurecida pelo calor, mas as classes da série 300 não podem ser endurecidas. Mas o que mais diferencia as séries 300 e 400 é a composição química.

Corrimão feito em aço inox.

Composição química

Geralmente, a série 300 de aço inoxidável contém cromo, níquel e molibdênio. As classes de aço inoxidável da série 400 têm uma composição básica de cromo e manganês. A faixa de teor de cromo fica entre 18–30% para a série 300 e 11–12% para a série 400, enquanto o teor de carbono é maior na série 400.

Resistência à corrosão

A série 300 oferece maior resistência à corrosão do que as ligas da série 400. O níquel e o cromo contribuem para uma melhor resistência à corrosão para a classe 300.

Propriedades mecânicas

As séries 300 e 400 têm resistência à tração e resistência ao escoamento comparáveis. As ligas da série 300 são altamente dúcteis. Já o grau da série 400 tem maior teor de carbono, tendendo a ter mais dureza do que a série 300. As classes da série 400 são mais fortes.

Propriedades do aço inox 420

Se recozido, o aço inoxidável 420, quando endurecido e aliviado de tensão, aumenta sua resistência à tração.

Embora não seja tão quimicamente resistente quanto os aços inoxidáveis ​​austeníticos e ferríticos, o SAE 420 tem boa resistência a ácidos suaves, água, alguns álcalis e compostos alimentares — e é por isso que é frequentemente usado para talheres.

Quando a resistência à tração e a resistência ao impacto são as principais preocupações de uma aplicação, o aço inoxidável 420 é a melhor escolha.

Características do aço inox 304

Barras redondas de aço inox 304

A variedade mais comum de aço inoxidável, frequentemente usada devido à sua versatilidade. Mesmo entre as ligas de aço, o aço 304 é notável por sua alta resistência à tração.

Como a maioria dos aços inoxidáveis, o SAE 304 tem uma temperatura operacional máxima alta (cerca de 870˚C).

Essa combinação de alta resistência à tração, resistência à temperatura e resistência à corrosão o torna ideal para uma ampla variedade de aplicações!

Inox 420 ou 304: diferenças entre resistência

Normalmente, o aço inoxidável 420 tem uma resistência à tração de cerca de 586 MPa – alta, mas não superior ao aço inox 304 (621 MPa). No entanto, quando endurecido e com alívio de tensão, a liga 420 tem uma resistência à tração de 1.586 MPa, quase três vezes mais forte do que quando recozido!

Tabela com diferenças nas propriedades

SAE Resistência à tração Temperatura máxima de uso Ponto de fusão Resistência
420 586 MPa (85 ksi) quando recozido.

1.586 MPa (230 ksi) quando endurecido e com alívio de tensão.
650˚C (1.202˚F)   1.454 – 1.510˚C (2.649 – 2.750˚F)   Resistente a ácidos suaves, álcalis e água quando endurecido.  
304 621 MPa (90 ksi) 870˚C (1.679˚F) 1.399 – 1.454˚C (2.550 – 2.650˚F) Boa resistência geral a corrosivos

Então qual escolher?

Não há uma resposta correta para essa pergunta. Para saber qual o melhor para sua demanda — se o inox 420 ou 304 — é preciso levar em consideração as qualidades que o seu produto precisa ter comparando com as propriedades que cada aço oferece.

Agora que você já sabe as características de cada uma dessas ligas e de seus grupos, fica mais fácil descobrir o melhor para sua indústria. Porém, se você ainda precisar de mais esclarecimento, pode contar com a Aços Nobre. Entre em contato conosco com sua dúvida que logo te respondemos.

➡️ Quero entrar em contato

Onde comprar aço inox 420 ou 304? – Distribuidora em Sorocaba (SP)

Aqui na Aços Nobre você encontra inox 420 ou 304 para sua indústria para pronta-entrega! Contamos com um vasto estoque para atender sua demanda. Peça já seu orçamento! Logo um de nossos representantes retorna em contato para conversar sobre a necessidade da sua indústria.

➡️ Quero um orçamento online de aço inox

« voltar topo ↑